Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 330 of 343Next

O menino se reconhece no espelho num processo de estruturação do eu, a qual se percebe igual a seu irmão gêmeo, comparando a imagem do espelho como igual, sem discerni-lo.

O irmão choroso possui uma dependência emcional e afetiva do outro irmão não se reconhecendo como ser autonomo naquele núcleo familiar. Importante desenvolver essa dependencia emocial e consequente reconhecimento de si fora do ambiente que está inserido

Desde o útero materno sempre estiveram na companhia um do outro, mesmo quando do um está feliz e o outro triste os dois se sentem por iguais. Quando se viu sozinho sem o irmão por perto, se sentiu perdido e não se deu conta que é capaz de sentir suas próprias emoções sem estar em vínculo com seu irmão. Não soube lidar com suas próprias emoções.

O menino reconhece seu reflexo no espelho e identifica seu irmão.

Segundo Lacan aprendemos sobre nós mesmos, através das nossas relações.

O irmão não consegue separar a imagem do espelho do irmão, não olha para si como um indivíduo, se sente incompleto sem a presença do irmão.

Não consegue separar o vínculo afetivo, tornando -se dependente da presença do irmão a todo momento.

A análise de gêmeos na psicanálise pode envolver a observação de como eles lidam com a individualidade e a separação, bem como a influência mútua em seu desenvolvimento emocional e psicológico. A relação entre gêmeos pode revelar muito sobre a formação do ego e as dinâmicas familiares.

O irmão ao se olhar no espelho ainda não identifica o seu eu ali, e sim uma imagem( a do seu irmão gêmeo) que ele já reconhece. Na medida do seu crescimento ele vai se identificando como um ser único apesar da sua imagem pessoal.

Samuel J Ribeiro has reacted to this post.
Samuel J Ribeiro

Nesse ótimo exemplo do espelho podemos observar duas questões:

A construção externa que baseia no ambiente manipulado e configurado por agente de controle sobre o individuo que o faz sentir tão seguro que não percebe a realidade do mundo ao seu redor, aquela ideia de que  tudo é perfeito, a a partir do espelho vem o vislumbre de uma outra realidade, a quebra do aparente para o real, ao se deparar com o outro que não corresponde nasce um conflito, do mesmo a investigação , por que ele não corresponde e a descoberta esse ai é você tendo que lidar com sua realidade.

O irmão que ficou ainda não tem consciência de si mesmo, apesar de já reconhecer, talvez em parte, o irmão ele não reconhece a sua identidade física.

Na descoberta do eu gera dúvida, tristeza e desconforto. Entender que o outro é diferente apesar da aparência, assimilar as emoções contrapostas e construir a aceitação de quem e o que quer, pelo quem e o que não quer!

PreviousPage 330 of 343Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱