Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 335 of 379Next

Podemos perceber o elo de ligação geminada, porém com diferenças de espelho no comportamento .

Entendo que diante da perspectiva de que a constituição do eu passa pelo momento do Estádio do Espelho, onde a pessoa se reconhece, sendo que ela pode tanto se ver no espelho quanto ser vista por outra pessoa, não necessariamente ver a si própria, no caso de irmãos gêmeos, entendo que cada um se reconhece como seu próprio eu, tal qual se estivesse sendo visto por outras pessoas, com algumas pequenas ressalvas.

No entanto, entendo ser inegável que alguma ligação adicional entre ambos e algum reflexo ao "eu" de cada um dos irmãos deve refletir essa experiência particular.

Se um dos irmãos gêmeos começa a se reconhecer no espelho antes do outro, isso pode influenciar a maneira como cada um desenvolve sua autoimagem e identidade. O irmão que se reconhece primeiro pode começar a se ver como um "eu" separado mais cedo, enquanto o outro pode experimentar um processo um pouco diferente, talvez sentindo-se mais conectado ou confundido com seu irmão devido à semelhança.

Isso pode levar a diferentes caminhos no desenvolvimento psicológico, onde um irmão pode desenvolver uma identidade mais forte e distinta, enquanto o outro pode ter uma identidade mais influenciada pela relação com seu irmão gêmeo.

O irmão gêmeo ao se separar do outro se depara com o espelho e naquele momento tem a identificaação do Eu . Neste momento a mãe que tem o papel auxilia-lo neste reconhecimento, ao ver a aflição do menino querendo disputar o brinquedo com a imagem do espelho, ela diz que o irmão não quer brincar com o cavalinho. Na minha opnião , neste instante ela atrapalhou a identificação do filho.

Como são irmãos gêmeos, o subconsciente já fica no automático como se fossem apenas um. E sem a presença de um o outro, não sabe como se portar ou o que fazer.

Diante do exposto percebe que essa criança ainda não tem a percepção de quem é ela, ainda não se reconhece e  não se distingue do outro. Ao se ver no espelho acredita ser o irmão, mais diante da intervenção da mãe, ele terá recursos agora para se perceber como individuo único, mesmo com todas as semelhanças, a partir dessa experiencia  começa a reconhecer sua própria imagem no espelho e a perceber-se como um ser separado do outro no contexto familiar e num todo.

O irmão claramente não tem discernimento sobre quem é e quem e seu irmão ele se vê como um.

A forma e ir ensinando que cada um por mais parecido que seja tem seu próprio eu sua própria personalidade mesmo que sejam idênticos cada ser humano e único

Penso qie ainda não conseguem ide tificar sua ide qtidade, pois estão em formação, mas estão ligados desde o ventre e um se verá no outro como um espelho que ajudará na construção do sugeito, e cabe aos pais conduzi-lo na subjetividade de cada um

Os irmãos gêmeos eles se identificam ao olhar um para outro, como a teoria do espelho de Lacan, o irmão doente em casa procurou pelo seu outro eu, ao se deparar com o espelho não entendeu por que não respondeu seu pedido. Nesse momento se sentiu frustrado por não ser respondido, a mãe percebeu a situação e ficou angustiada, porque entendeu que seu filho está sem identidade, ele se reconhece através do irmão. Para resolver essa questão a mãe deve mudar de atitude, começar mudar a vestimenta deles, comprar brinquedos que cada um goste e levar a lugares separadamente para que eles possam se reconhecer seu "eu" sem a presença do outro irmão.

Um irmão pode ver no outro a sua imagem refletida. Mas já está desprendido do irmão no que refere-se ao Eu. Pode até gerar conflitos internos. Tipo: Somos parecidos fisicamente estamos na mesma família, fazendo as mesmas atividades e nem por isso sente-se completo. Porque já sente a necessidade de buscar a sua própria identidade.

PreviousPage 335 of 379Next