Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 354 of 407Next

Levando em consideração, os irmão gêmeos por suas características parecidas não conseguem associar a diferença entre si. É  como sempre estivesse se olhando ao espelho.

Quando um gêmeo idêntico não consegue se reconhecer no espelho e confunde seu reflexo com o do irmão, isso pode ser explicado pela dificuldade em formar uma identidade única, já que eles compartilham uma aparência muito semelhante e, muitas vezes, são tratados como uma unidade. Essa confusão acontece porque o conceito de "quem sou eu" (ou o "eu físico") ainda não está bem definido, especialmente se o ambiente reforça a ideia de que eles são iguais. Com o tempo, conforme a personalidade de cada um se desenvolve e a identidade se fortalece, essa confusão tende a diminuir

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

O gêmeo que ficou em casa sentiu a falta do seu irmão e projetou a sua própria imagem nele, não sabendo ainda fazer essa separação. Nesse caso ele encontrou uma saída para lhe dar com a solidão, até porque crianças pequenas não sabem distinguir ainda o que é realidade ou fantasia.

O gêmeo que ficou em casa sentiu a falta do seu irmão e projetou a sua própria imagem nele, não sabendo ainda fazer essa separação. Nesse caso ele encontrou uma saída para lhe dar com a solidão, até porque crianças pequenas não sabem distinguir ainda o que é realidade ou fantasia.

Ainda sem a formação do eu (maturidade consciente), o irmão tem a crença de que o reflexo no espelho (imagem pessoal) trata-se do irmão gêmeo que possui a imagem pessoal igual a sua, e por isso ainda não sabe distinguir.

Os pais precisam incentivar cada filho a fazer atividades diferentes para poderem se reconhecer nelas.

Conforme conceitua Lacan, o "EU" pode ser definido como instância do imaginário. Crianças têm mais dificuldades de distinguir ficção de realidade. No caso dos gêmeos, a mente ainda em formação do menino ofuscou-lhe a compreensão de que estava em frente a propria imagem refletida e não em frente ao irmão. Ao seu ver sozinho, criou a ilusão da presença do outro gêmeo, que no dia a dia por certo já representava para ele uma imagem sua refletida.

De acordo com o conteúdo apresentado a situação envolvendo os irmãos gêmeos exemplifica a incapacidade do gêmeo em reconhecer se a si mesmo devido a semelhança com o outro, ele demonstra não ter consciência de si, apenas do outro.

Ao se ver no espelho ele não percebe que esta vendo sua auto imagem, levando em consideração que tem um irmão gêmeo idêntico . Ele ainda não consegui fazer uma imagem dissociava do irmão.

Com base no que estou estudando neste módulo, a criança que estava doente demonstrou não ter uma percepção de diferenciação em relação ao irmão gêmeo. É possível que, por parte da mãe e do irmão, não haja uma relação/interação que favoreça a diferenciação pelo nome, por exemplo, por algum traço no comportamento, até porque são crianças em idade escolar. Então, o comportamento da criança evidencia que não há uma forma de tratamento diferenciado para que ambas possam aprender que são fisicamente iguais, sendo pessoas diferentes.

Decorrente dessa situação em relação ao espelho , apresentam como um fosse o espelho do outro, por serem iguais e por estarem sempre juntos. Dessa forma passam a ter uma imagem espelhada de si mesmo, pois não conseguem  ainda identificar como reflexo de si.

PreviousPage 354 of 407Next