Desafio - Módulo II
Citação de Patricia Broio em dezembro 10, 2025, 8:30 amAntes de sabermos quem somos, o olhar do outro já nos sustenta, notamos que no estádio do espelho, é quando descobrimos nossa imagem e entendemos que a vida inteira é um diálogo entre eu e outro.
Antes de sabermos quem somos, o olhar do outro já nos sustenta, notamos que no estádio do espelho, é quando descobrimos nossa imagem e entendemos que a vida inteira é um diálogo entre eu e outro.
Citação de José Aroldo Amaral Silva em dezembro 10, 2025, 5:00 pmNesse caso, os gêmeos não tem a percepção do eu, mas do nós. O que cria uma dependência que dificulta a constituição do indivíduo fora do seu par gemelar. Por terem sido gerados juntos, nascerem juntos, eles tem um sistema fechado, difícil de romper, um se tornou parte do outro.
Separações momentâneas são necessárias para que se descubram como seres individuais, construam sua própria identidade e desenvolvam autonomia.
Nesse caso, os gêmeos não tem a percepção do eu, mas do nós. O que cria uma dependência que dificulta a constituição do indivíduo fora do seu par gemelar. Por terem sido gerados juntos, nascerem juntos, eles tem um sistema fechado, difícil de romper, um se tornou parte do outro.
Separações momentâneas são necessárias para que se descubram como seres individuais, construam sua própria identidade e desenvolvam autonomia.
Citação de Maria Ceu Santos em dezembro 11, 2025, 6:38 pmDesde que se conhece estava habituado a ver e a interagir com o irmão gêmeo que e a sua imagem quando ficou sozinho e viu sua imagem refletida no espelho e instou com ele para que brincasse, não identificou a imagem como seu próprio reflexo experimentou a sensação de desamparo em que precisou da presença do outro para lhe explicar a diferença entre a imagem e a realidade
Desde que se conhece estava habituado a ver e a interagir com o irmão gêmeo que e a sua imagem quando ficou sozinho e viu sua imagem refletida no espelho e instou com ele para que brincasse, não identificou a imagem como seu próprio reflexo experimentou a sensação de desamparo em que precisou da presença do outro para lhe explicar a diferença entre a imagem e a realidade
Citação de Paulo Zamora em dezembro 14, 2025, 5:20 pmPercebo a importância de se reconhecer; tanto simbolicamente como na realidade de cada ser vivo, ou seja "se veja" porque também não é importância reconhecer somente o outro antes que a sí. São detalhes que somam muito, porque com isso também se reconhecem as reais diferenças; mesmo com semelhanças nas aparências...
Percebo a importância de se reconhecer; tanto simbolicamente como na realidade de cada ser vivo, ou seja "se veja" porque também não é importância reconhecer somente o outro antes que a sí. São detalhes que somam muito, porque com isso também se reconhecem as reais diferenças; mesmo com semelhanças nas aparências...
Citação de Nil em dezembro 15, 2025, 11:56 pmMe parece que a criança ainda não criou a imagem do "eu", mas já tem a imagem do outro. E por ainda não ter criado e percebido sua própria imagem, confundiu seu reflexo com seu irmão.
Me parece que a criança ainda não criou a imagem do "eu", mas já tem a imagem do outro. E por ainda não ter criado e percebido sua própria imagem, confundiu seu reflexo com seu irmão.
Citação de Rafaela de Sousa Santos em dezembro 16, 2025, 9:36 pma situação dos irmãos pode ser explicada como um contraste de estados emocionais e sociais - um vivenciando a angústia e o isolamento decorrentes da doença e da ausência de atenção plena, e o outro seguindo a rotina social e saudável que intensifica a sensação de exclusão do irmão doente.
a situação dos irmãos pode ser explicada como um contraste de estados emocionais e sociais - um vivenciando a angústia e o isolamento decorrentes da doença e da ausência de atenção plena, e o outro seguindo a rotina social e saudável que intensifica a sensação de exclusão do irmão doente.
Citação de vivianss67 em dezembro 27, 2025, 1:10 amNesse caso, a fala de que “o irmão não quer brincar” mostra que a criança:
Ainda não se percebe como um sujeito separado
Confunde sua identidade com a do outro (o irmão gêmeo)
Ainda está construindo sua inserção no núcleo familiar e social
O fato de ele achar que é o irmão e atribuir intenções (“não quer brincar comigo”) mostra que:
O eu ainda não está estruturado
A imagem corporal não foi integrada à identidade
O reconhecimento simbólico dentro da família ainda está em construção.Esse comportamento não é patológico, mas sim:
Compatível com um estágio inicial do desenvolvimento
Indicativo de que a criança ainda não consolidou a noção de identidade
Um exemplo claro da construção do “eu” nas relações familiares e sociais.
Nesse caso, a fala de que “o irmão não quer brincar” mostra que a criança:
Ainda não se percebe como um sujeito separado
Confunde sua identidade com a do outro (o irmão gêmeo)
Ainda está construindo sua inserção no núcleo familiar e social
O fato de ele achar que é o irmão e atribuir intenções (“não quer brincar comigo”) mostra que:
O reconhecimento simbólico dentro da família ainda está em construção.
Esse comportamento não é patológico, mas sim:
Citação de vivianss67 em dezembro 27, 2025, 1:12 amEsse comportamento não é patológico, mas sim:
Um exemplo claro da construção do “eu” nas relações familiares e sociais.O fato de ele achar que é o irmão e atribuir intenções (“não quer brincar comigo”) mostra que:
Esse comportamento não é patológico, mas sim:
Citação de vivianss67 em dezembro 27, 2025, 1:13 amfato de ele achar que é o irmão e atribuir intenções (“não quer brincar comigo”) mostra que:
fato de ele achar que é o irmão e atribuir intenções (“não quer brincar comigo”) mostra que:
Citação de vivianss67 em dezembro 27, 2025, 1:15 amfato de ele achar que é o irmão e atribuir intenções (“não quer brincar comigo”) mostra que:
fato de ele achar que é o irmão e atribuir intenções (“não quer brincar comigo”) mostra que: