Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 430 of 433Next

A situação dos irmãos gêmeos pode ser explicada pelo fato de que, embora compartilhem a mesma herança genética, cada um constrói sua subjetividade a partir de experiências, vivências e relações distintas.

O inconsciente de cada indivíduo é formado de maneira singular, influenciando comportamentos, escolhas e formas de lidar com desejos e conflitos, o que explica diferenças significativas mesmo entre gêmeos.

 

Os princípios da imagem pessoal dizem respeito a como a pessoa constrói a visão que tem de si mesma.

Essa imagem é formada a partir das experiências da infância, das relações com outras pessoas e de conteúdos do inconsciente. Ela influencia a autoestima, o comportamento e a forma como o indivíduo se posiciona no mundo, muitas vezes sem que ele perceba conscientemente.

 

Existe um elo entre os dois irmãos desde o ventre da mãe

O irmão que ficou em casa não consegue se identificar no espelho, porque possui dificuldade de se ver como indivíduo independente do irmão, o vínculo entre eles é grande devido a criação e sua natureza de imagem idêntica. Uma sugestão para a dinâmica familiar seriam atividades independentes com maior frequência e sinalizar que eles são únicos e possuem sua independência, mesmo tendo a imagem similar ou idêntica.

Entre 6 e 18 meses o bebê diante do espelho, passa a reconhecer a própria imagem (estádio do espelho), formador da função eu, possibilitando se  reconhecer e distinguir do outro, o que nesse caso é um complicador, pois sua imagem é exatamente a mesma do irmão, a criança nessa situação pode atribuir a imagem do espelho, a existência de um outro real, capaz de agir, pois a criança não compreende ainda o espelho como um simples reflexo, e quando a imagem não corresponde a suas expectativas, surge a frustração.

Sim, ao ver sua imagem e a de seu irmão refletida no espelho seu subconsciente é incapaz de diferenciar o real do irreal.

Naquele momento o irmão que não está , fica presente pelo reflexo no espelho, e como se sentia sozinho , o irmão que estava presente vê uma oportunidade de não se sentir só , com o reflexo que é semelhante aonde seu irmão ausente , trazendo um pouco de conforto e frustração ao ver que a imagem não te traria algo novo mais sim repetição da sua ação .

O irmão em questão está em fase pré-consciencia de si mesmo. Por estar ligado emocionalmente ao irmão e fisicamente ser identico, ao se olhar no espelho ainda não se reconhece como unidade.

A situação dos irmãos gêmeos pode ser explicada à luz da teoria freudiana sobre a constituição do Ego e os mecanismos de defesa, especificamente o processo de identificação, que revela o quanto o "outro" é universal na experiência subjetiva e possui repercussão na construção da identidade. No caso narrado, a angústia extrema do menino ao ser separado do irmão demonstra que a fronteira entre o seu próprio eu e a imagem do outro ainda não está totalmente consolidada, evidenciando que o Ego, instância responsável por mediar o contato com a realidade e por meio da qual o comportamento é observado , ainda opera sob uma forte simbiose identificatória. Ao suplicar para sua própria imagem no espelho e atribuir ao irmão a recusa em brincar ("O X não quer brincar"), o menino utiliza um mecanismo de defesa para lidar com um afeto intolerável de solidão e desamparo, buscando no sistema consciente uma explicação coerente para a sua dor. Essa projeção indica que a criança percebe o irmão como uma extensão de si mesma, de modo que a ausência do gêmeo é vivenciada como uma perda de uma parte do seu próprio aparelho psíquico, composto pelas instâncias do inconsciente, pré-consciente e consciente. A análise desse comportamento permite que se perceba a necessidade de o indivíduo estar consciente dessas ações provindas do inconsciente que causam ilusão, buscando, através do autoconhecimento, uma saída mais madura para o conflito de separação e para a afirmação de sua própria individualidade.

Ainda não existe uma independência entre eles e o irmão doente no seu consciente eu entende que ele e seu irmão são um , estaram sempre juntos. Precisa ser trabalhando a independência deles.

PreviousPage 430 of 433Next