Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 37 of 349Next

no caso dos meninos acho que cada um nasce com sua personalidade diferente !

Segundo a psicanálise o ser humano nasce sem "essência", o eu que vai ser construído.

Havendo a necessidade de outro que está em construção, ele necessita de outro semelhante, este é o estádio do espelho.

Segundo meu intendimento, por meio dessa identificação, ele separa, você é você e, eu sou eu.

Ainda que os meninos são gêmeos, cada um se distingue.

A construção do eu é individual.

Devido ao tratamento diferenciado dado ao irmão de ir ao colégio e à ele de ficar em casa, causou algum tipo de incompreensão, o assunto abordado no texto me induziu a acreditar que o menino ao estar de frente ao espelho imaginou ser o irmão por não acreditar ou aceitar ter sido tratado de forma diferente. E que o seu irmão ainda esteja lá, sendo assim, negando o ´´Eu`` no espelho! As respostas dos colegas sobre a busca pela afirmação do eu por parte da mãe é plausível tb. contudo é necessário uma análise mais aprofundada do caso.

O irmão que se encontra em casa, doente, não percebe que está projetando sua propria imagem ao se olhar no espelho, mas imaginando que ali encontra-se seu irmão.

.

O evento relatado esta relacionado ao estadio do espelho de Lacan, como o texto diz, os gêmeos nunca se separaram, e um sempre era a imagem do outro, a criança ao se ver sozinha sem a " aprovação" de seu reflexo não tem noção daquilo que ela vê, não conseguindo distinguir ser ela ou o irmão.

estádio do Espelho é um momento particular da vida psíquica da criança, processo de maturação, no qual ela vive uma experiência de identificação fundamental e faz a conquista da imagem de seu próprio corpo.

Por ser gêmeos idênticos, acredito  que ele não passou pelo estado de desamparo, o irmão cooperou para  o eu dele, o espelho dele era o próprio irmão, por isso ele não conseguiu distinguir a imagem dele no espelho, achando ser o X.

Baseado no estudo do caso e ao material apresentado no módulo, seria importante entender melhor o meio familiar e o histórico da criança, uma hipótese é a que devido a diferenciação no tratamento à situação desigual de saúde, a criança tenha ficado confusa de alguma forma, mas por se tratar de inconsciente e de diversas variáveis sociais uma análise mais profunda direcionada é mais indicada para uma conclusão acertiva.

Na figura acima há uma situaçãode falta de interação no ambiente por algum  motivo,a de se avalir o contexo que individuo esta passando Socializar é compartilhar, é se fazer presente e ser lembrando. Trata-se de criar confiança e ajudar uns aos outros com seus objetivos. Relacionar-se regularmente com seus contatos e encontrar oportunidades para ajudá-los irá fortalecer suas relações.

A percepção do eu difere entre os sujeito, o desenvolvimento do ego poderá ser acentuado conforme a característica perceptiva do ser individual.

Os irmãos embora gêmeos são identidades distintas, que buscam o conhecimento do ser individual que habitam.

É muito interessante esse quadro, principalmente quando lemos a construção do "eu" no particípio da imagem no espelho, sempre se vendo através do outro. Penso que apesar de ficticio, nos dá a capacidade da compreensão do desenvolvimento do ser, quanto a sua necessidade de pertencimento e dependência. Até quando mesmo sem perceber se frustar por achar que não está sendo atendido.

PreviousPage 37 of 349Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.