Desafio - Módulo II
Citação de Rejane Turk em março 6, 2025, 11:20 pmo irmão se viu no espelho possivelmente acreditando que era seu irmão, triste ficou que não queria brincar, na verdade estava triste por seu irmão não estar n escola.
o irmão se viu no espelho possivelmente acreditando que era seu irmão, triste ficou que não queria brincar, na verdade estava triste por seu irmão não estar n escola.
Citação de Normando Santiago em março 7, 2025, 3:39 pmO estagio do espelho é uma transição da relação diretamente com o corpo para sua relação com sua imagem, feito pela criança. Nesse caso, o menino ainda não reconheceu-se na própria imagem. Ainda mantém uma ideia do eu sendo apenas um outro. A mãe deve confirmar essa imagem no espelho como sendo a dele.
O estagio do espelho é uma transição da relação diretamente com o corpo para sua relação com sua imagem, feito pela criança. Nesse caso, o menino ainda não reconheceu-se na própria imagem. Ainda mantém uma ideia do eu sendo apenas um outro. A mãe deve confirmar essa imagem no espelho como sendo a dele.
Citação de Leila Rosa dos santos vaz em março 7, 2025, 4:50 pmO menino não se reconhece no espelho, fazendo achar que o mesmo era o irmão! Porém pode vir dos pais ,pois a própria mãe os trocou
O menino não se reconhece no espelho, fazendo achar que o mesmo era o irmão! Porém pode vir dos pais ,pois a própria mãe os trocou
Citação de Aline Cunha em março 8, 2025, 3:59 pmQuando o irmão vê seu reflexo no espelho e acredita ser o seu gêmeo, cria uma frustração pelo fato do irmão não querer brincar com ele, pois ainda não soube reconhecer sua individualidade embora sejam idênticos.
Quando o irmão vê seu reflexo no espelho e acredita ser o seu gêmeo, cria uma frustração pelo fato do irmão não querer brincar com ele, pois ainda não soube reconhecer sua individualidade embora sejam idênticos.
Citação de Stephanie Young em março 8, 2025, 6:16 pmO espelho é aquilo que refletimos de nós mesmos, mesmo que eu culpe sempre o outro.
O espelho é aquilo que refletimos de nós mesmos, mesmo que eu culpe sempre o outro.
Citação de suely oliveira cardoso em março 9, 2025, 1:23 amEm gêmeos idênticos, as características físicas são quase iguais, o que pode interferir no processo de distinção entre o "eu" e o "outro". Para o gêmeo, a imagem no espelho pode ser percebida como a do irmão, já que a semelhança é tão grande que a separação entre as identidades pode ser mais desafiadora.
Em gêmeos idênticos, as características físicas são quase iguais, o que pode interferir no processo de distinção entre o "eu" e o "outro". Para o gêmeo, a imagem no espelho pode ser percebida como a do irmão, já que a semelhança é tão grande que a separação entre as identidades pode ser mais desafiadora.
Citação de Vinha Carvalho em março 9, 2025, 2:04 amNa psicanálise, a identificação dos gêmeos é vista como um processo complexo, marcado por uma relação de proximidade intensa. Desde o início, gêmeos compartilham um vínculo muito forte, o que pode gerar uma sensação de fusão, onde a separação física e emocional pode ser desafiadora. Esse processo de “separação” e “individuação” é fundamental, pois cada gêmeo precisa se perceber como indivíduo, o que nem sempre é fácil, devido à proximidade e semelhanças.
Os gêmeos frequentemente se veem como reflexos um do outro, adotando características, comportamentos e até emoções do irmão. Esse espelhamento pode criar tanto uma forte conexão como uma competição. Além disso, pode haver uma relação com o ego, pois cada gêmeo busca afirmar sua identidade através da relação com o outro e com os pais, sendo desafiado a encontrar seu próprio espaço e reconhecimento.
Com o tempo, a individuação se torna crucial, ou seja, o processo pelo qual cada gêmeo busca se tornar único, apesar da forte ligação com o outro. Esse desafio de se separar sem perder a conexão emocional pode gerar tensões internas, pois as identidades estão muitas vezes entrelaçadas, e a construção da individualidade exige um esforço contínuo.
Portanto, a relação entre gêmeos na psicanálise envolve um constante movimento de fusão, separação e busca de identidade. Esse processo pode ser enriquecedor, mas também difícil, já que, para se afirmarem como indivíduos, os gêmeos precisam aprender a lidar com a forte conexão emocional entre si.
Na psicanálise, a identificação dos gêmeos é vista como um processo complexo, marcado por uma relação de proximidade intensa. Desde o início, gêmeos compartilham um vínculo muito forte, o que pode gerar uma sensação de fusão, onde a separação física e emocional pode ser desafiadora. Esse processo de “separação” e “individuação” é fundamental, pois cada gêmeo precisa se perceber como indivíduo, o que nem sempre é fácil, devido à proximidade e semelhanças.
Os gêmeos frequentemente se veem como reflexos um do outro, adotando características, comportamentos e até emoções do irmão. Esse espelhamento pode criar tanto uma forte conexão como uma competição. Além disso, pode haver uma relação com o ego, pois cada gêmeo busca afirmar sua identidade através da relação com o outro e com os pais, sendo desafiado a encontrar seu próprio espaço e reconhecimento.
Com o tempo, a individuação se torna crucial, ou seja, o processo pelo qual cada gêmeo busca se tornar único, apesar da forte ligação com o outro. Esse desafio de se separar sem perder a conexão emocional pode gerar tensões internas, pois as identidades estão muitas vezes entrelaçadas, e a construção da individualidade exige um esforço contínuo.
Portanto, a relação entre gêmeos na psicanálise envolve um constante movimento de fusão, separação e busca de identidade. Esse processo pode ser enriquecedor, mas também difícil, já que, para se afirmarem como indivíduos, os gêmeos precisam aprender a lidar com a forte conexão emocional entre si.
Citação de Rodrigo2401 em março 9, 2025, 11:44 pmEstádio do Espelho (Jacques Lacan)
A cena em que o menino suplica para sua própria imagem no espelho demonstra uma confusão na construção do eu. Lacan explica que, no estádio do espelho, a criança se reconhece pela primeira vez como um "eu" distinto. No caso dos gêmeos idênticos, essa diferenciação pode ser mais desafiadora, gerando angústia.
Estádio do Espelho (Jacques Lacan)
A cena em que o menino suplica para sua própria imagem no espelho demonstra uma confusão na construção do eu. Lacan explica que, no estádio do espelho, a criança se reconhece pela primeira vez como um "eu" distinto. No caso dos gêmeos idênticos, essa diferenciação pode ser mais desafiadora, gerando angústia.
Citação de Juscilede Sousa Fonseca em março 10, 2025, 12:17 amPor serem gêmeos a ligação é forte! E o fato dele se ver no espelho e achar que era o irmão, a mãe deveria mostra-lo, que aquela imagem é a dele, pra que ele comece a descobrir o seu eu.
Por serem gêmeos a ligação é forte! E o fato dele se ver no espelho e achar que era o irmão, a mãe deveria mostra-lo, que aquela imagem é a dele, pra que ele comece a descobrir o seu eu.
Citação de Juscilede Sousa Fonseca em março 10, 2025, 12:33 amPor serem gêmeos a ligação é forte, e pra separar é complicado porque existe uma dependência emocional muito grande! O fato dele se ver no espelho e achar que era o irmão, era pra mãe explicar que ali era ele, e dessa forma, ele passaria a dá os primeiros passos para descobrir o seu eu.
Por serem gêmeos a ligação é forte, e pra separar é complicado porque existe uma dependência emocional muito grande! O fato dele se ver no espelho e achar que era o irmão, era pra mãe explicar que ali era ele, e dessa forma, ele passaria a dá os primeiros passos para descobrir o seu eu.