Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 373 of 374Next

o irmão se viu no espelho possivelmente acreditando que era seu irmão, triste ficou que não queria brincar, na verdade estava triste por seu irmão não estar n escola.

O estagio do espelho é uma transição da relação diretamente com o corpo para sua relação com sua imagem, feito pela criança. Nesse caso, o menino ainda não reconheceu-se na própria imagem. Ainda mantém uma ideia do eu sendo apenas um outro. A mãe deve confirmar essa imagem no espelho como sendo a dele.

O menino não se reconhece no espelho, fazendo achar que o mesmo era o irmão! Porém pode vir dos pais ,pois a própria mãe os trocou

Quando o irmão vê seu reflexo no espelho e acredita ser o seu gêmeo, cria uma frustração pelo fato do irmão não querer brincar com ele, pois ainda não soube reconhecer sua individualidade embora sejam idênticos.

O espelho é aquilo que refletimos de nós mesmos, mesmo que eu culpe sempre o outro.

Em gêmeos idênticos, as características físicas são quase iguais, o que pode interferir no processo de distinção entre o "eu" e o "outro". Para o gêmeo, a imagem no espelho pode ser percebida como a do irmão, já que a semelhança é tão grande que a separação entre as identidades pode ser mais desafiadora.

Na psicanálise, a identificação dos gêmeos é vista como um processo complexo, marcado por uma relação de proximidade intensa. Desde o início, gêmeos compartilham um vínculo muito forte, o que pode gerar uma sensação de fusão, onde a separação física e emocional pode ser desafiadora. Esse processo de “separação” e “individuação” é fundamental, pois cada gêmeo precisa se perceber como indivíduo, o que nem sempre é fácil, devido à proximidade e semelhanças.

Os gêmeos frequentemente se veem como reflexos um do outro, adotando características, comportamentos e até emoções do irmão. Esse espelhamento pode criar tanto uma forte conexão como uma competição. Além disso, pode haver uma relação com o ego, pois cada gêmeo busca afirmar sua identidade através da relação com o outro e com os pais, sendo desafiado a encontrar seu próprio espaço e reconhecimento.

Com o tempo, a individuação se torna crucial, ou seja, o processo pelo qual cada gêmeo busca se tornar único, apesar da forte ligação com o outro. Esse desafio de se separar sem perder a conexão emocional pode gerar tensões internas, pois as identidades estão muitas vezes entrelaçadas, e a construção da individualidade exige um esforço contínuo.

Portanto, a relação entre gêmeos na psicanálise envolve um constante movimento de fusão, separação e busca de identidade. Esse processo pode ser enriquecedor, mas também difícil, já que, para se afirmarem como indivíduos, os gêmeos precisam aprender a lidar com a forte conexão emocional entre si.

Estádio do Espelho (Jacques Lacan)

A cena em que o menino suplica para sua própria imagem no espelho demonstra uma confusão na construção do eu. Lacan explica que, no estádio do espelho, a criança se reconhece pela primeira vez como um "eu" distinto. No caso dos gêmeos idênticos, essa diferenciação pode ser mais desafiadora, gerando angústia.

Por serem gêmeos a ligação é forte! E o fato dele se ver no espelho e achar que era o irmão, a mãe deveria mostra-lo, que aquela imagem é a dele, pra que ele comece a  descobrir o seu eu.

Por serem gêmeos a ligação é forte, e pra separar é complicado porque existe uma dependência emocional muito grande! O fato dele se ver no espelho e achar que era o irmão, era pra mãe explicar que ali era ele, e dessa forma, ele passaria a dá os primeiros passos para descobrir o seu eu.

PreviousPage 373 of 374Next