Desafio - Módulo II
Citação de ANA DALVA SILVA DE JESUS em setembro 22, 2022, 4:22 pmPor ser gêmeos, a desde a gestação da mãe o irmão foi a primeira pessoas que ele teve como presente na sua vida, e essa presença ele vai ter do irmão até que ele amadureça e consiga perceber as outras pessoas em volta dele.
Por ser gêmeos, a desde a gestação da mãe o irmão foi a primeira pessoas que ele teve como presente na sua vida, e essa presença ele vai ter do irmão até que ele amadureça e consiga perceber as outras pessoas em volta dele.
Citação de Joelma Sodini em setembro 22, 2022, 5:28 pmBoa tarde, professores ,
Não consigo abrir o desafio 2. É possível enviá-lo por email?
Boa tarde, professores ,
Não consigo abrir o desafio 2. É possível enviá-lo por email?
Citação de angela aparecida batista valgas em setembro 22, 2022, 6:03 pmO gêmeo ficando sozinho não conseguia se identificar sem o olhar do outro gêmeo ,a necessidade do objeto original configurado na constância presencial de uma dupla imagem de si ,faz com que o garoto recorra ao espelhamento ,como maneira efetiva de elaborar sua própria ausência permeada de significado e significante por meio do seu reflexo ,suportando assim o abandono causado pela própria ausência configurado na existência do irmão gêmeo .
O gêmeo ficando sozinho não conseguia se identificar sem o olhar do outro gêmeo ,a necessidade do objeto original configurado na constância presencial de uma dupla imagem de si ,faz com que o garoto recorra ao espelhamento ,como maneira efetiva de elaborar sua própria ausência permeada de significado e significante por meio do seu reflexo ,suportando assim o abandono causado pela própria ausência configurado na existência do irmão gêmeo .
Citação de Eliane Braga em setembro 23, 2022, 2:57 amAo nascer não possuímos a noção do eu, como um indivíduo em si. Porém, com o passar do tempo e com as situações quem advém, a percepção de nós mesmos ganha forma, e entendemos que apesar de vivermos em comunidade/sociedade, somos indivíduos. Nem sempre essa transição do "nós" para o "eu" se mostra simples, como visto no exemplo dos gêmeos. Por sempre estar na companhia de seu irmão, o menino não conseguia compreender que, naquele momento, ele estava só.
Ao nascer não possuímos a noção do eu, como um indivíduo em si. Porém, com o passar do tempo e com as situações quem advém, a percepção de nós mesmos ganha forma, e entendemos que apesar de vivermos em comunidade/sociedade, somos indivíduos. Nem sempre essa transição do "nós" para o "eu" se mostra simples, como visto no exemplo dos gêmeos. Por sempre estar na companhia de seu irmão, o menino não conseguia compreender que, naquele momento, ele estava só.
Citação de Biancaoliveira em setembro 23, 2022, 11:36 amO irmão que ficou sozinho em casa pela primeira vez se sentiu desamparado , e em todo o processo de constituição do seu eu levando em consideração a dinâmica de ter como referência do outro o irmão que possuía a mesa imagem ele passou por um momento de confusão ao não entender que aquele outro que seria o seu externo até então era igual ao seu próprio ser levando em consideração que a mãe e outros parentes eram diferentes ele não esperava que o irmão fosse alguém igual a ele .
O irmão que ficou sozinho em casa pela primeira vez se sentiu desamparado , e em todo o processo de constituição do seu eu levando em consideração a dinâmica de ter como referência do outro o irmão que possuía a mesa imagem ele passou por um momento de confusão ao não entender que aquele outro que seria o seu externo até então era igual ao seu próprio ser levando em consideração que a mãe e outros parentes eram diferentes ele não esperava que o irmão fosse alguém igual a ele .
Citação de Joelma Sodini em setembro 23, 2022, 11:53 amBom dia. Professor, não consigo abrir o desafio II para leitura. Pode me enviar por email?
Bom dia. Professor, não consigo abrir o desafio II para leitura. Pode me enviar por email?
Citação de Najara em setembro 23, 2022, 2:19 pmMostra-se necessário que a mãe deve intervir, mostrando a criança que ele é um ser individual.
Mostra-se necessário que a mãe deve intervir, mostrando a criança que ele é um ser individual.
Citação de Rodrigo dos Reis Santarem em setembro 24, 2022, 12:14 amA construção do "eu" ainda não está definida, ou seja, ainda se encontra em processo construtivo. Ao se deparar com o espelho, ele se identifica com o ser mais semelhante que lhe é fragilmente perceptível: seu irmão. Por coincidência, eu também tenho um irmão gêmeo. A ligação entre a imagem de um e do outro foram na infância um impeditivo para o processo de conhecimento pessoal. Ía além da semelhança estética. Essa ausência de reconhecimento unitário da identidade gerou significativos problemas sociais, dentre os quais destaca-se a necessidade social de comparar um ser com o outro.
A construção do "eu" ainda não está definida, ou seja, ainda se encontra em processo construtivo. Ao se deparar com o espelho, ele se identifica com o ser mais semelhante que lhe é fragilmente perceptível: seu irmão. Por coincidência, eu também tenho um irmão gêmeo. A ligação entre a imagem de um e do outro foram na infância um impeditivo para o processo de conhecimento pessoal. Ía além da semelhança estética. Essa ausência de reconhecimento unitário da identidade gerou significativos problemas sociais, dentre os quais destaca-se a necessidade social de comparar um ser com o outro.
Citação de Eliana Miranda Andrade de Alencar em setembro 24, 2022, 5:00 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
o irmão que ficou em casa não tinha conhecimento de que seu gêmeo era outra pessoa, uma pessoa como ele. Para ele, até o momento, seu irmão apesar de ter estrutura e forma como ele próprio era visto apenas como sua própria imagem, não como algo físico.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
o irmão que ficou em casa não tinha conhecimento de que seu gêmeo era outra pessoa, uma pessoa como ele. Para ele, até o momento, seu irmão apesar de ter estrutura e forma como ele próprio era visto apenas como sua própria imagem, não como algo físico.
Citação de Janaina Izar em setembro 25, 2022, 3:18 amessa questao mostra que esta fase a crianca se facina com sua propria imagem e que ao mesmo tempo nao tem o dominio da mente e dos copos refletindo uma ilusao de q sua propria imagem seria seu irmao,ai uma interferencia de base e de grande importancia para esta percepcao de si mesmo e do outro,do interno e do mundo externo
essa questao mostra que esta fase a crianca se facina com sua propria imagem e que ao mesmo tempo nao tem o dominio da mente e dos copos refletindo uma ilusao de q sua propria imagem seria seu irmao,ai uma interferencia de base e de grande importancia para esta percepcao de si mesmo e do outro,do interno e do mundo externo