Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 422 of 433Next

Por eles estarem o tempo todo interligado , então ele acredita  que a imagem do espelho seja o seu irmão onde o mesmo não  está interagindo completando a sua ação na brincadeira . Já que a imagem refletida no espelho é a dele mesmo causando uma  confusão mental.

Na situação de gêmeos é muito comum os pais deixá-los parecidos acreditando estreitar o laço fraterno entre eles. Isso se reflete na própria imagem, muitas vezes com roupas, brinquedos e cortes de cabelos iguais. Esse contexto não constrói uma idiossincrasia em cada um dos irmãos, levando ao não reconhecimento de suas características e a construção da própria imagem. Isso acaba se refletindo de maneira negativa diante das interações afetivas com os pais e no ambiente social (como a escola), onde um indivíduo mais retraído acaba vivendo sob a sombra do outro mais expansivo.

Na teoria psicanalítica, especialmente a partir das formulações de Lacan sobre o estágio do espelho, a constituição do eu ocorre a partir do reconhecimento de si no outro. O sujeito se vê como um “eu” ao identificar sua imagem refletida ou simbolicamente espelhada em alguém — geralmente, a mãe ou outra figura significativa.

No caso dos irmãos gêmeos, essa dinâmica se torna particularmente interessante, pois ambos funcionam como espelhos reais e simbólicos um do outro. Desde o nascimento, compartilham semelhanças físicas e vivências simultâneas, o que pode gerar uma confusão entre o “eu” e o “outro”. O processo de diferenciação — essencial para a constituição do sujeito — tende a ser mais complexo, pois a identificação é intensa e o limite entre si e o outro é tênue.

Assim, cada um dos irmãos pode se perceber parcialmente através do outro, vivenciando uma identificação especular ampliada. O desafio psíquico está em reconhecer-se como sujeito singular, separado do irmão, ainda que existam traços idênticos. A presença do “duplo” pode tanto reforçar o processo de formação do eu (por meio da comparação e diferenciação) quanto dificultá-lo, caso o indivíduo não consiga se distinguir subjetivamente.

Em resumo, os irmãos gêmeos exemplificam de forma concreta o papel do outro na constituição do eu, mostrando que a identidade pessoal nasce do jogo entre identificação e diferenciação.

Sendo gêmeos idêntico a formação familiar ainda não supra a realidade deles por ser ainda dependente da mãe.

Um dos irmãos sentiu a falta do outro por conviver muito tempo juntos,

Segundo a Psicanálise, a imagem pessoal é formada a partir do olhar do outro e das identificações simbólicas. No caso dos irmãos gêmeos, apesar das semelhanças físicas, cada um precisa construir sua própria identidade psíquica. A convivência espelhada os desafia a se reconhecerem como sujeitos únicos, diferenciando o " eu" do "outro".

Essa criança ainda está desenvolvendo a percepção de sua imagem, precisando assim da interferência da mãe em ajudar no reconhecimento de seu próprio corpo.

Estamos numa situcao em que ele, pela primeira vez, tem contacto com o seu eu, embora ainda nao se reconheca. A frquente coneccao com o irmao, nao permitia o reconhecimento pessoal. Agora, cabe a mae explicar que os dois sao seres diferentes e que cada um eh um ser diferente, apesar das semelancas.

Compreendo analisando as imagens que, o irmão de forma inconsciente sublimou a presença do outro que estava fora.

Comos esses irmãos, mesmo já passando pelo processo de descoberta do Eu, gerando a sensação de desamparo, ainda são muito ligados fisicamente emocionalmente, não tendo essa percepção clara do Eu independente do outro, é como se ainda procurasse a validação do outro. Qdo ele se vê sozinha, a sensação de desamparo é gerada nele atraves da percepção de ausência do irmâo. Quando ele busca ver asua imagem no escolho, ele inconsciente busca diminuir esse sentimento de desamparo vendo asua propria imagem refletida, trazendo o conforto e alívio como se estivesse com o irmão ao lado. Mas percebe q o outro não está ali para brincar com ele, como se o outro não quisesse estar alí com ele

PreviousPage 422 of 433Next