Desafio - Módulo II
Citação de Tatiana Marafon V. da Silva em novembro 12, 2025, 12:17 amO irmão ainda não entende a sua própria identidade, está ligado emocionalmente ao irmão ao ponto de serem um. É necessário trabalhar a individualidade
O irmão ainda não entende a sua própria identidade, está ligado emocionalmente ao irmão ao ponto de serem um. É necessário trabalhar a individualidade
Citação de Keyla Fogaca em novembro 14, 2025, 4:11 pmAo observar a situação dos irmãos gêmeos a partir da teoria psicanalítica, especialmente da ideia do estádio do espelho, é possível compreender que cada um deles constrói seu eu a partir da relação com o outro. Mesmo compartilhando características físicas muito semelhantes, os gêmeos não se reconhecem como idênticos no plano psíquico. Cada um se vê e se constitui como sujeito singular ao perceber o irmão tanto como semelhante quanto como diferente. Essa relação cria um jogo contínuo de identificação e distinção, no qual o eu começa a tomar forma. O outro funciona como um espelho que permite ao indivíduo reconhecer sua imagem, mas também perceber limites, diferenças e características próprias. Na convivência diária, cada gêmeo encontra no irmão um modelo, um rival e um referencial para a construção de sua identidade. A presença de um outro tão parecido intensifica o processo de reconhecimento de si, pois evidencia como o eu não nasce pronto, mas é produto das relações que o sujeito estabelece desde o início da vida. Assim, a situação dos irmãos gêmeos ilustra como o eu se constitui no encontro com o outro, mesmo quando esse outro parece igual no plano físico, mas ocupa um lugar psicológico distinto para cada um.
Ao observar a situação dos irmãos gêmeos a partir da teoria psicanalítica, especialmente da ideia do estádio do espelho, é possível compreender que cada um deles constrói seu eu a partir da relação com o outro. Mesmo compartilhando características físicas muito semelhantes, os gêmeos não se reconhecem como idênticos no plano psíquico. Cada um se vê e se constitui como sujeito singular ao perceber o irmão tanto como semelhante quanto como diferente. Essa relação cria um jogo contínuo de identificação e distinção, no qual o eu começa a tomar forma. O outro funciona como um espelho que permite ao indivíduo reconhecer sua imagem, mas também perceber limites, diferenças e características próprias. Na convivência diária, cada gêmeo encontra no irmão um modelo, um rival e um referencial para a construção de sua identidade. A presença de um outro tão parecido intensifica o processo de reconhecimento de si, pois evidencia como o eu não nasce pronto, mas é produto das relações que o sujeito estabelece desde o início da vida. Assim, a situação dos irmãos gêmeos ilustra como o eu se constitui no encontro com o outro, mesmo quando esse outro parece igual no plano físico, mas ocupa um lugar psicológico distinto para cada um.
Citação de Bethania em novembro 16, 2025, 9:40 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Citação de viniciusppro10@gmail.com em novembro 1, 2021, 3:04 pmUm dos irmãos ao olhar para o espelho não percebe que é a sua própria imagem sendo refletida (acha que é o irmão gemeo) e declara que seu irmão não quer brincar de cavalo com ele, pois ele ainda não se reconhece no âmbito familiar que está inserido.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 amLevando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?
Citação de viniciusppro10@gmail.com em novembro 1, 2021, 3:04 pmUm dos irmãos ao olhar para o espelho não percebe que é a sua própria imagem sendo refletida (acha que é o irmão gemeo) e declara que seu irmão não quer brincar de cavalo com ele, pois ele ainda não se reconhece no âmbito familiar que está inserido.
Citação de Paula Cristina Marques em novembro 17, 2025, 1:11 amA psicanálise compreende que irmãos gêmeos estabelecem, desde muito cedo, um vínculo intenso, marcado por forte identificação. Por serem tão semelhantes e compartilharem experiências simultâneas, é comum que um funcione como uma espécie de referência para o outro durante o desenvolvimento.
Em alguns casos, essa relação pode gerar um efeito de “espelhamento”, no qual um gêmeo percebe o outro como um duplo ou como uma extensão de si próprio. Esse fenômeno, porém, não é regra, mas pode ocorrer quando o vínculo simbiótico entre eles é muito forte ou quando o ambiente reforça constantemente a ideia de que são iguais.
Para a psicanálise, esse processo influencia a formação da identidade. O desenvolvimento do “eu” envolve tanto a identificação quanto a diferenciação. Nos gêmeos, essa diferenciação pode acontecer de forma mais lenta ou mais complexa, justamente porque o outro semelhante está sempre presente no cotidiano.
Além disso, a psicanálise reconhece que a rivalidade e a comparação — presentes em todas as relações fraternas — podem se intensificar entre gêmeos devido à proximidade física e emocional, bem como pelas expectativas e comparações feitas pelo meio familiar e social.
Apesar das semelhanças, a psicanálise enfatiza que cada gêmeo é um sujeito singular, com um inconsciente próprio, desejos particulares e modos únicos de se relacionar com o mundo. Assim, é importante que o ambiente favoreça o reconhecimento da individualidade de cada um.
A psicanálise compreende que irmãos gêmeos estabelecem, desde muito cedo, um vínculo intenso, marcado por forte identificação. Por serem tão semelhantes e compartilharem experiências simultâneas, é comum que um funcione como uma espécie de referência para o outro durante o desenvolvimento.
Em alguns casos, essa relação pode gerar um efeito de “espelhamento”, no qual um gêmeo percebe o outro como um duplo ou como uma extensão de si próprio. Esse fenômeno, porém, não é regra, mas pode ocorrer quando o vínculo simbiótico entre eles é muito forte ou quando o ambiente reforça constantemente a ideia de que são iguais.
Para a psicanálise, esse processo influencia a formação da identidade. O desenvolvimento do “eu” envolve tanto a identificação quanto a diferenciação. Nos gêmeos, essa diferenciação pode acontecer de forma mais lenta ou mais complexa, justamente porque o outro semelhante está sempre presente no cotidiano.
Além disso, a psicanálise reconhece que a rivalidade e a comparação — presentes em todas as relações fraternas — podem se intensificar entre gêmeos devido à proximidade física e emocional, bem como pelas expectativas e comparações feitas pelo meio familiar e social.
Apesar das semelhanças, a psicanálise enfatiza que cada gêmeo é um sujeito singular, com um inconsciente próprio, desejos particulares e modos únicos de se relacionar com o mundo. Assim, é importante que o ambiente favoreça o reconhecimento da individualidade de cada um.
Citação de Erasmo em novembro 17, 2025, 1:29 pmO irmão sempre vê ao outro e por serem identicos ao se ver no espelho pensou ser seu irmão e não ele próprio. Fica claro também que este não sabia da função refletiva do espelho e de forma ilusória se enganou com relação a sua imagem pelo fato de não conseguir pensar sobre a situação em que esteve esposto.
O irmão sempre vê ao outro e por serem identicos ao se ver no espelho pensou ser seu irmão e não ele próprio. Fica claro também que este não sabia da função refletiva do espelho e de forma ilusória se enganou com relação a sua imagem pelo fato de não conseguir pensar sobre a situação em que esteve esposto.
Citação de Max Maciel Nascimento de Araujo em novembro 18, 2025, 4:21 pmA relação fusional típica entre gêmeos idênticos
Na psicanálise, especialmente em autores que tratam do desenvolvimento inicial (Freud, Winnicott, Mahler), a relação entre gêmeos idênticos pode ser muito mais simbiótica e fusional do que entre irmãos comuns.
Isso significa que:
vivenciam o outro como parte de si e não como um sujeito separado;
compartilham rotinas, afetos e referências desde o nascimento;
formam uma espécie de “par imaginário” muito intenso;
a identidade de um se constitui sempre em diálogo direto com a do outro.
Essa fusão é tão forte que, quando ocorre a primeira separação, surge uma sensação de vazio, falta ou ruptura do “eu”.
A relação fusional típica entre gêmeos idênticos
Na psicanálise, especialmente em autores que tratam do desenvolvimento inicial (Freud, Winnicott, Mahler), a relação entre gêmeos idênticos pode ser muito mais simbiótica e fusional do que entre irmãos comuns.
Isso significa que:
-
vivenciam o outro como parte de si e não como um sujeito separado;
-
compartilham rotinas, afetos e referências desde o nascimento;
-
formam uma espécie de “par imaginário” muito intenso;
-
a identidade de um se constitui sempre em diálogo direto com a do outro.
Essa fusão é tão forte que, quando ocorre a primeira separação, surge uma sensação de vazio, falta ou ruptura do “eu”.
Citação de Michele Pereira em novembro 18, 2025, 8:41 pmCom relação ao que está sendo estudado agora, observo que a doença foi o estimulo para a separação de ambiente, causando um impacto negativo nele que possivelmente ele nunca sentiu, como consequência ele se joga nos braços da mãe por se sentir frustrado por se olhar no espelho e perceber que seu irmão naquele momento não podia brincar com ele por estar ausente devido a doença, nesses casos é recomendado que os pais trabalhem melhor o desenvolvimento social e pessoal das crianças de forma individual, pois nem sempre eles poderão estar juntos e eles tem que saber lidar com a distancia um do outro e a não ter dependência emocional um do outro
Com relação ao que está sendo estudado agora, observo que a doença foi o estimulo para a separação de ambiente, causando um impacto negativo nele que possivelmente ele nunca sentiu, como consequência ele se joga nos braços da mãe por se sentir frustrado por se olhar no espelho e perceber que seu irmão naquele momento não podia brincar com ele por estar ausente devido a doença, nesses casos é recomendado que os pais trabalhem melhor o desenvolvimento social e pessoal das crianças de forma individual, pois nem sempre eles poderão estar juntos e eles tem que saber lidar com a distancia um do outro e a não ter dependência emocional um do outro
Citação de Graciela Dourado em novembro 18, 2025, 9:09 pmEu tenho filhas gêmeas, hoje elas tem 18 anos, mas lembro muito bem quando elas eram bem pequenas que aconteceu uma situação semelhante, em uma delas ficou doente e ficou em casa, mas a que foi para escola tive que buscar imediatamente pois apresentou um quadro idêntico da irmã. fiquei cuidando das duas em casa. Assim, compreendi que uma completava a outra, e desde sempre estudaram juntas e agora vão formar no ensino médio juntas.
Eu tenho filhas gêmeas, hoje elas tem 18 anos, mas lembro muito bem quando elas eram bem pequenas que aconteceu uma situação semelhante, em uma delas ficou doente e ficou em casa, mas a que foi para escola tive que buscar imediatamente pois apresentou um quadro idêntico da irmã. fiquei cuidando das duas em casa. Assim, compreendi que uma completava a outra, e desde sempre estudaram juntas e agora vão formar no ensino médio juntas.
Citação de Paula Winiawer Lopes em novembro 19, 2025, 2:51 amCom base na situação descrita essa criança em frente ao espelho ficou confusa com sua imagem achando ser o irmão , isso esta ligado a teoria do estádio do espelho de Lacan e a complexidade de construção da identidade em se tratando de irmão gêmeos, pois a formação do Eu para Lacan é um momento crucial e por se tratar de irmão univitelinos é um elemento a mais pois a imagem no espelho é quase que idêntica e cria essa dificuldade adicional atrapalhando a fronteira do "eu" e do "outro"
Com base na situação descrita essa criança em frente ao espelho ficou confusa com sua imagem achando ser o irmão , isso esta ligado a teoria do estádio do espelho de Lacan e a complexidade de construção da identidade em se tratando de irmão gêmeos, pois a formação do Eu para Lacan é um momento crucial e por se tratar de irmão univitelinos é um elemento a mais pois a imagem no espelho é quase que idêntica e cria essa dificuldade adicional atrapalhando a fronteira do "eu" e do "outro"
Citação de Paula Winiawer Lopes em novembro 19, 2025, 2:52 amCom base na situação descrita essa criança em frente ao espelho ficou confusa com sua imagem achando ser o irmão , isso esta ligado a teoria do estádio do espelho de Lacan e a complexidade de construção da identidade em se tratando de irmão gêmeos, pois a formação do Eu para Lacan é um momento crucial e por se tratar de irmão univitelinos é um elemento a mais pois a imagem no espelho é quase que idêntica e cria essa dificuldade adicional atrapalhando a fronteira do "eu" e do "outro"
Com base na situação descrita essa criança em frente ao espelho ficou confusa com sua imagem achando ser o irmão , isso esta ligado a teoria do estádio do espelho de Lacan e a complexidade de construção da identidade em se tratando de irmão gêmeos, pois a formação do Eu para Lacan é um momento crucial e por se tratar de irmão univitelinos é um elemento a mais pois a imagem no espelho é quase que idêntica e cria essa dificuldade adicional atrapalhando a fronteira do "eu" e do "outro"