Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 44 of 397Next

O Estádio do espelho é o marco muito importante para uma criança, significa o instante mental em que ela capta a percepção sobre sua unidade corpórea. Se dá a partir de uma experiência de identificação da criança Por meio de uma identificação com a imagem refletida no espelho e de outra pessoa, nesse momento entende-se que ela também é unidade. É uma grande conquista, em que há a constatação em que a criança tem a percepção de que ela também possui imagem e identidade.

Com base nisso entendemos porque a criança se entristece, ela pensa que a imagem é do seu irmão e acha que o irmão não quer brincar com ele, essa situação  acontece porque ele ainda não ultrapassou a fase do estádio do espelho para reconhecer que a imagem refletida do espelho é sua, por ter um irmão-gêmeo identifico a si próprio e por estarem na maior parte do tempo juntos há uma dificuldade maior para essa constatação.

O menino que chora ainda não se reconhece no espelho. Poderia a mãe nesse momento mostrar a ele que a imagem refletida era ele próprio e não o irmão. Dar-lhe a validação, para que ele se percebe e começasse a constituição do seu Eu.

JUCIARA SUZART NEVES has reacted to this post.
JUCIARA SUZART NEVES

Entendo na imagem que o ser humano tende a criar dependências no caso do menino ele tinha a necessidade de estar com seu irmão a partir do momento que ele foi separado passou a buscar no seu imaginário  algo que pudesse suprir essa falta, encontrou no espelho o reflexo do que lhe faltava , ele mesmo.

Eu um momento delicado, pois ele acostuma com esse outro menino, mas uma hora ou outra ele vai preseber q sao igual.

Eu um momento delicado, pois ele acostuma com esse outro menino, mas uma hora ou outra ele vai preseber q sao igual.

A conexão de irmão gêmeos é incrivelmente forte, porém gera um mix de sentimentos confusos ao se olhar no espelho e a imagem do irmão. É dificil descobrir a própria identidade.

Uma criança sempre tem apego a alguém, em se tratando de gêmeos eles tem uma ligação muito forte entre si, quando de alguma maneira esta ligação é interrompida eles ficam como se estivesse sido arrancado uma parte do próprio corpo, sentem se pela metade e buscam formas de poder preencher este vazio.

Percebe-se  que não  se reconhecer em sua própria identidade.

Nesse contexto, tenho a percepção de que o espelho mesmo estando em seu quarto, a criança nunca tinha olhado para ele e notado que ele e o irmão são iguais. por isso tomou a imagem do espelho achando que era seu irmão. Creio  que a partir dessa experiência não vai mais se confundir com o outro, pois seu rosto que o espelho mostrou vai ser agora associado a sua identidade.

vejo que um dos irmãos não se reconhece na familia nao tem sua propria vida.

PreviousPage 44 of 397Next