Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 65 of 382Next

O irmão não se identifica como um  por ele sempre ter uma imagem semelhante a dele, por esse motivo é importante acrescentar a individualidade de cada ser humano.

Benedito Henrique dos Santos has reacted to this post.
Benedito Henrique dos Santos

Neste caso específico, o irmão que ficou em casa ainda não fez a distinção do EU PESSOAL e que o irmão é outra pessoa, seria necessário analisar outros pontos do ambiente familiar, mas a grosso modo, alguma atividade esportiva que estimulasse o desenvolvimento pessoal, seria ideal para essa situação.

A maioria das pessoas, criancas, se reconhece no espelho a partir de 2 anos de idade, no caso dos gêmeos,  só se reconhecem meses depois. Isso ocorre porque ao olharem a sua imagem no espelho, pensam estar olhando para o irmão. Precisam de mais tempo para ter consciência do eu.

Um grande desafio para pessoas que nascem com irmãos gêmeos, é conseguirem construir e demonstrar sua individualidade. É comum famílias de crianças gêmeas acharem bonitinho colocarem roupas iguais, brinquedos iguais, atividades iguais e nisso a criança se forma com esta crença de que é uma cópia daquele com quem dividiu o ventre. Importante é que seja estimulado cada um como um indivíduo único e especial, mesmo tendo um irmão com as mesmas características físicas do outro.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Observando-se a fase do espelho, nota-se a diferenciação individual que outrora ocorre na Identificação -Imitação.

Ora, tal Fase deixa claro o processo processo pelo qual está diferenciação de quem eu sou , do que em mim há no e do outro em mim, vai formando a personalização do indivíduo biológico e social e suas coerências e peculiaridades, à parte do Ente como qual me pareço,ou sou idêntico, e o marco que nós difere.

A imagem do irmão no seu dia a dia, fez com que ele visse somente naquela imagem a sua auto aceitação e um porto seguro para praticar as tarefas e as brincadeiras no seu ambiente até então conhecido.

Observo que o garotinho em pé vai crescer tendo carinho e respeito pelos os animais, pois sempre terá essa imagem do irmão  interagindo feliz, e respeitosamente com o cachorrinho .Neste sentido, servirá como um espelho positivo de afeto.

A criança que ficou em casa percebeu a ausência da mãe e sentindo-se em desamparo ficou angustiado e depressivo. Ao olhar no espelho confundiu sua imagem com o seu irmão. Neste caso a mãe neste momento poderia auxilia-lo nesta identificação distorcida da imagem do espelho para que a criança fazendo que ele percebesse que aquela imagem do espelho é o seu reflexo e não de seu irmão para que ele possa criando a sua autoidentificação.

É notório perceber que nessa situação o gêmeo que estava resfriado tem uma ligação de dependência mediante ao outro irmão, tanto que ao se olhar no espelho ele acha que é o irmão que está ali e não quer brincar com ele, contudo cabe a mãe ensina-los a serem independentes e a terem autonomia para que eles possam se olhar e se identificar mas também se distinguir, compreendendo que mesmo eles sendo Gêmeos idênticos eles possuem diferenciações e a partir disso eles se constroem como sujeitos e edificam sua imagem pessoal.

A situação apresentada demonstra a construção do EU como individuo, no caso dos gêmeos a imagem refletida é confundida com o irmão tendo em vista a semelhança entre ambos e criando a confusão, assim como citado na teoria do espelho de Lacan o individuo confundi a si mesmo com o reflexo para depois compreender que é ele mesmo.

Em uma situação de gêmeos essa cofusão ao olhar o espelho e ao ver seu reflexo confidir o mesmo com seu irmão a figura com quem divida a vida e na sua falta interpela a sua propria existencia fisica.

PreviousPage 65 of 382Next