Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 66 of 351Next

Pode-se notar que ele ainda não teve a percepção do eu.  Por serem idênticos ele pensa que o reflexo dele no espelho é o irmão gêmeo.

A atuação do irmão que se posiciona frente ao espelho funciona como uma certa projeção da companhia do irmão que falta, ao saber da condição de gêmeo, o mesmo, insconcientemente, projeta que o seu reflexo assuma o estado de projetado, substituindo a falta do irmão.

O irmão que fica em frente ao espelho, por nunca ter se afastado do seu irmão gêmeo, sofre de uma dependência física por ainda não reconhecer sua própria capacidade de estar inserindo-se no âmbito familiar. 

O irmão não tem noção de sua realidade, ainda não se conhece para diferenciar-se de outro.
É possível que os gêmeos realizem suas atividades cotidianas juntos "Ir a escola, comer, vestir-se e brincar", como nasceram juntos e realizaram essas atividades, é muito difícil para o irmão perceber-se fora de outro.

Por causa do estado de desamparo, o gêmeo que ficou em casa sentia a necessidade de se apoiar no outro, até porque, devido à pouca idade, não conseguia distinguir imagem virtual de imagem real.

Ninguém nasce igual, temos os nossos traços individuais, que já começa na vida uterina. E a existência de cada, sendo gêmeos ou não, têm um encontro com os acontecimentos que nos chega de maneira particularizada.

A situação demonstra que um dos irmãos (o da cena) não parece ter bem definida a sua imagem pessoal, fato que se reforça com o episódio do espelho, mas que também é percebido à medida que as pessoas ao seu redor (com exceção da mãe e irmã mais velho) também não conseguem diferenciar os dois.

Na questão proposta, entendo que o menino ainda não tem condições ou autoconhecimento para se reconhecer com seu próprio 'eu'. Como são idênticos, e ao olhar para o espelho, vê sua própria imagem, e o que vê é seu irmão. Claramente, necessita do auxílio de outra pessoa, sua mãe, para que possa se identificar e perceber que não tem a presença do irmão.

Cada indivíduo nasce  com seu ego, gostos e peculiaridade.

Houve uma projecao e uma identificacao pela imagem refletida no espelho de seu irmao. Como sao gemeos, ele nao enxergou a si mesmo e sim o seu companheiro que sempre esteve vinculado de maneira afetiva como irmao mas a sua insatisfacao foi de nao ser correspondido pois estava falando de maneira inconsciente consigo mesmo.

PreviousPage 66 of 351Next