Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 67 of 312Next

O irmão gêmeo ao olhar no espelho acha que está vendo a imagem do irmão.

O fato de que eles nunca haviam se separado, faz com que o pequeno tenha se projetado na vida o irmão, é tão comum hoje em dia, vivermos achando que somos outra pessoa, esquecendo assim da nossa essência, dos nossos desejos.

A individualidade e a subjetividade são importantes na construção do ser humano. Ao olhar para o espelho e não se enxergar, imaginando ver ali seu irmão mostra uma unicidade que até ocorre com crianças gêmeas e que em muitas vezes é até incentivada pelos pais através do uso de roupas, penteados e acessórios idênticos. O objetivo desproposital dos pais em tornar a identificação dos filhos pode com o tempo até mesmo interferir na construção de sua personalidade independente.

O irmão que ficou em casa ainda precisa de outra pessoa para se relacionar com o mundo exterior.

Sem ter ainda a percepção de sua identidade, ao olhar para o espelho ele pensa que era seu irmão.

  1.  De acordo com o que foi abordado nesse estudo, os irmãos gêmeos vivem juntos, e se dão muito bem,  brincam  juntos, pode acontecer em algum momento eles se desentender, mas logo eles ficam unidos e se entendem. Porque são irmãos gêmeos bem parecidos um com o outro, apesar de ser semelhantes ele devem aprender a conviver com a diferenças um do outro no modo de agir e de pensar um deles pode ser calmo já outro mais agitado..

O irmão que ficou em casa não percebeu que a imagem refletida no espelho é de si proprio. Ele acredita que ali esta o irmão pois sua mente ainda não consegue distinguir a realidade. A imagem refletida para ele é do seu companheiro, amigo, de quem sempre esteve com ele.

Eu entendi assim:  uma das crianças obteve apenas uma imagem, e ou não foi trabalhado no seu consciente do eu e do outro como sendo seu gêmeo(sujeito) ou praticou algo para fugir de uma suposta solidão, aparece como um desejo uma busca de um sentimento, e ou apresentou dificuldade de se separar ou de certa forma certa dependência de um em relação ao outro.

Imitar é reproduzir uma imagem (Lacan, 1989), no espelho, a imitação é um ponto a ser alcançado.

Na fase dos gêmeos apresentados o que ocorre antes do estádio do espelho, ou é o reconhecimento do outro e de si, pode ser pensado como uma forma de mimetismo (dissolver espaço), e não de imitação (eu e o não eu).

A criança ainda não desenvolveu permanente construção necessária na busca de uma identidade própria.

Deve se levar em conta a biologia dos irmãos gêmeos, primeiramente se ambos nasceram saudáveis e do mesmo sexo para viver no mundo. Segundo se vão viver sobre a mesma formação e terceiro se identificarão com a imagem do outro.

Vejo duas possibilidades:

1. Um menino que por algum motivo está feliz mas carrega consigo algo que o causa tristeza ou solidão.

2. Dois irmãos que apesar de estarem juntos gostam de coisas diferentes e enquanto um se sente acompanhado e feliz, o outro se sente solitário e triste.

Análise 1. Os pais poderiam conversar com o menino afim de entender o que falta, seria atenção dos pais? Algum problema com algum coleguinha na escola? Ele tem algum amigo? Enfim, o diálogo e um pouco mais de atenção a esta criança mudaria tudo.

Análise 2. Os pais precisam oferecer aos dois irmãos algo que ambos gostem, e se o que um deles quiser for inviável, nenhum dos dois deve receber nada e usar a companhia deles mesmos para se divertir.

PreviousPage 67 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱