Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 72 of 397Next
Citação de Carlos Jose em novembro 10, 2021, 6:45 pm

O irmão que ficou só ainda não entendeu que são dois e em sua mente é como se sempre estivesse olhando para um espelho

A criança ainda não tem a percepção que era a sua própria imagem, e com a fragilidade de estar doente e emocionalmente sozinha ao ver o reflexo imagina ser seu irmão.

Os irmãos ainda estão em estágio de diferenciação entre si, e consequente reconhecimento dos respectivos Eu. Dessa forma, um dos irmãos ainda não se reconhece como único, como exemplificado no olhar ao espelho. Espera-se que progressivamente as diferenças psíquicas entre ambos possa cumprir papel de diferenciação entre as imagens e personalidades.

Percebível que o menino não se conhecia de fato, pois em seu espelho vendo o reflexo chamou o seu irmão e como não satisfeito com a resposta do seu imaginário foi correndo para sua mão chorando.

Eu acredito que a criança que ficou em casa, em seu inconsciente guardava a imagem de seu irmão, e ao se olhar no espelho o (id), o impulsionou acreditar que era seu irmão, sendo assim o chamou para brincar, inconscientemente.

bom dia, eu vejo essa situação ,como explica Lacan na sua teoria do estádio do espelho, o menino se vis no irmão, quando viu sua própria imagem no espelho pela primeira vez ,achou que estivesse falando com o irmão que estava na escola, isso gerou uma angústia muito grande.

Acredito que a mãe não utilizou a visão dos filhos, como sentido maior da construção do "eu", para saber separar e individualizar cada criança. Então a criança não se reconhece na imagem do espelho pois ainda não contém o seu conceito narcisista.

O nosso personagem irmão gemeo, esta  ainda na tenra idade, não sabendo diferenciar a sua identidade da de seu irmão, como afirmado por outros pensadores  Psicanalitico, o ser humano carece de uma idade mental para diferenciar as coisas que o cerca, isto porque, quando o individuo nasce, não diferencia oque é coisa, pessoa ou objeto, entendendo que tudo em sua volta faz parte integral de sua pessoa.

O menino não entendeu que o reflexo do espelho se refere a sua pessoa, já que em aparencia é semelhante ao irmão, então em sua volta  ou diante do espelho é  o reflexo de seu irmão ou sua pessoa.

Obs: Não abriu a página, quando cliquei no "desafio" referente aos gêmeos... Mas procurei ler algumas colocações que foram feitas por outros alunos para melhor me situar... Percebi tratar-se da ligação entre os irmãos gêmeos... Se for excessiva (Não consegui ler o texto...), sugeriria aos pais ou responsáveis, o diálogo com os dois, falando sobre a individualidade, a personalidade de cada um, e terapia para auxiliá-los no autoconhecimento com exercícios e técnicas para que cada um fosse descobrindo as próprias habilidades, dons, gostos, se descobrindo, etc... Sendo que, numa visão à partir da psicanálise e do que estamos vendo neste modo, percebemos como aqui se situa a teoria do "espelho", uma certa identificação por parte dos gêmeos os aproxima ainda mais, também emocionalmente, como que "fazem a experiência" de  ver a "própria  imagem". Também desde o ventre "conviveram num mesmo mundo", num mesmo ambiente...

*do que estamos vendo neste módulo (corrigindo a palavra que digitei à cima )

PreviousPage 72 of 397Next