Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 71 of 407Next

De tempos em tempos, todo mundo sente desejos ou impulsos que podem ser considerados socialmente inaceitáveis ??ou problemáticos para agir. A sublimação é um mecanismo de defesa psicológica que podemos usar para canalizar esses sentimentos e inclinações para algo aceitável e até benéfico. A sublimação tem sido um componente útil na compreensão do comportamento na psicologia social e na psicanálise interpessoal.

No caso concreto, ele imaginou um gêmeo através da sua própria imagem refletida no espelho como um complemento de si mesmo, ou seja, a identificação de um irmão gêmeo como um semelhante no estádio do espelho, numa tentativa de superar sua solidão.

O ser humano, ao se perceber noutro, busca se relacionar com este como se fosse parte de si mesmo.

Acredito que independentemente da aparecia ser idêntica, as crianças menores tem seu próprio eu, e a identificação acontecerá com qual outro ser humano.

Mas no caso dos gêmeos acredito que  como um ainda estava em processo de amadurecimento de identidade por uma momento ele achou estranho as características tão iguais as dele

Os irmãos gêmeos não tem ideia que ele é o espelho do outro, quando eles começar a entender eles vao enteder que apesar deles serem iguais tem características bem diferentes

Eles não tem entendimento que são irmãos ao indo se percebendo com o tempo eles vão indo se aceitando e se conhecendo

Eles não tem o conhecimento de quem eles são com o tempo eles vão se vendo um no outro e percebendo que são bem diferentes

Citação de Cyntia de Brito Rocha em janeiro 23, 2023, 8:55 pm

Eles não tem o conhecimento de quem eles são com o tempo eles vão se vendo um no outro e percebendo que são bem diferentes

 

Para Lacan, o eu constrói-se à imagem do semelhante e primeiramente da imagem que lhe é devolvida pelo espelho.

O que chama atenção nesse caso é que a criança não se reconhece ao olhar-se no espelho devido sua semelhança com seu irmão.

Por não se reconhecer ao encarar o espelho, percebemos que é preciso iniciar o processo de construção e amadurecimento de sua identidade como pessoa, em seu convívio familiar.

Creio que há uma imaturidade emocional normal na infância e em se tratando de gêmeos. A dor emocional é a separação. No caso em tela, um foi afastado do outro, fato que, a angústia da ausência e o sentimento da perda ainda não são sentidos claramente. Então o que ficou em casa,  sentido a falta física, encontra na imagem o "estádio do espelho", ou seja, busca na semelhança da imagem para suprir sua carência real, com a sublimação.

PreviousPage 71 of 407Next