Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 70 of 340Next

Neste caso, o corpo de seu irmão tornou-se referência quando ele olhou para o espelho, impossibilitando a identificação do Eu, pois ele já havia associado àquela imagem como sendo do seu irmão.

Embora estejam muito ligados emocionalmente, cada qual deve desenvolver sua própria realidade e personalidade, a imagem que ele na verdade é própria, todavia,  num primeiro momento ele não consiga dissociar a sua nesse contexto.

O cão se identificou com quem o acolheu, um descoberta automática, assim o ser humano, recebendo carinho de outro se sente acolhido.

Há um vazio no coração do ser humano, que busca preencher de várias formas, cada abismo faz descobrir melhor o eu e o outro.

embora eles sejam gêmeos, cada um tem o seu ego existente.

em relação a imagem

dos irmãos gêmeos, com o cachorro

fica nítido que um esta por sua vontade própria feliz com o cachorro já o outro, esta como se não fosso nada de mais e não quisesse estar ali, o que è raro, pois irmãos gêmeos sempre querem e sentem a mesma coisa

Pelo fato dos irmãos serem gêmeos idênticos e estarem na maior parte do tempo juntos, o irmão doente demonstra, frente ao espelho, comprometimento em sua ilusão de unicidade, pois a influência do outro (irmão) interviu em sua capacidade de autorreconhecimento.  Sendo assim, fica evidente que, no estádio do espelho, os irmãos possuíram dificuldades na constituição do EU, da identidade. A semelhança entre eles interferiu no momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro.

Além disso, observa-se que na autoimagem especular dos irmãos, não foi possível diferenciar o ato de olhar a si próprio no espelho do olhar para o outro. Ou seja, não é possível para eles, dissociar na totalidade, o seu corpo e o mundo externo a partir de sua imagem corporal. Desse modo suas imagens corporais confundem seus posicionamentos do que é e o que não é do eu, o que implica na deficiência da subjetividade, da autenticação e no reconhecimento dessa imagem como de um sujeito.

Estima-se que futuramente, com o desenvolvimento da humanização efetiva, haja a distinção entre a percepção dos esquemas e das imagens dos corpos pelas crianças, viabilizando as especificidades de cada uma.

Naomiteruya has reacted to this post.
Naomiteruya

O irmão  ao olhar para o espelho, acha que está vendo seu irmão gêmeo, isso por causa da ligação intensa com seu irmão, a ponto de não perceber que era ele mesmo.

Citação de Renata Garrot em janeiro 16, 2023, 4:08 pm

Pelo fato dos irmãos serem gêmeos idênticos e estarem na maior parte do tempo juntos, o irmão doente demonstra, frente ao espelho, comprometimento em sua ilusão de unicidade, pois a influência do outro (irmão) interviu em sua capacidade de autorreconhecimento.  Sendo assim, fica evidente que, no estádio do espelho, os irmãos possuíram dificuldades na constituição do EU, da identidade. A semelhança entre eles interferiu no momento em que se estabelece a diferenciação entre o eu e o outro.

Além disso, observa-se que na autoimagem especular dos irmãos, não foi possível diferenciar o ato de olhar a si próprio no espelho do olhar para o outro. Ou seja, não é possível para eles, dissociar na totalidade, o seu corpo e o mundo externo a partir de sua imagem corporal. Desse modo suas imagens corporais confundem seus posicionamentos do que é e o que não é do eu, o que implica na deficiência da subjetividade, da autenticação e no reconhecimento dessa imagem como de um sujeito.

Estima-se que futuramente, com o desenvolvimento da humanização efetiva, haja a distinção entre a percepção dos esquemas e das imagens dos corpos pelas crianças, viabilizando as especificidades de cada uma.

Gostei bastante dessa resposta e complemento também, a posição da mãe. Ainda ao retratar a imagem refletida como realmente o outro gêmeo.  O cuidado que a mãe poderia interferir nas noções e percepções que ela pode condicionar.

Renata Garrot has reacted to this post.
Renata Garrot

O menino não conseguia se identificar, uma vez que até então só via a imagem do irmão, poderia não ter notado que eram iguais.

Mas uma vez que teve a experiência de  notar que a imagem refletida era sua,  pode então tomar consciência do seu eu.

Importante ressaltar a individualidade de cada ser, ainda que fisicamente iguais, cada um possue uma essência diferente, única.

Cada um pode possuir expectativas diferentes em relação a vida e obviamente que a visão de si mesmo não será a mesma.

O espelhamento é algo bastante comum nos quesitos de relação multiparental.

PreviousPage 70 of 340Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱