Desafio - Módulo II
Citação de VITORIA MARIA COSTA DOS SANTOS em janeiro 10, 2023, 9:22 pmseria uma desconstrução do meu EU em primeira instancia , para com o outro , ou seja , ser aberto para o que o outro traz pra mim como pronto .. o que necessariamente de primeira não é algo ruim , quando falamos em nascimento , contudo quando falamos em adultos isso pode se tornar um alento .
seria uma desconstrução do meu EU em primeira instancia , para com o outro , ou seja , ser aberto para o que o outro traz pra mim como pronto .. o que necessariamente de primeira não é algo ruim , quando falamos em nascimento , contudo quando falamos em adultos isso pode se tornar um alento .
Citação de Patrícia Moraes em janeiro 11, 2023, 1:21 pmO menino ainda não sabe dissociar sua imagem, sua individualidade em relação ao irmão pois até esse momento ele via o irmão como parte dele.
O menino ainda não sabe dissociar sua imagem, sua individualidade em relação ao irmão pois até esse momento ele via o irmão como parte dele.
Citação de Viniciusprado em janeiro 11, 2023, 2:26 pmO irmão pode estar passando por um processo de surto psicótico, segundo a teoria freudiana, onde a delírios e alucinações. Outra hipótese seria a atuação de determinados mecanismos de defesa, contra a angústia de separação.
O irmão pode estar passando por um processo de surto psicótico, segundo a teoria freudiana, onde a delírios e alucinações. Outra hipótese seria a atuação de determinados mecanismos de defesa, contra a angústia de separação.
Citação de Adeildes Lindoso em janeiro 12, 2023, 4:51 pmUm dos principais desafios de muitos pais é manter os filhos unidos, a preocupação de quem tem filhos gêmeos é justamente oposta. Por nascerem e crescerem tão juntos, eles acabam precisando de uma ajuda na hora de se separar e se constituir enquanto indivíduos. Os gêmeos têm uma diferença em relação aos irmãos, pois, desde o início, se constituem como uma dupla, e quando isso se rompe de forma repetena, cria se então uma dor que eles ainda não sabem lidar.
Um dos principais desafios de muitos pais é manter os filhos unidos, a preocupação de quem tem filhos gêmeos é justamente oposta. Por nascerem e crescerem tão juntos, eles acabam precisando de uma ajuda na hora de se separar e se constituir enquanto indivíduos. Os gêmeos têm uma diferença em relação aos irmãos, pois, desde o início, se constituem como uma dupla, e quando isso se rompe de forma repetena, cria se então uma dor que eles ainda não sabem lidar.
Citação de Usuário deletado em janeiro 12, 2023, 5:31 pmPodemos concluir que o elo entre os dois irmãos é muito forte, desde a concepção nunca foram separados, acredito que faziam todas as atividades juntos, provavelmente a mãe os vestia de forma igual também mesmas roupas, mesmas estampas, sendo assim eles não criaram uma imagem pessoal de si próprios mas ficavam sempre refletindo isso ao outro, e no momento que um deles se vê no reflexo do espelho acredita ser seu irmão ali, criando uma imagem fora da realidade.
É importante neste caso fazer algumas atividades individuais, auxiliar cada um em particular a definir sua imagem pessoal, vesti-los de forma diferente para que cada um possa criar e perceber ser diferente do outro mesmo sendo iguais.
Podemos concluir que o elo entre os dois irmãos é muito forte, desde a concepção nunca foram separados, acredito que faziam todas as atividades juntos, provavelmente a mãe os vestia de forma igual também mesmas roupas, mesmas estampas, sendo assim eles não criaram uma imagem pessoal de si próprios mas ficavam sempre refletindo isso ao outro, e no momento que um deles se vê no reflexo do espelho acredita ser seu irmão ali, criando uma imagem fora da realidade.
É importante neste caso fazer algumas atividades individuais, auxiliar cada um em particular a definir sua imagem pessoal, vesti-los de forma diferente para que cada um possa criar e perceber ser diferente do outro mesmo sendo iguais.
Citação de Eleomar dos Santos Lima em janeiro 13, 2023, 1:22 amDepois de passar pelo Estadio do Espelho, o indivíduo que antes tinha uma noção segregada de si próprio e do que está ao seu redor, passa a se enchergar como um todo, unificado. É aí que acontece a formação do primeiro "eu" que, posteriormente, irá assimilar os traços daqueles que estão a sua volta e lhe servem como referência.
No caso dos irmãos gêmeos, embora tenham a mesma imagem no sentido orgânico, o "eu" construído de cada um deles é diferente, pois cada um passou por experiências de vidas diferentes e de formas diferentes. Dessa forma, vão naturalmente reagir a uma mesma situação de forma distinta.
Depois de passar pelo Estadio do Espelho, o indivíduo que antes tinha uma noção segregada de si próprio e do que está ao seu redor, passa a se enchergar como um todo, unificado. É aí que acontece a formação do primeiro "eu" que, posteriormente, irá assimilar os traços daqueles que estão a sua volta e lhe servem como referência.
No caso dos irmãos gêmeos, embora tenham a mesma imagem no sentido orgânico, o "eu" construído de cada um deles é diferente, pois cada um passou por experiências de vidas diferentes e de formas diferentes. Dessa forma, vão naturalmente reagir a uma mesma situação de forma distinta.
Citação de Meryjany de Sousa Silva em janeiro 13, 2023, 6:37 amA solidão e o medo de esta só, causa em inúmeras pessoas a depressão e ansiedade.
A solidão e o medo de esta só, causa em inúmeras pessoas a depressão e ansiedade.
Citação de Rogerio da Silva Melo em janeiro 13, 2023, 11:28 pmAo se olhar no espelho,há duas coisa interessantes a serem analisadas.Há duas crianças(o reflexo no espelho é claro),dois cavalinhos e movimentos que aparecem em frente ao espelho e se movem sempre no mesmo momento.Há de se perguntar sobre:Proximidade entre eles,já que na imagem não se toca o corpo,movimentos sempre iguais e a falta de diálogo entre eles,até por se uma imagem.Neste caso,precisamos nos aprofundar em saber como era a relação no dia a dos irmãos,já que o outro não era tão perceptivo assim pelo seu irmão.
Ao se olhar no espelho,há duas coisa interessantes a serem analisadas.Há duas crianças(o reflexo no espelho é claro),dois cavalinhos e movimentos que aparecem em frente ao espelho e se movem sempre no mesmo momento.Há de se perguntar sobre:Proximidade entre eles,já que na imagem não se toca o corpo,movimentos sempre iguais e a falta de diálogo entre eles,até por se uma imagem.Neste caso,precisamos nos aprofundar em saber como era a relação no dia a dos irmãos,já que o outro não era tão perceptivo assim pelo seu irmão.
Citação de Vanessa Vieira oliveira em janeiro 14, 2023, 3:32 amNesta ilustração , é que o irmão ele se encontra sozinho, e ao ter contato com espelho , ele achou que era o seu irmão do outro lado, e assim se sentiu no direto , para questionar para fazer o que ele estava fazendo , e viu que não deu nada, e se sentiu frustrado e muito chateado com a situação pelo fato de seu irmão não estar la com ele no momento.
Nesta ilustração , é que o irmão ele se encontra sozinho, e ao ter contato com espelho , ele achou que era o seu irmão do outro lado, e assim se sentiu no direto , para questionar para fazer o que ele estava fazendo , e viu que não deu nada, e se sentiu frustrado e muito chateado com a situação pelo fato de seu irmão não estar la com ele no momento.
Citação de Jose Walter de Miranda Soares em janeiro 14, 2023, 9:47 amA psicanálise deveria ser libertária com conceitos de que somos seres sociais em certo ponto,mas que para a saúde mental somos seres individuais.
Quando descobri por mim mesmo os limites da dependência foi libertador,uma avanço total.
Vivemos um tempo em que deveríamos já há muito ter superado certas teses atreladas ideologicamente.
A atual sociedade necessita de novas formulas devido as mudanças drásticas de situações e comportamentos..
Vivemos em sociedade...mas devemos elaborar novas teses que traga a necessidade de sermos livres na maioria das situações.
Estamos repetindo teses ultrapassadas sem nenhum desfecho saudável e nenhuma formula eficiente que leve um caminho definido para os seres humanos do século 21.
Renovemos a psicanálise com independência e legitimidade...
A psicanálise deveria ser libertária com conceitos de que somos seres sociais em certo ponto,mas que para a saúde mental somos seres individuais.
Quando descobri por mim mesmo os limites da dependência foi libertador,uma avanço total.
Vivemos um tempo em que deveríamos já há muito ter superado certas teses atreladas ideologicamente.
A atual sociedade necessita de novas formulas devido as mudanças drásticas de situações e comportamentos..
Vivemos em sociedade...mas devemos elaborar novas teses que traga a necessidade de sermos livres na maioria das situações.
Estamos repetindo teses ultrapassadas sem nenhum desfecho saudável e nenhuma formula eficiente que leve um caminho definido para os seres humanos do século 21.
Renovemos a psicanálise com independência e legitimidade...