Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 87 of 397Next

O processo do estágio do espelho é importante para o desenvolvimento da personalidade. A ausência do irmão gêmeo causou no outro a falta daquele "objeto de amor" que sempre esteve ao seu lado. Ao buscar no espelho o irmão que não estava alí, o gêmeo estava buscando algo/alguém que ele ainda entendia que fazia parte de si mesmo, o que é corroborado por não ter reconhecido a si mesmo no espelho, mas reconhecido sua imagem como outro.

A construção da personalidade do gêmeo também está no processo de reconhecer a si mesmo como um sujeito existente no mundo.

Todo ser humano possui apenas seu corpo para conhecer o mundo ao qual pertence, de maneira comum a primeira identificação é com a mãe que acabe sendo uma extensão deste pequeno Eu em formação. É um momento de textema vulnerabilidade e dependencia. Porém aqui, além desta mãe, temos um outro pequeno corpo ligado ao seu. Este gêmeo não sabe ainda se ver como indivíduo individual, assim ao se olha no espelho não consegue reconhecer a si e sim a outra pessoa que é seu "espelho" e que responde.

Ao não ter resposta, se gera uma profunda angústia pois acredita que está sendo ignorado- marcas do narcisimo que é ideal para esta idade. Sua mãe vem para quebrar este momento de dor porém certamente esta experiencia ficou gravada no seu corpo ao entender que seu irmão não é o seu espelho como ele imagina, pois este vinculo acaba sendo mais preponderante que ao com sua mãe,pois se olham, interagem e geralmente se respondem em necessidades entre eles.

esta experiência gerou uma quebra que é necessária para a experiencia de todo ser humano: entender que Eu sou separado do Outro e que não somos espelho, representamos o que aprendemos e jogaremos isso toda a vida entre aprendizados e apreenções.

Como os irmãos nunca tiveram a experiência da separação, e so tinham a a vivência da ótica do reflexo, vendo sua imagem refletida no espelho, não percebeu a ausência do irmão.

Por mais que sejam gêmeos idênticos, é impossível se confundir o eu com o irmão, na maioria das vezes existe um amor enorme em compartilhar essa experiência, mas com a ajuda da mãe e do nome, ficará bem claro a sua própria percepção do eu

O apego a imagem e presença do irmão não diferenciou para o mesmo o seu próprio reflexo no espelho. Por ainda não ter uma identidade construída o irmão se sente amparado, conduzido e satisfeito por uma ilusão.

Os irmãos podem ter sua imagem idênticas, mas suas personalidades os diferem, o eu de cada um são distintos, e a construção de suas vidas sociais teriam resultados distintos, pois sua construção psíquica, definir o sujeito, expresso pelas suas emoções, idéias, construção de caráter, isso com a influência da mãe ou pai , dependendo em qual contexto famíliar esses irmãos, estão se desenvolvendo.

Uma criança só se reconhece no espelho a partir de certa idade, então o gêmeos seria um pouco mais complexo, pro reconhecimento do seu próprio EU.

A ingenuidade infantil não consegue distinguir sua imagem como sendo sua...A descoberta do espelho enquanto imagem objetiva, pode a princípio fascinar ou frustrar uma criança que se depara pela primeira vez com essa situação. No caso dos gêmeos idênticos, o garoto viu no espelho o que ele costumava ver e sentir de forma palpável, conseguia tocar e interagir. Não se reconheceu no reflexo da imagem até por não imaginar que fisicamente eram iguais, uma vez que o que ele sentia parecia ser apenas dele e não dividido. Esse sentimento lhe trouxe a descoberta de sua própria imagem e se sentiu internamente confuso e dividido.

Aqui fica claro que por conta dos gêmeos nunca terem sido separados eles ainda não tinham construído o seu eu ir na primeira separação que houve entre gêmeos quando o gênio que ficou em casa se deparou de frente ao espelho ele não se identificou o seu eu mais o seu irmão isso fez com que um grande Duvida viesse a sua cabeça porque o seu irmão não queria brincar com ele quando na verdade a falta de identidade do seu eu fez com que ele ficasse frustrado com o resultado que houve ao tentar se comunicar com a imagem do espelho do seu eu

PreviousPage 87 of 397Next