Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 86 of 312Next

O fato é que a dependência do irmão, ou o simples fato da ausência ja lhe causou um desconforto. Tendo a imagem no espelho como solução.

Há um forte elo entre eles, que faz com que um irmão não consiga se ver como individuo

e sim, como ambos sendo um.

Infelizmente a história não abriu pra mim.

Um momento oportuno para a mãe explicar que o irmão dele é muito parecido e depois do acolhimento, colocar os dois em frente ao espelho e fazer uma dinâmica de como funciona a imagem refletida.

Também aproveitar a oportunidade de mostrar que o seu irmão gêmeo não é sua extensão, mas um indivíduo diferente, tanto é que não ficou doente só mesmo tempo, ou da mesma forma.

A imagem que o irmão doente projetou no espelho faz um paralelo ao desamparo, projetando um irmão em sua propria imagem como uma companhia para uma brincadeira, ou seja, a introdução ao mundo que veio de certa forma solicitada para a sua mãe (ja instituida) com o abraço e a escuta de seus desejos e anseios.

Segundo Lacan, estádio do espelho,  aquilo que é capaz de devolver para a criança sua imagem e dá a ilusão de unicidade, o eu pode ser compreendido como instância do imaginário. Naquele momento, angustiado pela falta do irmão e, ao ver refletida a própria imagem no espelho, idêntica à do irmão, de quem nunca tinha se separado, faz com que seu imaginário confunda e traga de volta o objeto do seu desejo. Isso porque a diferenciação entre o eu e o outro ainda estava em construção.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:05 am

Levando em consideração o que está sendo estudado nesta unidade, como você explicaria essa situação dos irmãos gêmeos?

Os irmãos gêmeos desde o nascimento ao se identificar um com o outro, principalmente os de aparência idêntica, muitos acabam tomando pra si uma única identidade, como se não fossem duas pessoas, se vestindo igual, usando mesmo cabelo, mesmos hobbies, fazendo tudo juntos sem um momento individual para reconhecer sua própria personalidade, e isso acaba gerando problemas futuros , exemplo disso são relacionamentos onde cada um tem que seguir com sua vida, gerar sua própria família, as vezes eles se privam disso , ou quando um consegue alguém e o outro não, o outro fica com um misto de raiva e medo de ficar sozinho e acaba destruindo a vida do outro por pensar somente em si, isso por involuntariamente achar que são a mesma pessoa, portanto quando um se desvencilha disso e o outro não, gera problemas.

A imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida, sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho. Ao se olhar no espelho ele vê refletido sua condição única e individual no mundo (evidenciado pelo seu proprio quarto)e se apercebe da falta do irmão quando se da conta de estar só, sem o respaldo social do outro. Quando chega a mae, ele dispõe da angustia à ela que também é um outro estádio de espelho em que se vê reconhecido, e conforta-se como agora um ser percebido na companhia da mãe.  A percepção de si mesmo acometeu-o da falta que o seu outro eu (irmão gêmeo) faz. Isso traz a noção de Eu no mundo como um ser social.

A imagem do corpo se constitui no campo das identificações, na imagem refletida, sob o olhar do outro, tal como o estádio do espelho. Ao se olhar no espelho ele vê refletido sua condição única e individual no mundo (evidenciado pelo seu proprio quarto)e se apercebe da falta do irmão quando se da conta de estar só, sem o respaldo social do outro. Quando chega a mae, ele dispõe da angustia à ela que também é um outro estádio de espelho em que se vê reconhecido, e conforta-se como agora um ser percebido na companhia da mãe.  A percepção de si mesmo acometeu-o da falta que o seu outro eu (irmão gêmeo) faz. Isso traz a noção de Eu no mundo como um ser social.

O não  reconhecimento de si, diante do espelho, mostra que o gêmeo que ficou em casa ainda não tinha conhecimento sobre seu "eu", denotando o processo de construção de sua personalidade.

PreviousPage 86 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱