Desafio - Módulo II
Citação de Rodrigo Soares de Oliveira em março 5, 2023, 7:41 pmUns dos irmãos ao ver o outro alegre e sorridente ao interagir com o cachorrinho, nao se identificou e se frustrou em perceber sua individualidade. Talves por achar que ele e o irmão eram um por serem identicos.
Uns dos irmãos ao ver o outro alegre e sorridente ao interagir com o cachorrinho, nao se identificou e se frustrou em perceber sua individualidade. Talves por achar que ele e o irmão eram um por serem identicos.
Citação de Luiza dos Santos de Sousa em março 5, 2023, 11:24 pmPor serem gêmeos,não quer dizer que terão as mesmas ideia e percepções. Visando isso, ao olhar a imagem temos dois irmão no qual um está feliz e outro com um feição de tristeza, perante isso podemos se deixar que precisa ser detectado o motivo dessa tristeza que talvez a mãe no qual carregou 9 meses saberá.
Por serem gêmeos,não quer dizer que terão as mesmas ideia e percepções. Visando isso, ao olhar a imagem temos dois irmão no qual um está feliz e outro com um feição de tristeza, perante isso podemos se deixar que precisa ser detectado o motivo dessa tristeza que talvez a mãe no qual carregou 9 meses saberá.
Citação de Everton Cavalcante em março 6, 2023, 12:35 amO ser humano tem um vazio permanente e é necessário analise ..
O ser humano tem um vazio permanente e é necessário analise ..
Citação de Giselia Cecilia Guimaraes Da Silva em março 6, 2023, 8:04 pmOs gêmeos idênticos tem um relacionamento além do físico. Eles são muito ligados emocionalmente, muitas vezes têm os mesmos sentimentos, sentem as mesmas dores, enfim, neste caso a falta física do irmão que foi à escola, foi substituída pela imagem no espelho, idêntica. O que levou esse irmão à uma brincadeira fantasiosa, uma vez que as crianças tem essa capacidade de "fantasiar", do faz de conta.
Os gêmeos idênticos tem um relacionamento além do físico. Eles são muito ligados emocionalmente, muitas vezes têm os mesmos sentimentos, sentem as mesmas dores, enfim, neste caso a falta física do irmão que foi à escola, foi substituída pela imagem no espelho, idêntica. O que levou esse irmão à uma brincadeira fantasiosa, uma vez que as crianças tem essa capacidade de "fantasiar", do faz de conta.
Citação de Mari Rodrigues em março 6, 2023, 10:34 pmLevando em consideração a temática de Lacan o reconhecimento do eu é à partir do reflexo do espelho que faz com que o ser humano desde de a infância, ao olhar sua imagem, se diferencie do outro. Como neste caso há uma semelhança entre os dois irmãos por serem gêmeos idênticos o menino não consegue reconhecer sua própria imagem no espelho e a confunde sempre com seu irmão gêmeo.
Levando em consideração a temática de Lacan o reconhecimento do eu é à partir do reflexo do espelho que faz com que o ser humano desde de a infância, ao olhar sua imagem, se diferencie do outro. Como neste caso há uma semelhança entre os dois irmãos por serem gêmeos idênticos o menino não consegue reconhecer sua própria imagem no espelho e a confunde sempre com seu irmão gêmeo.
Citação de RABELOFABYELLE em março 7, 2023, 11:53 amDizem que a conexão entre irmãos gêmeos é tão especial que nem os próprios conseguem explicar. Desde os primeiros momentos de vida, quando compartilham o útero da mãe, eles são rodeados por curiosidades diversas ainda não esclarecidas totalmente pela ciência. Nesse caso acho q ele mesmo só se enxerga somente no outro irmão.
Dizem que a conexão entre irmãos gêmeos é tão especial que nem os próprios conseguem explicar. Desde os primeiros momentos de vida, quando compartilham o útero da mãe, eles são rodeados por curiosidades diversas ainda não esclarecidas totalmente pela ciência. Nesse caso acho q ele mesmo só se enxerga somente no outro irmão.
Citação de Ferragutti em março 7, 2023, 2:27 pmOlá a todos!
Ao meu ver, no primeiro slide, levando em consideração que eram idênticos e somente a mãe e o irmão irmão mais velho o reconhece, pode ser levado em consideração que a mãe, desde o seu nascimento (de um e do outro), fazendo parte do reconhecimento do EU de cada um, e o irmão mais velho, coparticipante da construção da imagem dos gêmeos, ambos mãe e filho mais velho, tem o reconhecimento construído de quem é um e quem é outro.
Nos outros slides, posso compreender que a criança que ficou em casa, ao ter a ausência da imagem (presença física) do irmão, entra em conflito com a representação no espelho de si mesmo e o considera como o OUTRO. Ele busca a relação com a realidade dele naquele momento. O espelho dá ao menino a referência do irmão que está na escola. Um conflito de quem sou eu, segundo a representatividade da imagem, do reconhecimento dele mesmo quando entra sua mãe no quarto.
Abraços.
Olá a todos!
Ao meu ver, no primeiro slide, levando em consideração que eram idênticos e somente a mãe e o irmão irmão mais velho o reconhece, pode ser levado em consideração que a mãe, desde o seu nascimento (de um e do outro), fazendo parte do reconhecimento do EU de cada um, e o irmão mais velho, coparticipante da construção da imagem dos gêmeos, ambos mãe e filho mais velho, tem o reconhecimento construído de quem é um e quem é outro.
Nos outros slides, posso compreender que a criança que ficou em casa, ao ter a ausência da imagem (presença física) do irmão, entra em conflito com a representação no espelho de si mesmo e o considera como o OUTRO. Ele busca a relação com a realidade dele naquele momento. O espelho dá ao menino a referência do irmão que está na escola. Um conflito de quem sou eu, segundo a representatividade da imagem, do reconhecimento dele mesmo quando entra sua mãe no quarto.
Abraços.
Citação de Jerry em março 7, 2023, 8:25 pmSegundo Dolto, "A imagem do corpo é o principal elemento na constituição do Eu", mas a criança, ainda desenvolvendo o Esquema Corporal, não conseguiu diferenciar a imagem dela no espelho com a do seu irmão gêmeo.
Segundo Dolto, "A imagem do corpo é o principal elemento na constituição do Eu", mas a criança, ainda desenvolvendo o Esquema Corporal, não conseguiu diferenciar a imagem dela no espelho com a do seu irmão gêmeo.
Citação de Josealves1971 em março 7, 2023, 9:58 pmNo que diz respeito aos gêmeos, Freud os via como uma oportunidade para entender melhor a natureza da personalidade e da identidade. Ele argumentou que, embora os gêmeos idênticos possam ter características físicas idênticas, eles ainda são indivíduos únicos com personalidades e experiências de vida distintas.
Segundo Freud, o desenvolvimento da personalidade é influenciado por fatores ambientais e genéticos, e os gêmeos idênticos têm uma base genética idêntica, o que pode torná-los mais suscetíveis a desenvolver traços semelhantes. No entanto, ele também reconheceu que os gêmeos podem ser criados em ambientes diferentes, o que pode levar a diferenças significativas em suas personalidades e identidades.
Em suma, Freud via os gêmeos como um meio de explorar a complexidade da formação do eu e como um exemplo de como fatores genéticos e ambientais interagem para influenciar a personalidade e a identidade de uma pessoa.
No que diz respeito aos gêmeos, Freud os via como uma oportunidade para entender melhor a natureza da personalidade e da identidade. Ele argumentou que, embora os gêmeos idênticos possam ter características físicas idênticas, eles ainda são indivíduos únicos com personalidades e experiências de vida distintas.
Segundo Freud, o desenvolvimento da personalidade é influenciado por fatores ambientais e genéticos, e os gêmeos idênticos têm uma base genética idêntica, o que pode torná-los mais suscetíveis a desenvolver traços semelhantes. No entanto, ele também reconheceu que os gêmeos podem ser criados em ambientes diferentes, o que pode levar a diferenças significativas em suas personalidades e identidades.
Em suma, Freud via os gêmeos como um meio de explorar a complexidade da formação do eu e como um exemplo de como fatores genéticos e ambientais interagem para influenciar a personalidade e a identidade de uma pessoa.
Citação de dayannemarques95 em março 8, 2023, 12:06 amPrimeiro de tudo que ambos nunca tinham sido separados com base na história, e pela primeira vez ele ficou sem o irmão que é idêntico a si e isso gerou um desconforto por não ter o irmão com ele, é um elo emocional muito forte que existe, segundo ponto o garoto ficou frustrado por se olhar no espelho e sem perceber conseguiu por meio do desconforto ter a consciência de que era idêntico ao irmão, com certeza naquele momento varias interrogações apareceram na cabeça dele, de como por exemplo: quem sou eu? porque confundi a mim mesmo com o meu irmão? porque somos tão idênticos? e varias emoções que por ainda ser muito jovem ele não iria saber se expressar. E com base nisso vale os pais sentarem com os meninos e apresentar a eles esse ''eu'' que cada um tem, porque mesmo que sejam idênticos, eles são pessoas diferentes, com gostos diferentes, jeito de ser diferente, então é interessante os pais ir ensinando essa descoberta aos meninos.
Primeiro de tudo que ambos nunca tinham sido separados com base na história, e pela primeira vez ele ficou sem o irmão que é idêntico a si e isso gerou um desconforto por não ter o irmão com ele, é um elo emocional muito forte que existe, segundo ponto o garoto ficou frustrado por se olhar no espelho e sem perceber conseguiu por meio do desconforto ter a consciência de que era idêntico ao irmão, com certeza naquele momento varias interrogações apareceram na cabeça dele, de como por exemplo: quem sou eu? porque confundi a mim mesmo com o meu irmão? porque somos tão idênticos? e varias emoções que por ainda ser muito jovem ele não iria saber se expressar. E com base nisso vale os pais sentarem com os meninos e apresentar a eles esse ''eu'' que cada um tem, porque mesmo que sejam idênticos, eles são pessoas diferentes, com gostos diferentes, jeito de ser diferente, então é interessante os pais ir ensinando essa descoberta aos meninos.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱
The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.