Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 85 of 312Next

Uns dos irmãos ao ver o outro alegre e sorridente ao interagir com o cachorrinho, nao se identificou e se frustrou em perceber sua individualidade. Talves por achar que ele e o irmão eram um por serem identicos.

Por serem gêmeos,não quer dizer que terão as mesmas ideia e percepções. Visando isso, ao olhar a imagem temos dois irmão no qual um está feliz e outro com um feição de tristeza, perante isso podemos se deixar que precisa ser detectado o motivo dessa tristeza que talvez a mãe no qual carregou 9 meses saberá.

O ser humano tem um vazio permanente e é necessário analise ..

Os gêmeos idênticos tem um relacionamento além do físico. Eles são muito ligados emocionalmente, muitas vezes têm os mesmos sentimentos, sentem as mesmas dores, enfim, neste caso a falta física do irmão que foi à escola, foi substituída pela imagem no espelho, idêntica. O que levou esse irmão à uma brincadeira fantasiosa, uma vez que as crianças tem essa capacidade de "fantasiar", do faz de conta.

Levando em consideração a temática de Lacan o reconhecimento do eu é à partir do reflexo do espelho que faz com que o ser humano desde de a infância, ao olhar sua imagem, se diferencie do outro. Como neste caso há uma semelhança entre os dois irmãos por serem gêmeos idênticos o menino não consegue reconhecer sua própria imagem no espelho e a confunde sempre com seu irmão gêmeo.

Dizem que a conexão entre irmãos gêmeos é tão especial que nem os próprios conseguem explicar. Desde os primeiros momentos de vida, quando compartilham o útero da mãe, eles são rodeados por curiosidades diversas ainda não esclarecidas totalmente pela ciência. Nesse caso acho q ele mesmo só se enxerga somente no outro irmão.

Olá a todos!

Ao meu ver, no primeiro slide, levando em consideração que eram idênticos e somente a mãe e o irmão irmão mais velho o reconhece, pode ser levado em consideração que a mãe, desde o seu nascimento (de um e do outro), fazendo parte do reconhecimento do EU de cada um, e o irmão mais velho, coparticipante da construção da imagem dos gêmeos, ambos mãe e filho mais velho, tem o reconhecimento construído de quem é um e quem é outro.

Nos outros slides, posso compreender que a criança que ficou em casa, ao ter a ausência da imagem (presença física) do irmão, entra em conflito com a representação no espelho de si mesmo e o considera como o OUTRO. Ele busca a relação com a realidade dele naquele momento. O espelho dá ao menino a referência do irmão que está na escola. Um conflito de quem sou eu, segundo a representatividade da imagem, do reconhecimento dele mesmo quando entra sua mãe no quarto.

Abraços.

Segundo Dolto, "A imagem do corpo é o principal elemento na constituição do Eu", mas a criança, ainda desenvolvendo o Esquema Corporal, não conseguiu diferenciar a imagem dela no espelho com a do seu irmão gêmeo.

No que diz respeito aos gêmeos, Freud os via como uma oportunidade para entender melhor a natureza da personalidade e da identidade. Ele argumentou que, embora os gêmeos idênticos possam ter características físicas idênticas, eles ainda são indivíduos únicos com personalidades e experiências de vida distintas.

Segundo Freud, o desenvolvimento da personalidade é influenciado por fatores ambientais e genéticos, e os gêmeos idênticos têm uma base genética idêntica, o que pode torná-los mais suscetíveis a desenvolver traços semelhantes. No entanto, ele também reconheceu que os gêmeos podem ser criados em ambientes diferentes, o que pode levar a diferenças significativas em suas personalidades e identidades.

Em suma, Freud via os gêmeos como um meio de explorar a complexidade da formação do eu e como um exemplo de como fatores genéticos e ambientais interagem para influenciar a personalidade e a identidade de uma pessoa.

Primeiro de tudo que ambos nunca tinham sido separados com base na história, e pela primeira vez ele ficou sem o irmão que é idêntico a si e isso gerou um desconforto por não ter o irmão com ele, é um elo emocional muito forte que existe, segundo ponto o garoto ficou frustrado por se olhar no espelho e sem perceber conseguiu por meio do desconforto ter a consciência de que era idêntico ao irmão, com certeza naquele momento varias interrogações apareceram na cabeça dele, de como por exemplo: quem sou eu? porque confundi a mim mesmo com o meu irmão? porque somos tão idênticos? e varias emoções que por ainda ser muito jovem ele não iria saber se expressar. E com base nisso vale os pais sentarem com os meninos e apresentar a eles esse ''eu'' que cada um tem, porque mesmo que sejam idênticos, eles são pessoas diferentes, com gostos diferentes, jeito de ser diferente, então é interessante os pais ir ensinando essa descoberta aos meninos.

PreviousPage 85 of 312Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱