Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 84 of 351Next

Vejo nas figuras o reflexo das emoções. Uma demonstrando alegria e a outra frustração.  Também é possível notar a formação do ser humano como inveja, personalidade e desafios. Um aprendendo e refletindo no outro.

O fato de serem gêmeos não são iguais. Um sortidente, o outro sério demonstra Estados psíquicos diferentes...

O que me chama a atenção nesta estória, é que o fato é descrito com relação a um dos irmãos, o que vai a escola não é mencionado e não apresenta uma narrativa deixando subentende que ele manteve a mesma experiência cotidiana e por isso não há novas ocorrências de conhecimento e interferência transformacional, consequentemente não tem novos dados a assimilar.

Por outro lado, o irmão que ficou em casa vivencia uma nova experiência dentro de seu contexto habitual, que é ao mesmo tempo assustadora e desafiadora. Ele está separado pela primeira vez do irmão, isso por si só o faz sentir que havia um grande desafio a ser enfrentado naquele momento, o que sugere a possibilidade de uma sensação de angustia com a qual ele não tinha a mínima noção do que fazer; em segundo lugar, ele se vê frente ao seu próprio eu, imagem, reflexo e pelo provável desconhecimento de que ele e seu irmão de certa forma são a mesma pessoa em relação as características físicas, o que na certa é desconhecido e ao mesmo tempo assustador, pois, ao se ver refletido no espelho, não se identifica, mas identifica seu irmão e o mesmo não corresponde como o irmão mas sim como ele e essa descoberta o amedronta e assusta pois sem entender descobre que ele e seu irmão são fisicamente a mesma pessoa e ao mesmo tempo pessoas diferentes. Essa vivência o perturba muito ao ponto da mãe precisar intervir.

Acredito que pelo fato de serem gêmeos idênticos, ao olhar no espelho e ver sua imagem refletida, ele confundiu com a imagem de seu irmão, que ele estava habituado a se relacionar.

A criança ao se observar no espelho não consegue identificar o reflexo do seu próprio eu, ou, criando uma projeção do seu irmão

Apesar da semelhança física dos gêmeos, a personalidade de cada um parece oposta.

Acredito que mesmo tendo aparência indentica cada um tem personalidade diferente os sentimentos e pensamentos diferentes, independentemente de ser gêmeos, criados pelas mesmas pessoas mas totalmente diferentes em sentimentos e ações.

Neste momento, de olhar a própria imagem no espelho e vendo a si mesmo e não o seu irmão gêmeo, dentro da teoria de Freud - do eu inicialmente consciência, o ego como representante da personalidade, é o eu do indivíduo; onde, Lacan classificará como o estádio do espelho, no qual o eu pode ser compreendido como instância do imaginário. 

Por meio de uma identificação com a imagem refletida no espelho e de outra pessoa, entende que ela também é unidade, assim cria mecanismos para compreender e avaliar que também possui imagem, entende-se ainda que o espelho é onde a criança percebe sobre sua identidade corpórea.

São seres humano que já tem uma ligação, uterina que no nascimento eles podem se sentir confusos com outro ser cuidando e falando, eles podem identificar a voz, pois no consciente ainda não compreende o cuidado e a proteção.

PreviousPage 84 of 351Next