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Desafio - Módulo II

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Interessante essa questão. Porque na fase de espelho eles podem ter tido dificuldade para atravessar aquele momento constituinte porque, em vez de encontrar um vazio, o irmão pode preencher essa falta. Talvez daí venha essa necessidade dos irmãos estarem sempre juntos e fazerem tudo juntos.

Podemos ver claramente que o irmão que ficou não se percebeu como indivíduo único ainda. Por nunca haver a separação entre os dois, criou-se uma dependência emocional e um espelhamento físico. Em muitas vezes é causado por pais que tratam gêmeos idênticos como um só e não trabalham suas individualidades. Prejudicando assim a construção de sua imagem própria. O irmão expressa sua angústia ao perceber a indiferença de sua imagem projetada no espelho que não interage com ele e por outro lado não se reconhece físicamente. Cabendo à mãe então intervir, explicar e trabalhar o exercício da descoberta da individualidade no menino através do reconhecimento físico, criando assim sua imagem própria.

De acordo com as palavras do texto estudado, ele tem consciência da imagem do seu irmão, mas ele não se reconhece diante do espelho, com ajuda da mãe ele pode começar a se reconhecer. Lacan nos explicar esse processo, primeiro esta criança tem que se reconhecer diante do espelho, depois deve ter a confirmação da mãe dando início a sua humanização e reconhecimento do seu irmão como o outro. Note que a constituição do eu não vem de um amadurecimento biológico, mas de uma relação em que o eu se precipita, constituindo uma subjetividade.

A ilustração mostra o fato de que um dos irmãos não consegue conectar com o meio.. embora sejam gêmeos.. um é bem diferente do outro.

A ilustração mostra o fato de que um dos irmãos não consegue se conectar com o meio... enquanto um brinca normalmente com o cachorro o outro não consegue se interagir.

Ele está de sentindo perdido,pois ainda não está bem certo de quem ele é. Sua imagem no espelho faz com que se sinta desconfortável consigo mesmo.

O menino ao ver a outra imagem não tem a percepção de que está diante de um reflexo, no momento ele acha que é o irmão, mas como ele não corresponde a sua interatividade, logo se aborrece. É importante fazer dinâmicas com a criança em frente ao espelho para que ele entenda e tenha essa percepção.

Desde o nascimento, os gêmeos viviam juntos. Provavelmente faziam todas as atividades diárias um com o outro. Eles criaram a Imagem do EU fazendo ligação entre eles. Quando o irmão X foi para a escola, o irmão Y sentiu falta do seu EU que era refletido no irmão. Por isso a importância de gêmeos serem tratados como seres únicos e incentivados a fazerem atividades individual, para que o seu EU não seja refletido na imagem do outro.

A crianca que ficou em casa ainda nao tem consciencia do seu EU. E como eram gemeos univitelinos ou seja MUITO parecidos a imagem que ele estava vendo era a imagem que via todos os dias (o seu irmao) a mae por sua vez o poe na realidade do mundo exterior e a partir dai ele vai se dar conta de que ele e o irmao sao seres distintos.

Há ainda uma total falta de percepção do menino sobre o que é imagem representativa e o que é uma pessoa, pois, apesar de gêmeos, certamente são diferentes, algo que ele ainda não se mostra capaz de reconhecer.

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