Desafio - Módulo II
Citação de Fabiene Fernandes em maio 2, 2023, 12:04 amQuando o gêmeo vê a imagem no espelho, não soube destingir a realidade e o imaginário, quando a mãe chega, e passa a informação, há um choque de realidade, dessa forma construindo o eu.
Quando o gêmeo vê a imagem no espelho, não soube destingir a realidade e o imaginário, quando a mãe chega, e passa a informação, há um choque de realidade, dessa forma construindo o eu.
Citação de Glazielle Taynara de Souza em maio 3, 2023, 10:16 amA criança que ainda está no processo de reconhecimento do próprio Eu. Provavelmente sabe pouco distinguir que o irmão não faz parte de si. A mãe ou responsável é fundamental na inserção e processo de amparo desse ser humano ao mundo.
A criança que ainda está no processo de reconhecimento do próprio Eu. Provavelmente sabe pouco distinguir que o irmão não faz parte de si. A mãe ou responsável é fundamental na inserção e processo de amparo desse ser humano ao mundo.
Citação de Josielle campanha em maio 3, 2023, 11:49 pmacredito que como estamos falando de imagem pessoal, quando um se olha e vê o irmão acredito que aquela é a imagem visual que ele tem, se torna fixo para algo interior deles. Quando ele percebe que estava olhando para o espelho e via a si próprio, mas, na visão dele era o irmão , ele se vê triste pois não compreende que só tinha ele.
acredito que como estamos falando de imagem pessoal, quando um se olha e vê o irmão acredito que aquela é a imagem visual que ele tem, se torna fixo para algo interior deles. Quando ele percebe que estava olhando para o espelho e via a si próprio, mas, na visão dele era o irmão , ele se vê triste pois não compreende que só tinha ele.
Citação de Carlos Jose de Farias Pontes em maio 4, 2023, 2:34 pmComo Lacan afirmou, o estádio do espelho é um momento de reconhecimento, de identificação. No caso dos irmãos gêmeos idênticos, ao olhar para o outro cada irmão já estava vivendo o estádio do espelho, pois pela semelhança, um já se reconhecia no outro.
Como Lacan afirmou, o estádio do espelho é um momento de reconhecimento, de identificação. No caso dos irmãos gêmeos idênticos, ao olhar para o outro cada irmão já estava vivendo o estádio do espelho, pois pela semelhança, um já se reconhecia no outro.
Citação de Jessica Oliveira Barbosa Di Monteiro em maio 4, 2023, 9:49 pmFoi bom a mãe ter presenciado essa cena, pois irmãos por serem ''iguais'' refletem sua imagem no outro , sendo assim tendo uma percepção de que são apenas um. A partir do momento que a criança que ficou em casa e viu sua imagem refletida no espelho, logo associou ao irmão. Nesse ponto é necessário que a mãe tenha uma conversa com ele e pontue suas semelhanças e diferenças. A visão da criança é de associar ao seu reflexo o irmão. Apesar das grandes semelhanças é necessário aos poucos direcionar essas crianças a enxergarem tambem a sua individualidade e diminuir a somatização do que é do outro .
Foi bom a mãe ter presenciado essa cena, pois irmãos por serem ''iguais'' refletem sua imagem no outro , sendo assim tendo uma percepção de que são apenas um. A partir do momento que a criança que ficou em casa e viu sua imagem refletida no espelho, logo associou ao irmão. Nesse ponto é necessário que a mãe tenha uma conversa com ele e pontue suas semelhanças e diferenças. A visão da criança é de associar ao seu reflexo o irmão. Apesar das grandes semelhanças é necessário aos poucos direcionar essas crianças a enxergarem tambem a sua individualidade e diminuir a somatização do que é do outro .
Citação de Simara Araújo em maio 5, 2023, 1:45 amÉ na imagem do corpo, alicerce do narcisismo, que o tempo se entrelaça com o espaço, e que o estado pregresso do inconsciente repercute na relação presente. A imagem do corpo é estruturada pela comunicação dos indivíduos e os fragmentos no dia a dia.
Para a criança começar a entender quem são as outras pessoas, é preciso que primeiro ela se conheça. Uma forma de fazer isso é pedir a criança que faça um autorretrato, a mamãe poderia pegar uma foto e pedir que ele desenhasse num papel, depois pedir a ele que desenhe os membros da família, e vai observando com ele as diferenças físicas. Dessa forma a criança vai entendendo aos poucos que ela é um ser único, pode ser muito parecido com o irmão gêmeo, mas com certeza existem alguns traços diferentes.
É na imagem do corpo, alicerce do narcisismo, que o tempo se entrelaça com o espaço, e que o estado pregresso do inconsciente repercute na relação presente. A imagem do corpo é estruturada pela comunicação dos indivíduos e os fragmentos no dia a dia.
Para a criança começar a entender quem são as outras pessoas, é preciso que primeiro ela se conheça. Uma forma de fazer isso é pedir a criança que faça um autorretrato, a mamãe poderia pegar uma foto e pedir que ele desenhasse num papel, depois pedir a ele que desenhe os membros da família, e vai observando com ele as diferenças físicas. Dessa forma a criança vai entendendo aos poucos que ela é um ser único, pode ser muito parecido com o irmão gêmeo, mas com certeza existem alguns traços diferentes.
Citação de Sandra Mara Costa em maio 5, 2023, 12:58 pmA criança até os seus 2 anos, não se reconhece no espelho, agindo como se fosse outra pessoa. No caso dos gêmeos, um dos irmãos vê no espelho a imagem do outo, agindo de forma insegura quando a imagem do espelho se nega a brincadeira. Esse irmão está emocionalmente ligado ao outro ao ponto de não se reconhecer ou simplesmente não se reconhece por causa da idade?
A criança até os seus 2 anos, não se reconhece no espelho, agindo como se fosse outra pessoa. No caso dos gêmeos, um dos irmãos vê no espelho a imagem do outo, agindo de forma insegura quando a imagem do espelho se nega a brincadeira. Esse irmão está emocionalmente ligado ao outro ao ponto de não se reconhecer ou simplesmente não se reconhece por causa da idade?
Citação de Gisely Rodrigues Araujo em maio 5, 2023, 3:51 pmO ser humano nasce inconsciente de si, si vê um com a mãe. Ele não tem a percepção de eu !
Neste caso é importante a mãe e os educadores, chamar a criança pelo nome e proporcionar atividades em que possa desenvolver a sua consciência de si e do outro. Forjando assim o eu, sua individuatividade, suas peculiaridades, sua independência. Com isso bem definido, irá proporcionar liberdade, autenticidade, verdade, um grande conhecedor do seu Eu !!
O ser humano nasce inconsciente de si, si vê um com a mãe. Ele não tem a percepção de eu !
Neste caso é importante a mãe e os educadores, chamar a criança pelo nome e proporcionar atividades em que possa desenvolver a sua consciência de si e do outro. Forjando assim o eu, sua individuatividade, suas peculiaridades, sua independência. Com isso bem definido, irá proporcionar liberdade, autenticidade, verdade, um grande conhecedor do seu Eu !!
Citação de Eunice de Oliveira Silva Borges em maio 5, 2023, 6:27 pmO menino ainda não havia desenvolvido totalmente o seu modo de perceber as coisas, como os irmãos nunca haviam sido separados, ao se ver no espelho imaginou que sua imagem fosse na verdade seu irmão. Pois eram idênticos.
O menino ainda não havia desenvolvido totalmente o seu modo de perceber as coisas, como os irmãos nunca haviam sido separados, ao se ver no espelho imaginou que sua imagem fosse na verdade seu irmão. Pois eram idênticos.
Citação de ROSENEIDE BISPO VIANA em maio 5, 2023, 7:45 pmA medida que vamos desenvolvendo a consciência temos novas percepção do outro. Para aquela criança que ainda não tinha a percepção de um adulto , ele não conseguiu diferenciar um imagem , do seu próprio reflexo.
A medida que vamos desenvolvendo a consciência temos novas percepção do outro. Para aquela criança que ainda não tinha a percepção de um adulto , ele não conseguiu diferenciar um imagem , do seu próprio reflexo.