Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 99 of 397Next

Quando o gêmeo  vê a imagem no espelho, não soube destingir a realidade e o imaginário, quando a mãe chega, e passa a informação, há um choque de realidade, dessa forma construindo o eu.

A criança que ainda está no processo de reconhecimento do próprio Eu. Provavelmente sabe pouco distinguir que o irmão não faz parte de si. A mãe ou responsável é fundamental na inserção e processo de amparo desse ser humano ao mundo.

acredito que como estamos falando de imagem pessoal, quando um se olha e vê o irmão acredito que aquela é a imagem visual que ele tem,  se torna fixo para algo interior deles. Quando ele percebe que estava olhando para o espelho e via a si próprio, mas, na visão dele era o irmão , ele se vê triste pois não compreende que só tinha ele.

Como Lacan afirmou, o estádio do espelho é um momento de reconhecimento, de identificação. No caso dos irmãos gêmeos idênticos, ao olhar para o outro cada irmão já estava vivendo o estádio do espelho, pois pela semelhança, um já se reconhecia no outro.

Foi bom a mãe ter presenciado essa cena, pois irmãos por serem ''iguais'' refletem sua imagem no outro , sendo assim tendo uma percepção de que são apenas um. A partir do momento que a criança que ficou em casa e viu sua imagem refletida no espelho, logo associou ao irmão. Nesse ponto é necessário que a mãe tenha uma conversa com ele e pontue suas semelhanças e diferenças. A visão da criança é de associar ao seu reflexo o irmão. Apesar das grandes semelhanças é necessário aos poucos direcionar essas crianças a enxergarem tambem a sua individualidade e diminuir a somatização do que  é do outro .

É na imagem do corpo, alicerce do narcisismo, que o tempo se entrelaça com o espaço, e que o estado pregresso do inconsciente repercute na relação presente. A imagem do corpo é estruturada pela comunicação dos indivíduos e os fragmentos no dia a dia.

Para a criança começar a entender quem são as outras pessoas, é preciso que primeiro ela se conheça. Uma forma de fazer isso é pedir a criança que faça um autorretrato, a mamãe poderia pegar uma foto e pedir que ele desenhasse num papel, depois pedir a ele que desenhe os membros da família, e vai observando com ele as diferenças físicas. Dessa forma a criança vai entendendo aos poucos que ela é um ser único, pode ser muito parecido com o irmão gêmeo, mas com certeza existem alguns traços diferentes.

A criança até os seus 2 anos, não se reconhece no espelho, agindo como se fosse outra pessoa. No caso dos gêmeos, um dos irmãos vê no espelho a imagem do outo, agindo de forma insegura quando a imagem do espelho se nega a brincadeira. Esse irmão está emocionalmente ligado ao outro ao ponto de não se reconhecer ou simplesmente não se reconhece por causa da idade?

O ser humano nasce inconsciente de si, si vê um com a mãe. Ele não tem a percepção de eu !

Neste caso é importante a mãe e os educadores, chamar a criança pelo nome e proporcionar atividades em que possa desenvolver a sua consciência de si e do outro. Forjando assim o eu, sua individuatividade, suas peculiaridades, sua independência. Com isso bem definido, irá proporcionar liberdade, autenticidade, verdade, um grande conhecedor do seu Eu !!

O menino ainda não havia desenvolvido totalmente o seu modo de perceber as coisas, como os irmãos nunca haviam sido separados, ao se ver no espelho imaginou que sua imagem fosse na verdade seu irmão. Pois eram idênticos.

A medida que vamos desenvolvendo a consciência  temos novas percepção do outro. Para aquela criança que ainda não tinha a percepção de um adulto , ele não conseguiu diferenciar um imagem , do seu próprio reflexo.

PreviousPage 99 of 397Next