Desafio - Módulo III
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Citação de Claiton em outubro 29, 2021, 5:01 pmA troca da libido levará o indivíduo a também trocar a sua percepção, ou seja, aquela imagem definidora será de alguma forma danificada. Assim, o resultado será de uma personalidade com desvios ou alterações, por isso mesmo, a busca de uma identidade externa, alheia.
A troca da libido levará o indivíduo a também trocar a sua percepção, ou seja, aquela imagem definidora será de alguma forma danificada. Assim, o resultado será de uma personalidade com desvios ou alterações, por isso mesmo, a busca de uma identidade externa, alheia.
Citação de VILEMIR CHAMPOUDRY DE MATOS VILELA em outubro 30, 2021, 12:00 pmLendo o "Conceito do eu e da personalidade", digo que nesse caso em tela o personagem imagina que realmente é um presidente e assim se segue. Segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. Dessa maneira, podemos concluir que ego atua de forma fundamental para caracterizar essa personalidade da pessoa com maior instância de psíquica e logo, leva uma relação com o mundo externo. "O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias (FREUD, 1996b)."
Lendo o "Conceito do eu e da personalidade", digo que nesse caso em tela o personagem imagina que realmente é um presidente e assim se segue. Segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. Dessa maneira, podemos concluir que ego atua de forma fundamental para caracterizar essa personalidade da pessoa com maior instância de psíquica e logo, leva uma relação com o mundo externo. "O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias (FREUD, 1996b)."
Citação de Elmo Alexandre Andrade Maximo em novembro 9, 2021, 2:57 amo mecanismo de troca foi do id que seriamos impulsos pelo ego como vigiar para não quebrar as regras sociais.
o mecanismo de troca foi do id que seriamos impulsos pelo ego como vigiar para não quebrar as regras sociais.
Citação de Elmo Alexandre Andrade Maximo em novembro 9, 2021, 12:10 pmA esquizofrenia hoje sabemos que é o excesso de dopamina no cerebro que induz a fantasia de ser presidente dos EUA, ela não tem cura , mas tem medicação porque o objetivo da ciência hoje é dar o minino de conforto aos seus pacientes que sofrem.
A esquizofrenia hoje sabemos que é o excesso de dopamina no cerebro que induz a fantasia de ser presidente dos EUA, ela não tem cura , mas tem medicação porque o objetivo da ciência hoje é dar o minino de conforto aos seus pacientes que sofrem.
Citação de Carlos Jose em novembro 16, 2021, 11:57 pmTenho a impressão que esse sintoma se encaixa dentro do processo primário , pois ele cria uma imagem(do presidente dos EUA)para aliviar sua tensão, e com isso se prende em um mundo irreal.
Tenho a impressão que esse sintoma se encaixa dentro do processo primário , pois ele cria uma imagem(do presidente dos EUA)para aliviar sua tensão, e com isso se prende em um mundo irreal.
Citação de Ronaldo Alexandre Castilho em novembro 17, 2021, 12:27 pmNa esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. No curso do desenvolvimento da libido, é esperado que ela percorra diferentes fases: autoerotismo, narcisismo e, finalmente, deve ser investida no mundo exterior. Como a pulsão é sempre parcial, essa característica permite pensar que parte da libido se desenvolve, mas a outra se fixa em algum lugar nesse percurso. No caso da pessoa acreditar ser o presidente dos Estados Unidos, e ter atitudes e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, leva a uma fantasia, ou seja, ela acredita na própria mentira, isso se chama Sofisma. Freud diz: O que me parece mais essencial é que a paranoia deve ser mantida com um tipo clínico independente, por mais frequentemente que o quadro que ofereça possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão propriamente dita em ambas as moléstias teria o mesmo aspecto principal - desligamento da libido, juntamente com sua regressão para o ego -, ela se distinguiria da demência precoce por ter sua fixação disposicional diferentemente localizada e por possuir um mecanismo diverso para o retorno do reprimido. (FREUD, 1911/1996, p.82-83).
Na esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. No curso do desenvolvimento da libido, é esperado que ela percorra diferentes fases: autoerotismo, narcisismo e, finalmente, deve ser investida no mundo exterior. Como a pulsão é sempre parcial, essa característica permite pensar que parte da libido se desenvolve, mas a outra se fixa em algum lugar nesse percurso. No caso da pessoa acreditar ser o presidente dos Estados Unidos, e ter atitudes e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, leva a uma fantasia, ou seja, ela acredita na própria mentira, isso se chama Sofisma. Freud diz: O que me parece mais essencial é que a paranoia deve ser mantida com um tipo clínico independente, por mais frequentemente que o quadro que ofereça possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão propriamente dita em ambas as moléstias teria o mesmo aspecto principal - desligamento da libido, juntamente com sua regressão para o ego -, ela se distinguiria da demência precoce por ter sua fixação disposicional diferentemente localizada e por possuir um mecanismo diverso para o retorno do reprimido. (FREUD, 1911/1996, p.82-83).
Citação de joao vieira em novembro 17, 2021, 6:09 pmCom a falta do libido o doente passa a viver em um mundo paralelo.
Com a falta do libido o doente passa a viver em um mundo paralelo.
Citação de Deoclecio Motilia dos Santos em novembro 19, 2021, 11:32 pmPara ele a Constituição do Eu é um Delírios, que surgem quando a pessoa acredita vivamente em algo que não é real, pelo fato dele vivenciar em sua mente um personagem que não é realmente ele, já mostra laços de distúrbios psicológicos.
Para ele a Constituição do Eu é um Delírios, que surgem quando a pessoa acredita vivamente em algo que não é real, pelo fato dele vivenciar em sua mente um personagem que não é realmente ele, já mostra laços de distúrbios psicológicos.
Citação de Jorge Wilson Grecov em novembro 22, 2021, 5:23 pmConsiderando a segunda parte da questão proposta, o mecanismo se refere ao narcisismo primário.
Considerando a segunda parte da questão proposta, o mecanismo se refere ao narcisismo primário.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱