Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 103 of 205Next

Libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.

Freud está se referindo ao conceito de "repressão" na constituição do eu.

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, há uma ênfase na formação do eu a partir da relação com objetos externos e na interação entre o eu e o outro. O desenvolvimento do eu envolve a diferenciação entre o interno e o externo, bem como a formação de uma identidade em relação ao mundo exterior.

A repressão é um mecanismo de defesa central na teoria psicanalítica de Freud. Ela envolve o afastamento de conteúdos perturbadores, como desejos, impulsos ou memórias traumáticas, do consciente para o inconsciente. Essa repressão pode ocorrer como uma maneira de lidar com conflitos internos ou experiências dolorosas que ameaçam a integridade psíquica.

Na esquizofrenia, que envolve uma série de desafios cognitivos e de percepção da realidade, a repressão poderia ser considerada como uma hipótese para explicar o que acontece à libido (energia psíquica) afastada dos objetos externos. Pode-se argumentar que, devido à complexidade dos conflitos internos ou à dificuldade em lidar com certas experiências, a libido associada a esses conteúdos é reprimida ou afastada da percepção consciente. Isso poderia contribuir para os sintomas e as características da esquizofrenia.

Portanto, a hipótese que poderia ser assinalada em relação à pergunta é que a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia poderia estar sujeita a mecanismos de repressão, conforme descritos na teoria psicanalítica de Freud.

Maria do Carmo Ferreira has reacted to this post.
Maria do Carmo Ferreira

A troca da libido por coisas subjetas afasta o indivíduo mais e mais da realidade, enquanto que quando ele consegue objetivar suas sensações e interesses, começa a  surgir base para um tratamento com perspectivas de melhora

Ao perder o interesse e a libido  por pessoas e coisas fazem com que as pessoas com esquizofrenia substituam o mundo externo pela fantasia.

A falta de libido cria no paciente um mundo imaginário fazendo com que ele viva nesse mundo por ele criado.

A mudança da troca da libido , faz com que ele , não tenha mais os elementos da personalidade , os três elementos , não comunicam-se mais da forma que deveria.

A realidade externa , não representa mais nenhuma influencia , pois os mecanismos de defesa , não conseguem mais acessar de forma a criar um diálogo ou a compreensão do eu.

A esquizofrenia é uma doença a qual a pessoa nao vive a realidade e as pessoas de fora não tem acesso o esquizofrenico tem o proprio mundo dele sua propria realidade de si mesma ela nao precisa lidar com mudancas e nem com fracassos tudo que é externo é deixado pra fora.

Freud fala do mecanismo de defesa chamado"Retrtaimento do investimento do objeto" A libido e retirado dos objetos externos e direcionada para o ego.

nesse caso o id prevalece ,ignorando assim a realidade do próprio eu.

  1. Nesse caso,  a esquizofrenia atinge o ego, quebrando a capacidade de mediação daquilo que é real(externo) e fantasia(interno). Fazendo a pessoa acreditar que é o eu idealizado (Presidente).
PreviousPage 103 of 205Next