Desafio - Módulo III
Citação de Arlete Carvalho em agosto 18, 2023, 7:47 pmLibido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
Libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. ... Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.
Citação de alessandrafranco em agosto 18, 2023, 10:44 pmFreud está se referindo ao conceito de "repressão" na constituição do eu.
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, há uma ênfase na formação do eu a partir da relação com objetos externos e na interação entre o eu e o outro. O desenvolvimento do eu envolve a diferenciação entre o interno e o externo, bem como a formação de uma identidade em relação ao mundo exterior.
A repressão é um mecanismo de defesa central na teoria psicanalítica de Freud. Ela envolve o afastamento de conteúdos perturbadores, como desejos, impulsos ou memórias traumáticas, do consciente para o inconsciente. Essa repressão pode ocorrer como uma maneira de lidar com conflitos internos ou experiências dolorosas que ameaçam a integridade psíquica.
Na esquizofrenia, que envolve uma série de desafios cognitivos e de percepção da realidade, a repressão poderia ser considerada como uma hipótese para explicar o que acontece à libido (energia psíquica) afastada dos objetos externos. Pode-se argumentar que, devido à complexidade dos conflitos internos ou à dificuldade em lidar com certas experiências, a libido associada a esses conteúdos é reprimida ou afastada da percepção consciente. Isso poderia contribuir para os sintomas e as características da esquizofrenia.
Portanto, a hipótese que poderia ser assinalada em relação à pergunta é que a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia poderia estar sujeita a mecanismos de repressão, conforme descritos na teoria psicanalítica de Freud.
Freud está se referindo ao conceito de "repressão" na constituição do eu.
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, há uma ênfase na formação do eu a partir da relação com objetos externos e na interação entre o eu e o outro. O desenvolvimento do eu envolve a diferenciação entre o interno e o externo, bem como a formação de uma identidade em relação ao mundo exterior.
A repressão é um mecanismo de defesa central na teoria psicanalítica de Freud. Ela envolve o afastamento de conteúdos perturbadores, como desejos, impulsos ou memórias traumáticas, do consciente para o inconsciente. Essa repressão pode ocorrer como uma maneira de lidar com conflitos internos ou experiências dolorosas que ameaçam a integridade psíquica.
Na esquizofrenia, que envolve uma série de desafios cognitivos e de percepção da realidade, a repressão poderia ser considerada como uma hipótese para explicar o que acontece à libido (energia psíquica) afastada dos objetos externos. Pode-se argumentar que, devido à complexidade dos conflitos internos ou à dificuldade em lidar com certas experiências, a libido associada a esses conteúdos é reprimida ou afastada da percepção consciente. Isso poderia contribuir para os sintomas e as características da esquizofrenia.
Portanto, a hipótese que poderia ser assinalada em relação à pergunta é que a libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia poderia estar sujeita a mecanismos de repressão, conforme descritos na teoria psicanalítica de Freud.
Citação de Roselene Balduino de Carvalho Periotto em agosto 20, 2023, 7:44 pmA troca da libido por coisas subjetas afasta o indivíduo mais e mais da realidade, enquanto que quando ele consegue objetivar suas sensações e interesses, começa a surgir base para um tratamento com perspectivas de melhora
A troca da libido por coisas subjetas afasta o indivíduo mais e mais da realidade, enquanto que quando ele consegue objetivar suas sensações e interesses, começa a surgir base para um tratamento com perspectivas de melhora
Citação de Leandro Barbosa Silva em agosto 21, 2023, 10:17 pmAo perder o interesse e a libido por pessoas e coisas fazem com que as pessoas com esquizofrenia substituam o mundo externo pela fantasia.
Ao perder o interesse e a libido por pessoas e coisas fazem com que as pessoas com esquizofrenia substituam o mundo externo pela fantasia.
Citação de biaeleoterio em agosto 22, 2023, 12:40 pmA falta de libido cria no paciente um mundo imaginário fazendo com que ele viva nesse mundo por ele criado.
A falta de libido cria no paciente um mundo imaginário fazendo com que ele viva nesse mundo por ele criado.
Citação de decio em agosto 22, 2023, 5:48 pmA mudança da troca da libido , faz com que ele , não tenha mais os elementos da personalidade , os três elementos , não comunicam-se mais da forma que deveria.
A realidade externa , não representa mais nenhuma influencia , pois os mecanismos de defesa , não conseguem mais acessar de forma a criar um diálogo ou a compreensão do eu.
A mudança da troca da libido , faz com que ele , não tenha mais os elementos da personalidade , os três elementos , não comunicam-se mais da forma que deveria.
A realidade externa , não representa mais nenhuma influencia , pois os mecanismos de defesa , não conseguem mais acessar de forma a criar um diálogo ou a compreensão do eu.
Citação de CLAUDIANA PAULA DOS SANTOS em agosto 23, 2023, 12:11 amA esquizofrenia é uma doença a qual a pessoa nao vive a realidade e as pessoas de fora não tem acesso o esquizofrenico tem o proprio mundo dele sua propria realidade de si mesma ela nao precisa lidar com mudancas e nem com fracassos tudo que é externo é deixado pra fora.
A esquizofrenia é uma doença a qual a pessoa nao vive a realidade e as pessoas de fora não tem acesso o esquizofrenico tem o proprio mundo dele sua propria realidade de si mesma ela nao precisa lidar com mudancas e nem com fracassos tudo que é externo é deixado pra fora.
Citação de Andreia Baricelli em agosto 23, 2023, 3:52 amFreud fala do mecanismo de defesa chamado"Retrtaimento do investimento do objeto" A libido e retirado dos objetos externos e direcionada para o ego.
Freud fala do mecanismo de defesa chamado"Retrtaimento do investimento do objeto" A libido e retirado dos objetos externos e direcionada para o ego.
Citação de patriciaduraes79@gmail.com em agosto 24, 2023, 11:36 amnesse caso o id prevalece ,ignorando assim a realidade do próprio eu.
nesse caso o id prevalece ,ignorando assim a realidade do próprio eu.
Citação de Anderson_Silva2001 em agosto 27, 2023, 11:13 pm
- Nesse caso, a esquizofrenia atinge o ego, quebrando a capacidade de mediação daquilo que é real(externo) e fantasia(interno). Fazendo a pessoa acreditar que é o eu idealizado (Presidente).
- Nesse caso, a esquizofrenia atinge o ego, quebrando a capacidade de mediação daquilo que é real(externo) e fantasia(interno). Fazendo a pessoa acreditar que é o eu idealizado (Presidente).