Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 104 of 205Next

Segundo Feres (2009, p. 60), “o represamento da libido no eu é
sentido como desprazeroso [...]” “quando acontece um excesso, ‘a vida
psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar
a libido nos objetos’” (FREUD, 1914/2004, p. 105 apud FERES, 2009,
p. 61)

Observa-se que os fatores pulsionais e libidinais promovem a falta de construção de uma personalidade identitária ao esquizofrênico, pois tudo está voltado para o seu próprio eu, um eu que inclusive abrange o chamado processo primário.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

Com a falta do libido, o paciente passa a viver em um mundo paralelo, e acredita em algo que não é real,

Ele prevalente passou por fortes traumas ou cobranças excessivas e sua piscique não deu conta de lidar. Então vive em um mundo imaginário inventado para ocultar aquela dor. Ele deixa de dirigir sua libido ao mundo externo. Tendo seu eu desintegrado.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

A libido, afastada dos objetos externos, é dirigida para o eu e, assim, surge a atitude que pode ser denominada de narcisismo. A megalomania é consequência desse superinvestimento libidinal no eu. Um EU GRANDIOSO é o resultado do afastamento da libido do mundo externo direcionado ao ego.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

O ego sobressai se agindo como personagem ( presidente ), o eu  necessitando lidar e cessar com as estimulações tanto internas quanto externas, fracassando, se divide, como uma falha que não se completa,permanecendo como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias, esta cisão já mostra que o aparelho psíquico já contêm uma falha , que é a lógica do sujeito dividido do insconsciente.

Delírios, pensamento confuso ou pouco claro, ouvir vozes que outros não ouvem. As causas da esquizofrenia incluem fatores ambientais e genéticos. Entre os possíveis fatores ambientais estão o crescimento em ambientes urbanos, o consumo de drogas, determinadas infeções, a idade dos pais e má nutrição durante a gravidez.

A hipotese a que Freud se refere é de que a libido desviada dos objetivos esternos na esquisofrenia pode ser redirecionada para o 'eu', o que resulta em uma intensificação do narcisismo.

PreviousPage 104 of 205Next