Desafio - Módulo III
Citação de LEIDYANE LEITE em fevereiro 9, 2026, 9:22 pmFreud se refere ao conceito de narcisismo, que é quando a libido volta-se para si mesmo, perdendo o interesse no mundo externo e nas pessoas, quebrando esse vínculo de forma que o portador de esquizofrenia não mais se interessa, a sua ancora se torna o próprio eu e suas fantasias
Freud se refere ao conceito de narcisismo, que é quando a libido volta-se para si mesmo, perdendo o interesse no mundo externo e nas pessoas, quebrando esse vínculo de forma que o portador de esquizofrenia não mais se interessa, a sua ancora se torna o próprio eu e suas fantasias
Citação de kinberllygomez@gmail.com em fevereiro 9, 2026, 9:33 pmNa esquizofrenia, segundo Freud, a libido que é retirada dos objetos externos não é reprimida nem deslocada para novos objetos, mas retorna ao próprio Eu. Com base na constituição do Eu, pode-se dizer que ocorre uma regressão ao narcisismo primário, em que o investimento libidinal se concentra novamente no sujeito. Esse mecanismo explica a megalomania, o pensamento onipotente e o afastamento da realidade, pois o mundo externo perde seu valor libidinal. A posterior construção delirante seria uma tentativa secundária de recuperação, na qual o sujeito busca restabelecer alguma relação com os objetos.
Na esquizofrenia, segundo Freud, a libido que é retirada dos objetos externos não é reprimida nem deslocada para novos objetos, mas retorna ao próprio Eu. Com base na constituição do Eu, pode-se dizer que ocorre uma regressão ao narcisismo primário, em que o investimento libidinal se concentra novamente no sujeito. Esse mecanismo explica a megalomania, o pensamento onipotente e o afastamento da realidade, pois o mundo externo perde seu valor libidinal. A posterior construção delirante seria uma tentativa secundária de recuperação, na qual o sujeito busca restabelecer alguma relação com os objetos.