Desafio - Módulo III
Citação de Natyleocata em fevereiro 26, 2026, 4:38 pmA falta de personalidade afeta demais , fazendo com o que a pessoa viva em um mundo de fantasia
A falta de personalidade afeta demais , fazendo com o que a pessoa viva em um mundo de fantasia
Citação de Elizangela Beatriz Passos de Abreu em fevereiro 27, 2026, 2:12 pmO paciente não consegue enchergar o seu eu real devido a doença que possui,então ele passa a enchergar uma coisa que não é. O id nesse caso é elevado sem medir as consequências do que possa acontecer.
O paciente não consegue enchergar o seu eu real devido a doença que possui,então ele passa a enchergar uma coisa que não é. O id nesse caso é elevado sem medir as consequências do que possa acontecer.
Citação de Eucleia Aparecida Souza Santos em março 1, 2026, 10:04 pmCom base na teoria da constituição do eu, a hipótese é que essa libido não desaparece, mas é retirada dos objetos externos, (pessoas, coisas, realidade), e reinvestida no próprio eu.
Com base na teoria da constituição do eu, a hipótese é que essa libido não desaparece, mas é retirada dos objetos externos, (pessoas, coisas, realidade), e reinvestida no próprio eu.
Citação de Sandra Santi em março 4, 2026, 11:56 pmNa esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio ego o EU. O que causa falta de interesse pelo mundo real, gerando comportamentos como megalomania, onipotência do pensamento e hipocondria.
Na esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos é redirecionada para o próprio ego o EU. O que causa falta de interesse pelo mundo real, gerando comportamentos como megalomania, onipotência do pensamento e hipocondria.
Citação de Rodrigo Hosken em março 5, 2026, 6:35 pmNa Psicanálise, especialmente na formulação de Sigmund Freud sobre a Esquizofrenia, a hipótese é que a libido retirada dos objetos do mundo externo não é deslocada para novos objetos, como ocorre na neurose. Em vez disso, ela retorna ao próprio eu.
Esse movimento corresponde ao mecanismo de retirada da libido objetal e seu reinvestimento no ego, que Freud relaciona ao narcisismo secundário. Assim, a energia libidinal antes investida em pessoas e coisas do mundo externo passa a ser investida no próprio sujeito.
Esse mecanismo ajuda a explicar fenômenos como megalomania e delírios de grandeza, pois o ego fica hipertrofiado pelo excesso de investimento libidinal.
Resposta direta:
A libido afastada dos objetos externos retorna ao ego, caracterizando narcisismo secundário, mecanismo descrito por Freud para explicar a dinâmica libidinal na esquizofrenia.
Na Psicanálise, especialmente na formulação de Sigmund Freud sobre a Esquizofrenia, a hipótese é que a libido retirada dos objetos do mundo externo não é deslocada para novos objetos, como ocorre na neurose. Em vez disso, ela retorna ao próprio eu.
Esse movimento corresponde ao mecanismo de retirada da libido objetal e seu reinvestimento no ego, que Freud relaciona ao narcisismo secundário. Assim, a energia libidinal antes investida em pessoas e coisas do mundo externo passa a ser investida no próprio sujeito.
Esse mecanismo ajuda a explicar fenômenos como megalomania e delírios de grandeza, pois o ego fica hipertrofiado pelo excesso de investimento libidinal.
Resposta direta:
A libido afastada dos objetos externos retorna ao ego, caracterizando narcisismo secundário, mecanismo descrito por Freud para explicar a dinâmica libidinal na esquizofrenia.
Citação de Maria Lucia Joaquim de Oliveira Carmo em março 10, 2026, 2:58 amAcredito que no meu ver, a esquizofrenia possa estar atrelada a espiritualidade. Pois, as vozes que os pacientes costumam ouvir em suas mentes, acredito de ser, estar relacionado a espíritos obsessores. Então, acredito que esse tipo de pacientes que ouve vozes, o psicanalista deve fazer esse paciente, se desvincular das vozes que ouve em seu íntimo. E com aqueles pacientes que se imaginam ser uma pessoa grandiosa que certamente, não é ele, pra mim, se relaciona com outro tipo de loucura que não é da esquizofrenia.
Acredito que no meu ver, a esquizofrenia possa estar atrelada a espiritualidade. Pois, as vozes que os pacientes costumam ouvir em suas mentes, acredito de ser, estar relacionado a espíritos obsessores. Então, acredito que esse tipo de pacientes que ouve vozes, o psicanalista deve fazer esse paciente, se desvincular das vozes que ouve em seu íntimo. E com aqueles pacientes que se imaginam ser uma pessoa grandiosa que certamente, não é ele, pra mim, se relaciona com outro tipo de loucura que não é da esquizofrenia.
Citação de Luan Oliveira Alves em março 10, 2026, 3:32 pmA uma hipótese sobre a constituição do EU em relação à libido na esquizofrenia é o retorno da libido ao próprio EU. Nesse processo, a energia libidinal se retira dos objetos externos e volta-se para o sujeito. Isso enfraquece o vínculo com a realidade e com outras pessoas. assim, esse mecanismo ajuda a explicar alguns aspectos da Esquizofrenia.
A uma hipótese sobre a constituição do EU em relação à libido na esquizofrenia é o retorno da libido ao próprio EU. Nesse processo, a energia libidinal se retira dos objetos externos e volta-se para o sujeito. Isso enfraquece o vínculo com a realidade e com outras pessoas. assim, esse mecanismo ajuda a explicar alguns aspectos da Esquizofrenia.
Citação de Larissa Santiago em março 10, 2026, 5:06 pmPor haver uma supressão de outros fatores necessários para a regulação de interno e externo. Limites, posições e ligação com as ocorrências externas, faz se então a supressão do limitante pela liberdade da crença própria. Dando assim mais alçada ao Id, sem as limitações completas do Ego.
Por haver uma supressão de outros fatores necessários para a regulação de interno e externo. Limites, posições e ligação com as ocorrências externas, faz se então a supressão do limitante pela liberdade da crença própria. Dando assim mais alçada ao Id, sem as limitações completas do Ego.
Citação de Evelin Salel em março 11, 2026, 6:43 pmSegundo Freud, a Esquizofrenia desencadeia alguns “fenômenos” (eu estou chamando de fenômeno, ok?). Um deles: a energia sexual é desligada das pessoas e do mundo exterior, ocasionando desinteresse pelo ambiente.
Segundo Freud, a Esquizofrenia desencadeia alguns “fenômenos” (eu estou chamando de fenômeno, ok?). Um deles: a energia sexual é desligada das pessoas e do mundo exterior, ocasionando desinteresse pelo ambiente.
Citação de Elisete Medeiros em março 14, 2026, 12:35 amNeste caso em que o paciente esquizofrênico que acredita ser presidente dos Estados Unidos, sucede um processo de introversão da libido, que é redirecionada para o próprio Eu , refere-se portanto uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade, sendo seu foco as suas próprias idéias.
Neste caso em que o paciente esquizofrênico que acredita ser presidente dos Estados Unidos, sucede um processo de introversão da libido, que é redirecionada para o próprio Eu , refere-se portanto uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade, sendo seu foco as suas próprias idéias.