Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 115 of 268Next

A troca do foco do libido do individuo de fatores externos como por exemplos objetos,  pessoas , por o proprio mundo interno traz a ele o caos   apresentando assim os sintomas esquizofrenicos.

A esquizofrenia assim como de tantas outras doenças mentais, a origem se dá ao longo da infância, por meio de falhas ocorridas nas primeiras relações da vida. Sendo um fator significativamente social.

Na esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. O indivíduo se volta para o ego e uma situação plena do fenômeno seria um investimento total sobre o ego como possibilidade de um "narcisismo total". A crença na "grandeza plena" ou "autocuidado total" estão na amálgama de possibilidades nos resultados práticos.

A hipótese que Freud se refere é que o indivíduo ainda está na fase primária, porque não sabe se relacionar com as coisa e compreender o mundo interno e externo. A penas vive pelo inconsciente pela imaginação que ele traz.

Houve mecanismo de troca, e no caso em questão, a imagem de si esta distorcida pela megaloania pulsante.

Acredito que isso se refere ao estado primário do ID , onde é criado uma figura onde se sinta o prazer de convivência no mundo externo

Esse mecanismo que Freud está se referindo causa alteração na percepção do indivíduo, fazendo-o buscar outra identidade. Essa libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude narcísica, caracterizada pela crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.

houve mecanismo de troca, e no caso em questão, a imagem de si esta distorcida pela megalomania pulsante

Na busca por ser alguém imediato,o individuo tenta buscar na influência de outro ser,a imagem ideal  e perfeita dele mesmo mas,vivendo a vida de outra pessoa.

Os indivíduos esquizofrênicos, em vez de projetar sua libido nos objetos externos (como outras pessoas), retraem essa libido. Isso significa que eles removem o investimento emocional e a energia que normalmente direcionariam para o mundo externo. Com a retração da libido dos objetos externos, ela é então redirecionada e investida no próprio eu. Esse processo é uma das razões pelas quais muitos esquizofrênicos parecem estar muito voltados para si mesmos e desinteressados ou desconectados do mundo exterior.

PreviousPage 115 of 268Next