Desafio - Módulo III
Citação de Paula de sousa em outubro 9, 2023, 3:41 amAcredito que se refere ao nascizismo primário onde o "eu ideal surge pelo olhar do outro, na função narcizante, que se precipita libidinalmente no eu, posicionando-o na condição idealizada, e por meio do jogo especular, viabiliza a percepção do seu corpo. Não havendo a mediação desse outro, não existiria o reconhecimento"
Acredito que se refere ao nascizismo primário onde o "eu ideal surge pelo olhar do outro, na função narcizante, que se precipita libidinalmente no eu, posicionando-o na condição idealizada, e por meio do jogo especular, viabiliza a percepção do seu corpo. Não havendo a mediação desse outro, não existiria o reconhecimento"
Citação de Daniela Amate em outubro 9, 2023, 3:26 pmNa esquizofrenia, a libido afastada dos objetos externos passa pelo narcisismo, originando a MEGALOMANIA, e ao auto-erotismo infantil. Como uma constante, um ciclico movimento de supervalorizacao do eu, e do completo abandono do amor objetal.
Na esquizofrenia, a libido afastada dos objetos externos passa pelo narcisismo, originando a MEGALOMANIA, e ao auto-erotismo infantil. Como uma constante, um ciclico movimento de supervalorizacao do eu, e do completo abandono do amor objetal.
Citação de WNT em outubro 9, 2023, 5:46 pmDe acordo com o "Conceito do eu e da personalidade", o inconsciente, na psicanálise é um lugar que a consciência desconhece. O inconsciente é simultaneamente interno ao sujeito e externo no sentido de não poder ser dominado pelo pensamento consciente. Freud reconhece que o inconsciente não corresponde ao reprimido, mas tudo o que é reprimido é inconsciente. Dessa forma, para que algo se torne consciente e pré-consciente, será necessário se conectar ás representações verbais equivalentes. Representações estas que são vestígios mnêmicos ou seja, retêm ideias, sensações, impressões.
De acordo com o "Conceito do eu e da personalidade", o inconsciente, na psicanálise é um lugar que a consciência desconhece. O inconsciente é simultaneamente interno ao sujeito e externo no sentido de não poder ser dominado pelo pensamento consciente. Freud reconhece que o inconsciente não corresponde ao reprimido, mas tudo o que é reprimido é inconsciente. Dessa forma, para que algo se torne consciente e pré-consciente, será necessário se conectar ás representações verbais equivalentes. Representações estas que são vestígios mnêmicos ou seja, retêm ideias, sensações, impressões.
Citação de Rita de Cassia Marin Almeida Vargas em outubro 9, 2023, 6:08 pmO afastamento da libido do mundo externo pode ter duas consequências, em casos de esquizofrenia, elas são: a megalomania e a hipocondria. No caso do paciente, que acredita ser o presidente dos EUA, ele acredita na própria mentira, levando à fantasia, fazendo com ele tenha atitudes e falas como o líder do país.
O afastamento da libido do mundo externo pode ter duas consequências, em casos de esquizofrenia, elas são: a megalomania e a hipocondria. No caso do paciente, que acredita ser o presidente dos EUA, ele acredita na própria mentira, levando à fantasia, fazendo com ele tenha atitudes e falas como o líder do país.
Citação de Bispo Alexandre Pereira de Menezes em outubro 9, 2023, 6:10 pmUm paciente que precisa de uma edificação mental do ipê pois o mesmo precisa ser tratado psicológico no interior de que a realidade é reconhecer que precisa de um tratamento para em contra seu eu .
Um paciente que precisa de uma edificação mental do ipê pois o mesmo precisa ser tratado psicológico no interior de que a realidade é reconhecer que precisa de um tratamento para em contra seu eu .
Citação de CLEA LUCIA DOS SANTOS ALMEIDA em outubro 9, 2023, 7:11 pmFreud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade. E desta forma o indivíduo constrói uma imaginação delirante!
Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade. E desta forma o indivíduo constrói uma imaginação delirante!
Citação de Alcionir em outubro 9, 2023, 8:51 pmLibido afastada, vai criar outra coisa para estar no lugar e como esse processo não é natural, a confusão interna impera.
Libido afastada, vai criar outra coisa para estar no lugar e como esse processo não é natural, a confusão interna impera.
Citação de CLEA LUCIA DOS SANTOS ALMEIDA em outubro 9, 2023, 9:55 pmPara mim é a forma de fugir do mundo real e viver dentro de uma realidade fantasiosa!
Para mim é a forma de fugir do mundo real e viver dentro de uma realidade fantasiosa!
Citação de marceloimw em outubro 10, 2023, 4:48 amA megalomania e a hipocondria podem ser a resposta dentro de um processo esquizofrenico. então a libido as coisas exteriores são transferidas para a imagem de sua imaginação.
A megalomania e a hipocondria podem ser a resposta dentro de um processo esquizofrenico. então a libido as coisas exteriores são transferidas para a imagem de sua imaginação.
Citação de Elias Martins em outubro 10, 2023, 8:41 pmA troca do foco do libido do individuo de fatores externos como por exemplos objetos, pessoas , por o proprio mundo interno traz a ele o caos apresentando assim os sintomas esquizofrenicos.
A troca do foco do libido do individuo de fatores externos como por exemplos objetos, pessoas , por o proprio mundo interno traz a ele o caos apresentando assim os sintomas esquizofrenicos.