Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 113 of 303Next

Dentro do conceito do eu ele se encaixa no processo primario fazendo com que ele mantenha seus pensamentos irreal sobre ser presidente, através do ID que libera essas pulsões, instintos e personalidade.

Neste caso pode se dizer que essa personificação já é a projeção da líbido. O sujeito já está de alguma forma se satisfazendo em estar no lugar que ele denomina ser a sua realidade. Cuja imponência o coloca a cima do que está ao seu redor tornando a realidade de fato "desnecessária".

O princípio do prazer está nessa situação pela própria atuação do sujeito esquizofrênico. Se caracteriza pelo propósito dominante dos processos inconscientes (processos primários), isto é, busca proporcionar prazer e evitar o desprazer. Evitar o desprazer significa afastar-se de qualquer evento que possa despertar desprazer, justamente o que caracteriza o recalque.

O esquizofrênico por sua vez a presenta desvios de seu interesse do mundo externo de pessoas e coisas, ele crer na magia das palavras e pensamentos onipotentes, parecendo assim ter tirado sua libido dando lugar a megalomania.

Segundo Freud 1966c, p. 66, a identificação esforça-se por moldar o próprio ego de uma pessoa segundo o aspecto daquele que foi tomado como modelo.  Nesse caso, o esquizofrênico é uma pessoa megalômana, que toma como exemplo as grandes estrelas do mundo exterior e transfere para si tal personalidade. O próprio ego é moldado. Ele se considera tanto  o presidente dos EUA, bem como alguem muito rico e até pode se achar sendo um apresentador renomado de TV, etc.

a troca não aconteceu de forma correta

Ele passará a ser narcisista e em seguida se tornará megalomaníaco.

Freud acreditava que a libido é direcionada para objetos externos durante o desenvolvimento psicossexual normal, mas na esquizofrenia, a libido pode ser retirada desses objetos externos e voltar-se para o mundo interno do indivíduo, levando a um isolamento psíquico e sintomas psicóticos.

Freud, com certeza, não sabia que cerca de 80% das ocorrências de esquisofrenias são genéticas. Hoje se investiga os genes SRRM2 e AKAP11, como indicadores do distúrbio. Ele mesmo reconhece que são inacessíveis à influência da psicanálise e não podem ser curados por seus esforços. Quanto ao que acontece à libido, não existe uma certeza, isto está denotado pela palavra "parece" que aparece duas vezes no texto. A libido talvez esteja em alguns desses genes ou em algum outro de seus esquemas sequenciais.

Existe uma fragmentação do eu na esquizofrenia. O mecanismo que Freud esta se referindo é a MEGALOMANIA .O esquizofrenico deixa sua posição auto erótica pra uma posição narcisista, se mantendo nela, na megalomania, que está intrínseca na medida que a libido afastada dos objetos do mundo externo se volta para o eu. Hipervalorizacao do eu ideal , a perfeição,  a necessidade do indivíduo de vivenciar a idolatria.

O afatsamento da libido, leva o individuo a busca da identidade alheia por contar da troca de percepção e o viver em um mundo paralelo.

PreviousPage 113 of 303Next