Desafio - Módulo III
Citação de Eudilania Silveira Maia Soares em dezembro 11, 2023, 6:03 pm
Entender a esquizofrenia envolve considerar fatores como desequilíbrios neuroquímicos, predisposição genética e fatores ambientais. A ideia de libido afastada dos objetos externos pode ser mais relevante em discussões psicanalíticas tradicionais, enquanto abordagens contemporâneas da esquizofrenia focam em outros aspectos, como neurotransmissores e processos cerebrais.
Ao abordar a "Constituição do EU", podemos explorar isso à luz do conceito freudiano de estrutura da personalidade. Freud propôs a teoria da personalidade composta por três partes: o Id, o Ego e o Superego.
Id:Representa impulsos instintivos e desejos primitivos, buscando gratificação imediata sem considerar as consequências. Pode ser associado ao aspecto mais elementar da "Constituição" pessoal.
Ego: Age como mediador entre o Id e o mundo externo, buscando equilibrar os desejos do Id com as demandas da realidade. Reflete a parte consciente da personalidade.
Superego: Internaliza normas sociais e morais, representando a consciência e o senso de certo e errado. Pode ser visto como a internalização das influências externas na formação .
Entender a esquizofrenia envolve considerar fatores como desequilíbrios neuroquímicos, predisposição genética e fatores ambientais. A ideia de libido afastada dos objetos externos pode ser mais relevante em discussões psicanalíticas tradicionais, enquanto abordagens contemporâneas da esquizofrenia focam em outros aspectos, como neurotransmissores e processos cerebrais.
Ao abordar a "Constituição do EU", podemos explorar isso à luz do conceito freudiano de estrutura da personalidade. Freud propôs a teoria da personalidade composta por três partes: o Id, o Ego e o Superego.
Id:Representa impulsos instintivos e desejos primitivos, buscando gratificação imediata sem considerar as consequências. Pode ser associado ao aspecto mais elementar da "Constituição" pessoal.
Ego: Age como mediador entre o Id e o mundo externo, buscando equilibrar os desejos do Id com as demandas da realidade. Reflete a parte consciente da personalidade.
Superego: Internaliza normas sociais e morais, representando a consciência e o senso de certo e errado. Pode ser visto como a internalização das influências externas na formação .
Na esquizofrenia acontece um conflito entre o eu e o real. O Id está no comando e a pessoa perde a noção da realidade. Na esquizofrenia o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência: Megalomania e hipocondria
Na esquizofrenia acontece um conflito entre o eu e o real. O Id está no comando e a pessoa perde a noção da realidade. Na esquizofrenia o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência: Megalomania e hipocondria
Citação de Eliane Moura em dezembro 13, 2023, 5:54 pmCom o distanciamento da libido do externo o narcisismo se destaca e com isso a libido é levada para o ego que se torna o objeto, ou seja, na psicose a libido não procura outro objeto, retorna a pontos específicos do seu desenvolvimento fixando-se. Se inicia na fase oral e anal, as mais primitivas, auto-erotismo ponto de fixação preferido da esquizofrenia.
Mecanismo de defesa do Ego, utilizado para minimizar sofrimento protegendo a mente de conflitos.
Com o distanciamento da libido do externo o narcisismo se destaca e com isso a libido é levada para o ego que se torna o objeto, ou seja, na psicose a libido não procura outro objeto, retorna a pontos específicos do seu desenvolvimento fixando-se. Se inicia na fase oral e anal, as mais primitivas, auto-erotismo ponto de fixação preferido da esquizofrenia.
Mecanismo de defesa do Ego, utilizado para minimizar sofrimento protegendo a mente de conflitos.
Citação de Elaine Gomes em dezembro 13, 2023, 6:04 pmessa libido passa a ser depositada sobre objetos externos ocasionando assim uma visão destorcida da realidade
essa libido passa a ser depositada sobre objetos externos ocasionando assim uma visão destorcida da realidade
Citação de ROSENEIDE BISPO VIANA em dezembro 13, 2023, 8:59 pm
- A mente humana tem a capacidade de criar uma realidade a partir do inexistente.
- O livro dos livros diz : como o homem se imagina na sua alma , assim ele é.
- A mente humana tem a capacidade de criar uma realidade a partir do inexistente.
- O livro dos livros diz : como o homem se imagina na sua alma , assim ele é.
Citação de josesantana_5402 em dezembro 14, 2023, 1:23 amNo que se refere uma personalidade Débil esquizofrênico, se baseia-se em pequenos reflexos de sua personalidade,com tubarba em acreditar na ilusão do ego e superego que pode ser um presidente república. Dentro do contexto de Fred isso é possível.
No que se refere uma personalidade Débil esquizofrênico, se baseia-se em pequenos reflexos de sua personalidade,com tubarba em acreditar na ilusão do ego e superego que pode ser um presidente república. Dentro do contexto de Fred isso é possível.
Citação de tamires mazieiro em dezembro 14, 2023, 3:23 pmCom o afastamento da libido o sujeito se interna na fantasia,acreditando e agindo ser com o desejo do id.
Com o afastamento da libido o sujeito se interna na fantasia,acreditando e agindo ser com o desejo do id.
Citação de Rosemary Martins em dezembro 14, 2023, 9:38 pmHavendo a troca da libido no mundo externo para o interno o indivíduo terá tão somente a si mesmo, isso traria um desajuste entre o ID, Ego e Superego.
Havendo a troca da libido no mundo externo para o interno o indivíduo terá tão somente a si mesmo, isso traria um desajuste entre o ID, Ego e Superego.
Citação de Adriano Jose Eduardo em dezembro 14, 2023, 9:50 pmNa minha opinião a troca da libido levara o individuo a trocar também sua percepção, assim terá uma personalidade com desvios
Na minha opinião a troca da libido levara o individuo a trocar também sua percepção, assim terá uma personalidade com desvios
Citação de Roberto Batista da silva em dezembro 15, 2023, 12:41 amA forma que esse paciente se auto destaca como Presidente vai além da sua imaginação ,ele acredita e sente dentro do seu eu que realmente ele é o presidente ,
A forma que esse paciente se auto destaca como Presidente vai além da sua imaginação ,ele acredita e sente dentro do seu eu que realmente ele é o presidente ,