Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 132 of 303Next

Penso que no caso do Paciente Esquizofrênico, o mesmo teve forte fixação no narcisismo primário, onde suas pulsões e desejos não foram totalmente satisfeitas e a sua fixação neste estágio contribuiu para uma regressão onde a libido volto-se para si mesma, gerando atuar para realizar os impulsos de prazer do ID.

A esquizofrenia ainda promove muito estigma, sendo um tipo de sofrimento que ainda gera muitos preconceitos, inclusive entre profissionais de saúde mental, o que, consequentemente, reflete no cuidado ofertado a pessoas com esses diagnosticos.

Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu. A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a sua alimentação, promovendo a escolha narcisista, em que a criança busca a si mesma como objeto de amor, numa etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.

Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu. A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a sua alimentação, promovendo a escolha narcisista, em que a criança busca a si mesma como objeto de amor, numa etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.

Com base no que foi estudado  a regressão da Libido passa pelo narcisismo dando origem a fenômenos  megalomaníacos considerando a segunda parte da questão refere-se a narcisismo primário

A esquizofrenia bate de frente com o narcisista. O eu "único" . Tudo pra mim, não importa a falta para alguém.

O esquizofrênico é desprovido de libido.

O esquizofrênico não vê ao seu redor, além de não se importar também o que existe ao seu redor, sendo apenas o que ele crê.

Na esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos devido a características como megalomania e desvio de interesse do mundo externo. A psicanálise não consegue curar esses pacientes, pois eles se tornam inacessíveis à influência da realidade.

O desequilíbrio intenso do ID não podendo ser diminuído por super ego trás a falta de realidade uma super imaginação se do confundida e toda  criatividade sem equilíbrio trouxe total desigualdade e equilíbrio fazendo com a libido pelo real insignificante.

PreviousPage 132 of 303Next