Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 142 of 260Next

deveras podemos ressaltar ha cogitação um problema estasiado no id e no ego ,onde tal pessoa não evoluiu da primeira instancia narcisista !

É a ausência da libido e a falta de personalidade

Sigmund Freud explorou o tema da esquizofrenia e suas manifestações na teoria psicanalítica. Em seus escritos, ele discutiu o conceito de libido, que é a energia psíquica associada aos instintos sexuais e de vida. Em relação à esquizofrenia, Freud abordou a questão do que acontece com a libido que foi afastada dos objetos externos. Aqui estão algumas das ideias relevantes: 1. **Retirada da Libido nos Quadros de Esquizofrenia:**

Durante o desenvolvimento da infância, outra instância da personalidade
se forma: o superego. Com a internalização das proibições, dos limites e
da autoridade imposta pelos pais e professores — em conformidade com a
realidade.

Freud se refere que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo , provocando assim a busca por uma identidade.

A troca do libido levará o indivíduo a uma mudança na percepção do mundo externo e real. Ao assumir uma identidade ilusória e fantasiosa o indivíduo passa acreditar naquela ilusão como verdade absoluta. Por permanecer num estado de ilusão constante é impossível o tratamento psicanalítico.

Freud, ao questionar o destino da libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia, pode estar se referindo ao conceito de mecanismos de defesa. Uma hipótese é que a libido pode ser redirecionada para o interior do eu[ego], utilizando mecanismos como a formação reativa, onde sentimentos opostos aos inaceitáveis são expressos de maneira exagerada. Isso sugere uma tentativa de autopreservação psíquica diante da dificuldade de lidar com a realidade externa.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade, pois assim  a libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. Sendo assim, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.

"o que acontece a libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia"

De acordo com o texto, a construção da personalidade se dá por meio do ID, Ego, SuperEgo, e há constantes conflitos e acordos entre tais instâncias. Do Id, os desejos mais profundos, porém o Ego negocia com a percepção externa da realidade, e o SuperEgo atua como um juíz moral. Logo alguém com Esquizofrenia, teria suas vontades, desejos e fantasias exaltados pelo ID, porém o Ego, e SuperEGo que negociam com a realidade, podem não estar em acordo, em desacordo entre suas vontades internas e objetos externos a realidade.

O esquizofrênico, ao retirar sua libido de pessoas e coisas, substitui por outras na fantasia.

PreviousPage 142 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱