Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 154 of 234Next

Para Freud a libido é uma energia psíquica.Para ele a libido desempenha um papel central no desenvolvimento da personalidade.A libido não é diretamente associada à esquizofrenia.A esquizofrenia é um transtorno mental que muda o modo como a pessoa pensa, sente e se comporta socialmente.Pode assinalar como o complexo de Édipo e a estruturação do ego que podem ser aplicados à compreensão da esquizofrenia.

A falta de libido faz com que ele saia da realidade e entre no estado de esquizofrenia , afastando da realidade

No fenômeno psicótico, sob a ótica de Freud e Lacan diz que na esquizofrenia, a regressão da libido passa pelo narcisismo, dando origem aos fenômenos megalomaníacos, mas ela se estende ainda mais, e retorna ao auto-erotismo infantil, no mais “completo abandono do amor objetal.” (FREUD, [1911] 1996, p. 84).

 

Na esquizofrenia a libido afastada do mundo externo é dirigida para o Eu primário onde os mecanismos de crítica e de controle não conseguem prevalecer.

Dessa forma a realidade se apresenta através da crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e é reflexo do que existe de relevante, admirável e grandioso para os desejos armazenados  no ID.

No meu entendimento o mecanismo usado pelo psique foi recalque. Pois uma de suas funções de conteúdo inconsciente para o pré-conciente,entendendo que o afastamento da libido do objeto externo faz com que o sujeito perca o total interesse pelas coisas ão seu redor. Nesse momento a libido reprimida não procura outro objeto e posiciona-se no ego e as catexias objetos são abandonadas restabelendo uma condição primitiva de narcisismo.

Freud quis dizer que a troca da libido, da realidade, levara ao individuo a viver uma fantasia , uma falsa realidade da qual ele acredita ser realmente verdadeira.

A libido afastada dos objetos externos leva ao enfraquecimento do EU e distorção da realidade.

Quando a criatura apresenta esse distúrbio, geralmente se imagina com poder, alguém grande ou que tem uma importância maior que os outros. Podemos ver o caso apresentado no filme Um mente brilhante (2001) onde o personagem é diagnosticado com esquizofrenia.

Essa libido se dirige para o EGO, o que aumenta a personalidade narcisista.

se trata do Narcisismo primário, o qual é contemporâneo da constituição do eu.

delírios, ela acha um jeito de se colocar como centro das atenções e de sua própria vida.

narcisismo.

Nesse caso, parece certo afirmar que a psicanálise deixa de ter força curativa, uma vez que o Id se apresenta como identidade fixa, ao passo que expõe um desejo de realidade fictícia, mas que na personalidade do indivíduo, este se vê em sua própria realidade. Não aparece, assim, o Ego, como moderador, tampouco o Super Ego, com seu racionalismo frente a realidade criada e, a realidade, propriamente existente.

PreviousPage 154 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱