Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 179 of 204Next

Nesse caso da esquizofrenia, o ego foi "quebrado" deixando assim a realidade deturpada, com a megalomania fazendo a pessoa acreditar que está acima de tudo e todos, podemos perceber que o id "dominou" os sentidos da vida, sendo assim o super ego completamente sufocado, e o ego deixado "fora de cena" a psicanálise não consegue confrontar a realidade do paciente, pois ela não existe mais.. sendo assim necessário o uso da medicação para mediar os sintomas e a pessoa poder ter uma vida mais normal possível..

É no próximo do princípio que a líbido traz uma iniguimática as expressões com o mundo complexo de uma vida cotidiana através do seu estimo Eu.

Freud teorizou sobre o que se chama libido do Ego e libido objetal, e segundo ele, quando mais empregamos um, o outro esvazia.

Freud teorizou sobre o que se chama libido do Ego e libido objetal, e segundo ele, quando mais empregamos um, o outro esvazia.

A hipótese de Freud está relacionada ao desenvolvimento de um estado narcísico, onde o investimento libidinal no mundo externo é severamente reduzido ou ausente, focando-se quase exclusivamente no próprio eu. Esse mecanismo ocorre quando a libido, que normalmente é direcionada para os objetos externos, é afastada desses objetos e volta-se para o interior do eu, resultando em uma perda de contato com a realidade e sintomas característicos da esquizofrenia. O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

A troca da libido levará o indivíduo a também trocar a sua percepção, ou seja, aquela imagem definidora será de alguma forma danificada. Assim, o resultado será de uma personalidade com desvios ou alterações, por isso mesmo, a busca de uma identidade externa, alheia.

Considerando a segunda parte da questão proposta, o mecanismo se refere ao narcisismo primário.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade

"Segundo Feres (2009, p. 60), “o represamento da libido no eu é sentido como desprazeroso [...]” “quando acontece um excesso, ‘a vida
psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e depositar a libido nos objetos’” (FREUD, 1914/2004, p. 105 apud FERES, 2009, p. 61). Passando assim a um narcisismo secundário, onde há a escolha de objeto. A partir do conceito do narcisismo, a imagem do eu é vista tanto como objeto de concentração de energias, como quanto ao posicionamento como sujeito de investimento. Ou como objeto, ou como sujeito, o movimento libidinal ocorre em torno do eu e a evolução." Com base neste trecho do texto estudado, acredito que o mecanismo ao qual Freud se refere seja o Narcisismo Secundário.

Freud descreve as duas possibilidades do diagnóstico de  esquizofrenia: a megalomania e a hipocondria.

A megalomania permite uma maior elaboração inconsciente da libido que se encontra concentrada no ego, constituindo, uma forma de tratamento mais bem sucedida.

PreviousPage 179 of 204Next