Desafio - Módulo III
Citação de brunafsr em junho 4, 2024, 9:57 pmSe refere ao narcisismo primário, busca aliviar sua tensão imergindo em uma pessoa/imagem superior.
Se refere ao narcisismo primário, busca aliviar sua tensão imergindo em uma pessoa/imagem superior.
Citação de Paulo Cesar da Silva em junho 5, 2024, 2:35 pmAcredito que a Esquizofrenia é uma doença nas regiões do cérebro e não apenas um desvio da personalidade. Acredito ser tratamento para psiquiatra e não para psicanalista.
Acredito que a Esquizofrenia é uma doença nas regiões do cérebro e não apenas um desvio da personalidade. Acredito ser tratamento para psiquiatra e não para psicanalista.
Citação de LOLLY QUARESMA em junho 5, 2024, 3:00 pmPosterior a fase da formação do “eu ideal” a partir do narcisismo primário, onde a criança busca a si mesma como um objeto de amor, numa etapa que precede a busca do eu em objetos externos a ele, vem a fase onde a busca do eu se volta para objetos externos. Acontece que pode ocorrer uma falha nessa busca onde o indivíduo poderá regredir, não dirigindo sua libido ao mundo externo, apresentando comportamentos megalomaníacos e de rejeição dessa realidade, por trauma ou situação extrema.
Com esse abalo, o psiquismo passa então a funcionar a partir dos mecanismos mais primitivos, como os do processo primário, ou seja, pessoa deixa de dirigir sua libido a objetos externos. Ocorre um retorno ao narcicismo primário.
Posterior a fase da formação do “eu ideal” a partir do narcisismo primário, onde a criança busca a si mesma como um objeto de amor, numa etapa que precede a busca do eu em objetos externos a ele, vem a fase onde a busca do eu se volta para objetos externos. Acontece que pode ocorrer uma falha nessa busca onde o indivíduo poderá regredir, não dirigindo sua libido ao mundo externo, apresentando comportamentos megalomaníacos e de rejeição dessa realidade, por trauma ou situação extrema.
Com esse abalo, o psiquismo passa então a funcionar a partir dos mecanismos mais primitivos, como os do processo primário, ou seja, pessoa deixa de dirigir sua libido a objetos externos. Ocorre um retorno ao narcicismo primário.
Citação de Emanuela Fernanda de Castro em junho 5, 2024, 8:10 pmCitação de Ronaldo Alexandre Castilho em novembro 17, 2021, 12:27 pmNa esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. No curso do desenvolvimento da libido, é esperado que ela percorra diferentes fases: autoerotismo, narcisismo e, finalmente, deve ser investida no mundo exterior. Como a pulsão é sempre parcial, essa característica permite pensar que parte da libido se desenvolve, mas a outra se fixa em algum lugar nesse percurso. No caso da pessoa acreditar ser o presidente dos Estados Unidos, e ter atitudes e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, leva a uma fantasia, ou seja, ela acredita na própria mentira, isso se chama Sofisma. Freud diz: O que me parece mais essencial é que a paranoia deve ser mantida com um tipo clínico independente, por mais frequentemente que o quadro que ofereça possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão propriamente dita em ambas as moléstias teria o mesmo aspecto principal - desligamento da libido, juntamente com sua regressão para o ego -, ela se distinguiria da demência precoce por ter sua fixação disposicional diferentemente localizada e por possuir um mecanismo diverso para o retorno do reprimido. (FREUD, 1911/1996, p.82-83).
A vivencia em um mundo paralelo devido a falta de libido.
Citação de Ronaldo Alexandre Castilho em novembro 17, 2021, 12:27 pmNa esquizofrenia, o afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequência duas possibilidades: megalomania e hipocondria. No curso do desenvolvimento da libido, é esperado que ela percorra diferentes fases: autoerotismo, narcisismo e, finalmente, deve ser investida no mundo exterior. Como a pulsão é sempre parcial, essa característica permite pensar que parte da libido se desenvolve, mas a outra se fixa em algum lugar nesse percurso. No caso da pessoa acreditar ser o presidente dos Estados Unidos, e ter atitudes e falar como se realmente fosse o principal líder do mundo livre, leva a uma fantasia, ou seja, ela acredita na própria mentira, isso se chama Sofisma. Freud diz: O que me parece mais essencial é que a paranoia deve ser mantida com um tipo clínico independente, por mais frequentemente que o quadro que ofereça possa ser complicado pela presença de características esquizofrênicas. Do ponto de vista da teoria da libido, embora se assemelhe à demência precoce na medida em que a repressão propriamente dita em ambas as moléstias teria o mesmo aspecto principal - desligamento da libido, juntamente com sua regressão para o ego -, ela se distinguiria da demência precoce por ter sua fixação disposicional diferentemente localizada e por possuir um mecanismo diverso para o retorno do reprimido. (FREUD, 1911/1996, p.82-83).
A vivencia em um mundo paralelo devido a falta de libido.
Citação de Emanuela Fernanda de Castro em junho 5, 2024, 8:18 pmDo ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicanálise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.
O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicanálise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Por outro lado, e ego contém todos os instintos sexuais e agressivos. Como aspecto, vale ressaltar que o ego é o único componente da personalidade presente na mente humana desde o momento do nascimento conforme a teoria psicanalista e que se desenvolve ao longo da vida. O ego remete ao plano inconsciente.
Do ponto de vista psicológico, o conceito Eu está dentro da teoria da psicanálise fundamentada por Freud que remete a relação da realidade de uma pessoa através do Eu. A partir deste ponto de vista, esta parte da personalidade é expressa através do princípio da realidade. O eu exerce um trabalho conciliador entre o ego e o superego. Então, no que consiste o trabalho de mediação? O eu dá equilíbrio aos desejos do ego que podem não encaixar em suas expectativas realistas e em sua própria realidade.
O eu também se refere à própria ética em ajustar os desejos aos valores pessoais. Deste modo, enquanto o ego busca o prazer de forma desmedida, pelo contrário, também persegue o prazer dentro de um critério lógico e uma ordem realista. Do ponto de vista da psicanálise, a mente humana está composta por três pilares fundamentais que mostram uma harmonia entre si: o eu, o ego e o superego.
Por outro lado, e ego contém todos os instintos sexuais e agressivos. Como aspecto, vale ressaltar que o ego é o único componente da personalidade presente na mente humana desde o momento do nascimento conforme a teoria psicanalista e que se desenvolve ao longo da vida. O ego remete ao plano inconsciente.
Citação de Giovanna Aparecida Ribeiro dos Santos em junho 5, 2024, 9:15 pmA falta de personalidade dele em achar que ele é outra pessoa.
A falta de personalidade dele em achar que ele é outra pessoa.
Citação de Fabio da Silva Barbosa em junho 5, 2024, 9:16 pmO mecanismo de defesa bloqueou a libido a uma nova identidade. Como que manipulando o ego para não intensificar as consequências da Esquizofrenia além da imagem de Presidente dos E U A.
O mecanismo de defesa bloqueou a libido a uma nova identidade. Como que manipulando o ego para não intensificar as consequências da Esquizofrenia além da imagem de Presidente dos E U A.
Citação de alinebraz092@gmail.com em junho 5, 2024, 9:50 pmQuando afastada desses objetos ela volta para o interior do eu, resultando em uma perda de contato com a realidade e sintomas característicos da esquizofrenia.
Quando afastada desses objetos ela volta para o interior do eu, resultando em uma perda de contato com a realidade e sintomas característicos da esquizofrenia.
Citação de Vania Santiago em junho 5, 2024, 10:58 pmA alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, perdendo a sua identidade, levando-o a buscar por outra identidade.
A alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, perdendo a sua identidade, levando-o a buscar por outra identidade.
Citação de Emanuela Fernanda de Castro em junho 5, 2024, 11:53 pmO mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱