Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 191 of 204Next

Na esquizofrenia, há um desligamento do mundo externo, ocasionando a repressão libidinal, sendo assim, o paciente substitui seus desejos por fantasias com manias de grandeza.

Segundo Freud (1911), na esquizofrenia uma fixação predisponente situada em uma fase muito precoce do desenvolvimento da libido, o autoerotismo. Na hipótese freudiana há uma regressão narcisista, chegando até um abandono completo do amor objetal e a retomada de uma satisfação autoerótica. Os delírios de grandeza, presentes na esquizofrenia, segundo Freud, por exemplo, são uma consequência do desinvestimento do mundo externo e uma manifestação do retorno da libido sobre o eu, ameaçado por um grande afluxo de energia (Jardim, 2011). Neste estádio, já houve uma escolha objetal, porém o objeto confunde-se com o próprio eu do indivíduo (Jardim, 2011). instalado um conflito do ego com o meio externo, levando o indivíduo a uma rejeição da realidade e a um remodelamento da mesma, tendo, por consequência, a incapacidade de elaborar transferências.

A libido acaba sendo canalizada em outra forma do eu, em outra versão e visão do esquizofrênico.

Todos nós sabemos por estudos comprovados que a esquizofrenia é um excesso de dopamina no cérebro, por isso ele vive em uma vida que não é dele e não consegue enxergar isso, ela não tem cura e precisa de medicações para que o paciente possa viver uma vida melhor…

Freud se refere ao mecanismo de recalcamento. Esse conceito é fundamental e descreve como nossa mente consciente afasta ideias, afetos ou desejos considerados ameaçadores para o equilíbrio psíquico. Quando algo é recalcado, é “empurrado” para o inconsciente, permitindo que o indivíduo lide com essas questões de forma mais adaptativa.

Em resumo seria um mecanismo de defesa do ego.

Citação de Carlos Jose em novembro 16, 2021, 11:57 pm

Tenho  a impressão que esse sintoma se encaixa dentro do processo primário , pois ele cria uma imagem(do presidente dos EUA)para aliviar sua tensão, e com isso se prende em um mundo irreal.

 

Citação de Carlos Jose em novembro 16, 2021, 11:57 pm

Tenho  a impressão que esse sintoma se encaixa dentro do processo primário , pois ele cria uma imagem(do presidente dos EUA)para aliviar sua tensão, e com isso se prende em um mundo irreal.

Concordo

A libido fora direcionada aos delírios de grandeza, utilizando se do mecanismo de negação da realidade externa. E de forma narcísica, e retroativa para o ideal de eu , o esquizofrênico volta-se sua libido para seu próprio psiquismo, gerando os delírios. Características da psicose.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

A hipótese ou mecanismo a que Freud está se referindo é a "retração libidinal". A retração libidinal é um conceito freudiano que descreve o processo pelo qual a energia psíquica (ou libido) é retirada dos objetos externos e voltada para o eu, resultando em uma retirada do mundo exterior e uma focalização excessiva nas fantasias internas e nos processos mentais. Esse processo pode estar envolvido na esquizofrenia, onde o indivíduo se retira do contato com a realidade externa e se isola em um mundo interno de fantasias e delírios.

Com o afastamento da libido o sujeito passa a usar seu id como centralizador deixando seus desejos mais evidentes e assim formando a persona que e ideal ao eu....

A libido por objetos externos foi suprimida pelo libido relacionado ao poder e a satisfação de ser o presidente,  ele encontra mais prazer nisso do que em objetos externos. O superego não desenvolve sua função, e o sujeito é regido pelo ID.

PreviousPage 191 of 204Next