Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 194 of 260Next

Superego- Tornar-se igual e criar o eu ideal

Freud se referiu a um mecanismo hipotético relacionado à constituição do eu, conhecido como "mecanismo de defesa da clivagem".
Segundo Freud, a clivagem é um mecanismo de defesa no qual a mente divide partes do eu em diferentes entidades para lidar com conflitos internos. Na esquizofrenia, a libido (energia psíquica associada aos impulsos sexuais e agressivos) é afastada dos objetos externos devido a esse mecanismo de clivagem. Isso pode resultar em uma fragmentação da personalidade e em dificuldades em manter uma conexão saudável com a realidade externa.
Essa separação da libido dos objetos externos na esquizofrenia pode levar a sintomas como alucinações, delírios e um senso distorcido de identidade. Freud explorou essas questões em suas teorias sobre a mente e o funcionamento psíquico, destacando a importância da integração saudável da libido e da relação com os objetos externos para um desenvolvimento psicológico equilibrado.

Na esquizofrenia, a pessoa pode enfrentar o estresse e a realidade difícil voltando a um estágio mais infantil do desenvolvimento (regressão). Isso faz com que a energia que normalmente iria para relacionamentos e atividades externas seja redirecionada para dentro, levando a mais fantasias e delírios. Este processo de regressão ajuda a entender por que a pessoa esquizofrênica pode se isolar e parecer desconectada da realidade.

A líbido está dirigida a uma fantasia, algo irreal. o EU desse indivíduo está se formando com base no ID, conhecendo somente a realidade subjetiva de uma mente doente.

Citação de VILEMIR CHAMPOUDRY DE MATOS VILELA em outubro 30, 2021, 12:00 pm

Lendo o "Conceito do eu e da personalidade", digo que nesse caso em tela o personagem imagina que realmente é um presidente e assim se segue. Segundo a psicanálise, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. Dessa maneira, podemos concluir que ego atua de forma fundamental para caracterizar essa personalidade da pessoa com maior instância de psíquica e logo, leva uma relação com o mundo externo. "O eu necessita lidar e cessar ambas estimulações, tanto internas quanto externas, e fracassa, fica dividido, como uma falha que não se completa e permanecerá como um núcleo inacessível de caráter traumático onde se destinarão a formação dos sintomas e as fantasias (FREUD, 1996b)."

Muito sabiamente o colega fez colocações muito pertines das quais partilho com vevemência. Os desafios em lidar com a esquisofrenia enquanto psicanalista é imensurável, dadas as questões relacionadas ao eu e ao ego que se enraizam nos indivíduos portadores de tal transtorno mental.

Em consonância com nobre colega Vilemir de Matos, torna-se para nós futuros ou já formados psicanalistas, é um desafio de proporções inimagináveis tratar pacientes com transtorno de personalidade esquizofrênica.
Tais indivíduos têm em si a partir do eu, do ego e do superego, uma certeza tão absoluta acerca de suas próprias fantasias que des fragmentá-las pode se tornar uma missão considerada impossível.

O afastamento do à libido significa que a pessoa pode perder interesse em atividades sexuais ou relacionamentos interpessoais. Alterando o padrão de comportamento e facilitando o desenvolvimento de uma outra personalidade o absorção, absorve de outros exemplo por perder o prazer no ser próprio.

• Trata-se de uma fuga da realidade. De uma desintegração do próprio eu, da própria personalidade.
  • Frustrações e traumas podem ocasionar esse distanciamento da realidade como mecanismo de defesa do id.

devido uma percepção de realidade afetada, o uso do mecanismo de defesa primário, se torna excessivo, com o intuito de afastar as tensões formando uma imagem alucinatória

O afastamento da libido do mundo externo pode ter como consequencia a megalomania e hipocondria. Diferente do que acontece a pessoas na vida normal, na psicose, a retirada da libido não é reinvestida de imediato, porem segundo Freud esse desligamento da libido não é um mecanismo específico da psicose.

PreviousPage 194 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱