Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 195 of 278Next

Por definição tem-se que o esquizofrênico não possui discernimento entre realidade e suas criações irreais.

Assim, ao perguntar-se “o que acontece com a libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?” creio que Freud percebe a criação delirante desse indivíduo doente, sendo  uma tentativa de dar sentido à sua própria realidade.

Portanto, creio que haja uma disfunção na imagem de si, onde o sujeito se perde no narcisismo primário, do Eu ideal/real.

A partir de nossos estudos posso destacar que, para Freud, o indivíduo ao nascer não possui a consciência entre corpo e mente, portanto as sensações ocorrem de maneira desordenada, com impulsos internos e externos.  Com o tempo a imagem corporal e o Eu vão se estruturando, formando o sujeito, na percepção do que é subjetivo e do objetivo. Assim se forma o Eu, a partir do id, ego e surperego, sendo instâncias da personalidade.

Segundo a afirmação de Freud, quanto ao esquizofrênico se tornar praticamente inacessível às influências externas, isso acaba formando uma espécie de "bolha egocêntrica", por assim dizer, associada ao natural instinto narcisista que por sua vez toma as rédeas da psique extrapolando em seus limites, causando um grande excesso chamado megalomania. Devido a isto é que o indivíduo por si só rejeita qualquer outro estímulo que não venha primitivamente de seu id e por  isto descarta toda e qualquer tentativa de influência externa, devido à sua autossuficiência, provocando um estado "onipotente" e por si só disfêmico. ególatra, individualista e mesquinho.

Uma mente brilhante desejar ser um presidente, porem sua fantasia não passa apenas de um desejo, que para a pessoa parece ser real.

no caso da esquizofrenia podemos considerar que o eu não se refere ao mecanismo primário, ali há um delírio de personalidade.

O investimento libidinal voltou-se para si, passando pelo narcisismo, e retornando para o autoerotismo infantil, em que abandonou o amor objetal.

Uma personalidade desviada fora da realidade que acredita no que quer, seu EU  se perde com suas ilusões e fantasias.

torca de libido o narcisismo aflorado e sua percepçao do pensamento onipotente

Freud então se pergunta: O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?

R: A pergunta de Freude é quase uma retórica, pois ele mesmo não responde, no entanto ele reconhece a complexidade da esquizofrenia e as diversas maneiras pelas quais a libido pode se manifestar nesse transtorno. A análise de Freude nos instiga a uma exploração profunda e minuciosas da psique e com isso, tentarmos desvendar os mistérios da sexualidade humana em um contexto de sofrimento mental.

Com base no que foi estudado do EU, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo?

R: Na exploração do Eu e do destino da libido na esquizofrenia, Freud propôs diversos mecanismos de defesa que podem estar relacionados ao retraimento da libido dos objetos externos e suas consequências, entre eles está o MECANISMO de DEFESA,  é ele que refreio a libido e afasta dos objetos externos.

Os esquizofrênicos vivem em uma bolha, que os colocam acima dos demais, bem como, se protegem de si mesmo, de quem de fato são.

Não admitindo entender sua real identidade e todas as complexidades que envolvem seu ser.

PreviousPage 195 of 278Next