Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 196 of 313Next

O DESLIGAMENTO DA LIBIDO NO MUNDO EXTERNO NÃO É UM MECANISMO ESPECIFICO DA PSICOSE

A libido que foi afastada da realidade externa, deturpa a noção da realidade nos desejos, estímulos e ações.

Freud estava se referindo ao conceito de libido, que é a energia psíquica relacionada aos instintos sexuais e de vida. Na esquizofrenia, Freud postulou que a libido é retirada dos objetos externos e voltada para dentro, resultando em um distanciamento dos objetos externos e uma intensificação dos processos internos. Essa mudança na direção da libido é uma das características centrais da esquizofrenia, de acordo com a teoria psicanalítica freudiana.

A hipótese que Freud estava explorando é a ideia de que, na esquizofrenia, a libido é retirada dos objetos externos e investida nos processos internos do eu. Isso pode levar a uma fragmentação do eu e à perda do contato com a realidade externa. É importante notar que essa é apenas uma das teorias sobre a esquizofrenia e que a compreensão contemporânea da condição é muito mais complexa e multifacetada.

O homem ao não se reconhecer, ou se colocar como presidente age pelo id, sem levar em consideração o ego e o superego, vsto que ele  ve a sua imagem comoo presidente idealizado.

Creio que Freud, esta se referindo ao mecanismo narcísico.

A falha na constituicao do Eu promoveu o narcisismo

O libido passa a ser a idealização/ crença de ser o presidente. O esquizofrênico nega a realidade, se refugiado nos desejos mais profundo, no caso o de ser o presidente, é ouso dizer que ele não apresenta as regrar sociais do ego.

Faz com que a pessoa humana fique descontrolada.

Desafio:

A personalidade é construída nos primeiros anos de infância, onde para chegar no eu ideal, passamos pelas fases de desenvolvimento.

Acredito que conflitos em uma dessas fases, podem ter acarretado a percepção dessa realidade, principalmente no estágio de latência, quando a convivência social se fazem importantes. Pessoas inseguras, com baixa auto estima, tendem a se isolar socialmente, e uma nova "realidade" pode ser uma opção para o inconsciente.

Também podemos citar o narcisismo secundário, onde o objeto de desejo está ligado a si próprio, uma pessoa narcisista pode concentrar a atenção total apenas em si, e esse deslumbramento de mundo, pode interferir num conflito de ego, adotando uma nova personalidade.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

Na obra freudiana, a libido será vista como uma ENERGIA que sustenta a ação da pulsão de vida em nós.

PreviousPage 196 of 313Next