Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 197 of 268Next

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.

Na obra freudiana, a libido será vista como uma ENERGIA que sustenta a ação da pulsão de vida em nós.

Com o afastamento da libido ele poderá regredir, e poderá apresentar até mesmo rejeição da realidade!

É como se o sujeito esquizofrênico vivesse o processo de narcisismo primário, no qual, só há o conhecimento do interno e não do mundo externo. E para além disso, o sujeito é o seu próprio objeto de prazer.

A esquizofrenia, a libido ou a energia psíquica, que é normalmente dirigida a objetos externos,  pode se retirada e direcionada para o próprio ego. Esse fenômeno é conhecido como regressão libidinal. Quando acontece a pessoa pode se tornar mais centrada no seu próprio pensamentos, muitas vezes com a formações de delírios e alucinações.

ele da o nome de esquizofrenia a total loucura do paciente quando tenta se convencer a si e aos outros que e algo que nao e.

Segundo Freud na esquizofrenia ocorre uma retirada da libido dos objetos externos (um processo chamado de desinvestimento libidinal) e um redirecionamento dessa energia para o próprio eu, isso significa que o interesse emocional e a energia sexual que normalmente seriam direcionados a outras pessoas ou ao mundo externo são retirados.

Freud está se referindo ao mecanismo de regressão libidinal e reinvestimento narcisista, isso leva a um aumento do narcisismo e à perda de interesse nos objetos externos, resultando nos sintomas de desconexão da realidade e comportamento autístico.Esses processos seriam  essenciais para entender a natureza da esquizofrenia e a dinâmica interna da psique nos indivíduos afetados.Com esse direcionamento da libido para o eu podemos entender os sintomas de  isolamentos exagerados na esquizofrenia.

Na esquizofrenia a retirada da libido de objetos externos, a megalomania e isolamento são centrais. A libido é reinvestida no ego, resultando em um narcisismo acentuado e fantasias de grandeza. O mecanismo de defesa predominante é a identificação com figuras poderosas, recalque e um retorno ao narcisismo primário.

A libido é essencialmente simbólica, daí sua conclusão da existência de um inconsciente coletivo. Como essa libido é uma energia que se transmite às gerações, ela é o inconsciente arquetípico que possui estruturas fixas transmitidas universalmente.

Sabemos que em base não podemos cura lo a esquizofrenia é um mal psicológico crônico onde os remédios apenas maquiam a situação, p nos é ruim mas quando o paciente se propõe por sua consciência onde o inconsciente mto ativo se faz de um personagem onde n faz mal a ninguém, então deixa lo ser presidente dos EUA assim como o autista de grau médio ou  Severo vive no mundo dele os esquizofrênicos tbm vivem , aquém convive c certeza é perturbador

Ocorreu a perda da realidade, por não poder se espressar, o que chamamos de reprimir os desejos.

PreviousPage 197 of 268Next