Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 209 of 234Next

O indivíduo terá sua percepção transformada, e a imagem ilusória (fantasia), logo será desconstruída. A final de contas, esse quadro ilusório só existe para preencher uma necessidade de algo, ou de algum sentimento que não pode ser correspondido ou expressado, conforme vimos o caso da sublimação anteriormente.

 

Aparenta que o Ego não possui um controle sobre o Id, sendo assim não é possível o paciente entender o que é fantasia e realidade. Sem o Ego e Superego não é possível refrear os impulsos do Id então a formação do Eu encontra-se desfigurada.

Segundo os estudos de Freud, o mecanismo de defesa é ativo evitando que a pessoa sofra com o desprazer

Esse mecanismo ocorre quando a libido, que normalmente é direcionada para os objetos externos, é afastada desses objetos e volta-se para o interior do eu, resultando em uma perda de contato com a realidade e sintomas característicos da esquizofrenia.

É um mecanismo de defesa descrito por Freud para explicar como o ego lida com situações de estresse intenso, trauma ou conflito psicológico. Quando um indivíduo enfrenta uma situação insuportável ou dolorosa, a libido pode ser retirada dos objetos externos para proteger o ego do sofrimento excessivo.

A esquizofrenia não enxerga a libido do mundo externo, tendo como consequência a melancolia e a hipocondria. Temos a pulsão como responsável pelo formação parcial da libido, o que ocasiona uma ruptura fazendo com que ele acredite ser o presidente, constituindo uma paranoia e piorando o quadro da esquizofrenia.

Um paciente com esquizofrenia como citado em uma desconexão com a realidade, como exemplo citado o mesmo acredita ser o presidente dos EUA, demonstra um interesse pela imagem do outro trazendo assim a incorporação dessa  imagem para si .

Considerando os estudos, certamente conflitos na formação de sua personalidade, esses conflitos quando não solucionados, levam o individuo a sérios distúrbios na formação de sua personalidade.

Acredito que nesse mecanismo psíquico de transtorno o narcisismo primário se desenvolve não deixando espaço para o desenvolvimento do ego e superego.

Ao que parece a energia da libido e transferida para outro objeto, traz para a pessoa com esquizofrenia ar de grandeza, distorção da realidade.

Hoje os estudos apontam excesso de dopamina e mecanismos cerebrais distintos, levando o paciente vivendo em um mundo apenas dele

PreviousPage 209 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱