Desafio - Módulo III
Citação de Eduardo Correa Nassar em julho 19, 2024, 12:58 amO esquizofrênico sofre da perda de personalidade. Ele se identifica com aquilo que ele cria em sua mente. Ele vê a realidade distorcida.
O esquizofrênico sofre da perda de personalidade. Ele se identifica com aquilo que ele cria em sua mente. Ele vê a realidade distorcida.
Citação de Simone de Souza Zunega de Brito em julho 19, 2024, 4:38 amNa esquizofrenia, por ser um transtorno do pensamento, a senso percepção está alterada, levando a uma deformação do processo da libido, podendo estar exacerbada ou embotada.
Na esquizofrenia, por ser um transtorno do pensamento, a senso percepção está alterada, levando a uma deformação do processo da libido, podendo estar exacerbada ou embotada.
Citação de Patricia Ferreira Franco em julho 19, 2024, 1:31 pmA libido que foi retirada dos objetos externos, é inteiramente voltada para a própria pessoa, que a partir de então passa a ser o seu próprio objeto de amor, fazendo com que ela se fixe na etapa contemporânea da constituição do Eu, o Narcisismo Primário, que é uma etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos.
Porém existe um desprazer no represamento dessa libido e quando acontece esse excesso de libido por si mesmo a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e deposita a libido nos objetos passando assim à uma segunda etapa, O Narcisismo Secundário, onde há a escolha de objetos.
A libido que foi retirada dos objetos externos, é inteiramente voltada para a própria pessoa, que a partir de então passa a ser o seu próprio objeto de amor, fazendo com que ela se fixe na etapa contemporânea da constituição do Eu, o Narcisismo Primário, que é uma etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos.
Porém existe um desprazer no represamento dessa libido e quando acontece esse excesso de libido por si mesmo a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e deposita a libido nos objetos passando assim à uma segunda etapa, O Narcisismo Secundário, onde há a escolha de objetos.
Citação de Andressa Nuvens em julho 19, 2024, 7:48 pmFoi canalizado no próprio Eu do indivíduo.
Foi canalizado no próprio Eu do indivíduo.
Citação de HELCIO DANEZINE em julho 20, 2024, 8:25 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
No conteúdo manifesto - "atos falhos', compreendem ações específicas, todo tipo de erro, lapsos na palavra e na atividade psíquica. Também são ocorrências não intencionais de um desejo reprimido no inconsciente, indicando um transtorno passageiro.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
No conteúdo manifesto - "atos falhos', compreendem ações específicas, todo tipo de erro, lapsos na palavra e na atividade psíquica. Também são ocorrências não intencionais de um desejo reprimido no inconsciente, indicando um transtorno passageiro.
Citação de Adriano Silva Souza em julho 22, 2024, 1:57 amConsiderando a segunda parte,da questão refere se ao narcisismo primário
Considerando a segunda parte,da questão refere se ao narcisismo primário
Citação de luccassatil em julho 22, 2024, 1:06 pmcom a falta de libido o individuo adoece
com a falta de libido o individuo adoece
Citação de Adriana Cristina Correia em julho 23, 2024, 12:21 amAcredito que seria a do Spaltung, em que o indivíduo não possui os limites e cessar dos estímulos externos, acreditando ser o Presidente dos EUA. A falha psíquica do sujeito, vai além da moderação do ego, agindo assim de forma impulsiva pelo id
Acredito que seria a do Spaltung, em que o indivíduo não possui os limites e cessar dos estímulos externos, acreditando ser o Presidente dos EUA. A falha psíquica do sujeito, vai além da moderação do ego, agindo assim de forma impulsiva pelo id
Citação de Miriam Gomes em julho 23, 2024, 11:51 amFreud se refere ao mecanismo de regressão da libido ao Eu na esquizofrenia, onde a libido afastada dos objetos externos é reinvestida no próprio Eu, intensificando o narcisismo.
Portanto, a hipótese que pode ser assinalada é que, na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é reinvestida no Eu, levando a uma intensificação do narcisismo. Esse mecanismo de regressão da libido ao Eu está associado às dificuldades na manutenção de relações objetais e ao predomínio do pensamento autístico e fragmentado que caracteriza a esquizofrenia.
Em outras palavras, isso quer dizer que, na esquizofrenia, a energia sexual ou libido, que normalmente se direciona para outras pessoas, se volta para o próprio indivíduo. Freud chama isso de narcisismo. Normalmente, a libido começa focada na própria pessoa (narcisismo primário) e depois se direciona para os outros (objetos de amor). Na esquizofrenia, esse processo se inverte e a energia volta para o próprio indivíduo, aumentando o narcisismo. Isso dificulta manter relações com outras pessoas e leva a um pensamento confuso e isolado.
Freud se refere ao mecanismo de regressão da libido ao Eu na esquizofrenia, onde a libido afastada dos objetos externos é reinvestida no próprio Eu, intensificando o narcisismo.
Portanto, a hipótese que pode ser assinalada é que, na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é reinvestida no Eu, levando a uma intensificação do narcisismo. Esse mecanismo de regressão da libido ao Eu está associado às dificuldades na manutenção de relações objetais e ao predomínio do pensamento autístico e fragmentado que caracteriza a esquizofrenia.
Em outras palavras, isso quer dizer que, na esquizofrenia, a energia sexual ou libido, que normalmente se direciona para outras pessoas, se volta para o próprio indivíduo. Freud chama isso de narcisismo. Normalmente, a libido começa focada na própria pessoa (narcisismo primário) e depois se direciona para os outros (objetos de amor). Na esquizofrenia, esse processo se inverte e a energia volta para o próprio indivíduo, aumentando o narcisismo. Isso dificulta manter relações com outras pessoas e leva a um pensamento confuso e isolado.
Citação de Marilia Cristine em julho 23, 2024, 2:48 pmA troca da libido infere no id e o ego não pode reprimi-lo, causando a troca de imagem.
A troca da libido infere no id e o ego não pode reprimi-lo, causando a troca de imagem.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱