Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 210 of 234Next

O esquizofrênico sofre da perda de personalidade. Ele se identifica com aquilo que ele cria em sua mente. Ele vê a realidade distorcida.

Na esquizofrenia, por ser um transtorno do pensamento, a senso percepção está alterada, levando a uma deformação do processo da libido, podendo estar exacerbada ou embotada.

A libido que foi retirada dos objetos externos, é inteiramente voltada para a própria pessoa, que a partir de então passa a ser o seu próprio objeto de amor, fazendo com que ela se fixe na etapa contemporânea da constituição do Eu, o Narcisismo Primário, que é uma etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos.

Porém existe um desprazer no represamento dessa libido e quando acontece esse excesso de libido por si mesmo a vida psíquica se vê forçada a ultrapassar fronteiras do narcisismo e deposita a libido nos objetos passando assim à uma segunda etapa, O Narcisismo Secundário, onde há a escolha de objetos.

Foi canalizado no próprio Eu do indivíduo.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

No conteúdo manifesto - "atos falhos', compreendem ações específicas, todo tipo de erro, lapsos na palavra e na atividade psíquica. Também são ocorrências não intencionais de um desejo reprimido no inconsciente, indicando um transtorno passageiro.

Considerando a segunda parte,da questão refere se ao narcisismo primário

com a falta de libido o individuo adoece

Acredito que seria a do Spaltung, em que o indivíduo não possui os limites e cessar dos estímulos externos, acreditando ser o Presidente dos EUA. A falha psíquica do sujeito, vai além da moderação do ego, agindo assim de forma impulsiva pelo id

Freud se refere ao mecanismo de regressão da libido ao Eu na esquizofrenia, onde a libido afastada dos objetos externos é reinvestida no próprio Eu, intensificando o narcisismo.

Portanto, a hipótese que pode ser assinalada é que, na esquizofrenia, a libido que foi afastada dos objetos externos é reinvestida no Eu, levando a uma intensificação do narcisismo. Esse mecanismo de regressão da libido ao Eu está associado às dificuldades na manutenção de relações objetais e ao predomínio do pensamento autístico e fragmentado que caracteriza a esquizofrenia.

Em outras palavras, isso quer dizer que, na esquizofrenia, a energia sexual ou libido, que normalmente se direciona para outras pessoas, se volta para o próprio indivíduo. Freud chama isso de narcisismo. Normalmente, a libido começa focada na própria pessoa (narcisismo primário) e depois se direciona para os outros (objetos de amor). Na esquizofrenia, esse processo se inverte e a energia volta para o próprio indivíduo, aumentando o narcisismo. Isso dificulta manter relações com outras pessoas e leva a um pensamento confuso e isolado.

A troca da libido infere no id e o ego não pode reprimi-lo, causando a troca de imagem.

PreviousPage 210 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱