Desafio - Módulo III
Citação de Simone Barbosa em novembro 11, 2025, 6:09 pmFreud descreve que esquizofrenia,ao retirar seu libido de pessoas e de coisas,a faz sem substitui-las por outras fantasias a mediação da fantasia,a libido retorna diretamente para seu corpo.
Freud descreve que esquizofrenia,ao retirar seu libido de pessoas e de coisas,a faz sem substitui-las por outras fantasias a mediação da fantasia,a libido retorna diretamente para seu corpo.
Citação de Jussara HoltzFagundes em novembro 11, 2025, 6:43 pmA libido tende a se concentrar no EGO, resultando em fenômenos como narcisismo, megalomania e hipocondria. Na esquizofrenia, o afastamento da libido dos objetos externos podem levar a uma série de consequências psíquicas. Freud, sugere que este fenômeno é característico da condição, onde a libido que normalmente seria direcionado a objetos externos, se volta para o EGO. No mecanismo de Freud, refere-se que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
A libido tende a se concentrar no EGO, resultando em fenômenos como narcisismo, megalomania e hipocondria. Na esquizofrenia, o afastamento da libido dos objetos externos podem levar a uma série de consequências psíquicas. Freud, sugere que este fenômeno é característico da condição, onde a libido que normalmente seria direcionado a objetos externos, se volta para o EGO. No mecanismo de Freud, refere-se que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade.
Citação de Elisiane em novembro 11, 2025, 10:42 pmO mecanismo ao qual Freud se refere é o retraimento libidinal do mundo externo e o retorno da libido ao eu (narcisismo). Esse processo explica tanto o afastamento da realidade quanto as manifestações megalomaníacas e fantasiosas presentes na esquizofrenia.
O mecanismo ao qual Freud se refere é o retraimento libidinal do mundo externo e o retorno da libido ao eu (narcisismo). Esse processo explica tanto o afastamento da realidade quanto as manifestações megalomaníacas e fantasiosas presentes na esquizofrenia.
Citação de Stefanie kayse da Silva Simoes em novembro 14, 2025, 2:31 amAcredito que essa pessoa se prenda a algo que lhe conforte pq ela nao consegue lhe dá com a sua realidade então busca um conforto em se tornar outra pessoa e assim fugir do mundo real
Acredito que essa pessoa se prenda a algo que lhe conforte pq ela nao consegue lhe dá com a sua realidade então busca um conforto em se tornar outra pessoa e assim fugir do mundo real
Citação de Max Maciel Nascimento de Araujo em novembro 18, 2025, 6:06 pmA pergunta de Freud — “o que acontece com a libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?” — remete diretamente ao modo como o Eu se constitui e se reorganiza nas psicoses. Com base no que estudamos sobre a constituição do Eu, a hipótese mais coerente dentro da teoria freudiana é a de que essa libido não desaparece, mas retorna ao próprio Eu, num movimento regressivo que Freud denomina narcisismo secundário.
Enquanto no desenvolvimento típico o sujeito desloca parte da libido do Eu para investir nos objetos do mundo externo, na esquizofrenia ocorre o processo contrário: há uma retirada maciça dos investimentos objetais, e essa energia psíquica volta a ser dirigida ao Eu. Essa regressão ao narcisismo explica tanto o afastamento da realidade quanto as manifestações de grandeza e autossuficiência simbólica que Freud observa nos quadros esquizofrênicos.
Assim, o mecanismo ao qual Freud está se referindo é justamente o reinvestimento libidinal no Eu, ou seja, uma retração da libido para dentro, característica do funcionamento psíquico nas psicoses.
A pergunta de Freud — “o que acontece com a libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?” — remete diretamente ao modo como o Eu se constitui e se reorganiza nas psicoses. Com base no que estudamos sobre a constituição do Eu, a hipótese mais coerente dentro da teoria freudiana é a de que essa libido não desaparece, mas retorna ao próprio Eu, num movimento regressivo que Freud denomina narcisismo secundário.
Enquanto no desenvolvimento típico o sujeito desloca parte da libido do Eu para investir nos objetos do mundo externo, na esquizofrenia ocorre o processo contrário: há uma retirada maciça dos investimentos objetais, e essa energia psíquica volta a ser dirigida ao Eu. Essa regressão ao narcisismo explica tanto o afastamento da realidade quanto as manifestações de grandeza e autossuficiência simbólica que Freud observa nos quadros esquizofrênicos.
Assim, o mecanismo ao qual Freud está se referindo é justamente o reinvestimento libidinal no Eu, ou seja, uma retração da libido para dentro, característica do funcionamento psíquico nas psicoses.
Citação de Graciela Dourado em novembro 18, 2025, 11:28 pmA libido é a energia psíquica que impulsiona o indivíduo a buscar prazer e satisfação. Na esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos e redirecionada para o próprio ego, levando a uma perda de interesse no mundo exterior e uma concentração excessiva no próprio pensamento e sentimentos.
Essa hipótese sugere que, na esquizofrenia, a libido é retirada dos objetos externos e redirecionada para o próprio ego, levando a uma regressão a um estado mais primitivo de desenvolvimento psíquico. Isso resulta em uma perda de contato com a realidade e uma desintegração da personalidade.
O mecanismo pelo qual isso ocorre é complexo e envolve a falha do ego em lidar com os impulsos do Id e a realidade externa. O ego, em vez de mediar entre o Id e a realidade, se retira da realidade e se concentra nos próprios pensamentos e sentimentos, levando a uma perda de contato com o mundo exterior.
As consequências desse processo incluem perda de interesse no mundo exterior, concentração excessiva no próprio pensamento e sentimentos, desintegração da personalidade, perda de contato com a realidade, alucinações e delírios. É importante notar que essa é uma explicação teórica e que a esquizofrenia é um transtorno complexo que envolve múltiplos fatores, incluindo genéticos, ambientais e neuroquímicos.
A libido é a energia psíquica que impulsiona o indivíduo a buscar prazer e satisfação. Na esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos e redirecionada para o próprio ego, levando a uma perda de interesse no mundo exterior e uma concentração excessiva no próprio pensamento e sentimentos.
Essa hipótese sugere que, na esquizofrenia, a libido é retirada dos objetos externos e redirecionada para o próprio ego, levando a uma regressão a um estado mais primitivo de desenvolvimento psíquico. Isso resulta em uma perda de contato com a realidade e uma desintegração da personalidade.
O mecanismo pelo qual isso ocorre é complexo e envolve a falha do ego em lidar com os impulsos do Id e a realidade externa. O ego, em vez de mediar entre o Id e a realidade, se retira da realidade e se concentra nos próprios pensamentos e sentimentos, levando a uma perda de contato com o mundo exterior.
As consequências desse processo incluem perda de interesse no mundo exterior, concentração excessiva no próprio pensamento e sentimentos, desintegração da personalidade, perda de contato com a realidade, alucinações e delírios. É importante notar que essa é uma explicação teórica e que a esquizofrenia é um transtorno complexo que envolve múltiplos fatores, incluindo genéticos, ambientais e neuroquímicos.
Citação de Sônia Cardoso de Oliveira em novembro 19, 2025, 1:19 pmA libido e retirada, mas nao desaparece. Ela e incorporada totalmente ao Eu, o que promove varios sintomas psicoticos.
A libido e retirada, mas nao desaparece. Ela e incorporada totalmente ao Eu, o que promove varios sintomas psicoticos.
Citação de Edilene Maria em novembro 20, 2025, 11:48 amEle descreve que o Eu se baseia em teorias da defesa e em relaçoes com a consciencia e inconsciencia,e que a diminuiçao da libido provoca alteraçoes na percepçao do individuo.
Ele descreve que o Eu se baseia em teorias da defesa e em relaçoes com a consciencia e inconsciencia,e que a diminuiçao da libido provoca alteraçoes na percepçao do individuo.
Citação de Keila barreto em novembro 20, 2025, 10:06 pmFreud observa que pacientes esquizofrênicos afastam sua libido de pessoas e objetivos do mundo externo , resultando em inacessibilidade a psicanálise. O mecanismo que Freud se refere , é a retratação da libido dos objetivos externos para o ego .
Freud observa que pacientes esquizofrênicos afastam sua libido de pessoas e objetivos do mundo externo , resultando em inacessibilidade a psicanálise. O mecanismo que Freud se refere , é a retratação da libido dos objetivos externos para o ego .
Citação de Gilvan José em novembro 21, 2025, 12:47 amFreud trata de um retorno da libido do objeto para o eu, mecanismo é a retratação da libido objeto.
Freud trata de um retorno da libido do objeto para o eu, mecanismo é a retratação da libido objeto.