Desafio - Módulo III
Citação de JUVENAL JAYME DO NASCIMENTO NETO em novembro 4, 2025, 12:22 amCreio que muitos para fugirem da realidade, criam fantasias como uma forma de fuga de sua propria pessoa. Ou seja vive totalmente insatisfeita pelo que ela é.
Creio que muitos para fugirem da realidade, criam fantasias como uma forma de fuga de sua propria pessoa. Ou seja vive totalmente insatisfeita pelo que ela é.
Citação de Solange Venial Ricardo em novembro 4, 2025, 5:12 pmA libido é uma energia vital que geralmente é direcionada a objetos externos (objetos, oisas, pessoas). Na esquizofrenia, essa força é direcionada para o próprio ser, gerando as psicoses, as manias de grandeza e a dificuldade de se conectar com o mundo real. O esquizofrênico vê e interage no mundo a partir de uma ótica sibjetiva e peculiar, que na maioria das vezes, não encontra respaldo na realidade.
A libido é uma energia vital que geralmente é direcionada a objetos externos (objetos, oisas, pessoas). Na esquizofrenia, essa força é direcionada para o próprio ser, gerando as psicoses, as manias de grandeza e a dificuldade de se conectar com o mundo real. O esquizofrênico vê e interage no mundo a partir de uma ótica sibjetiva e peculiar, que na maioria das vezes, não encontra respaldo na realidade.
Citação de maiaracorrea.adv@gmail.com em novembro 5, 2025, 2:19 pmà medida que os objetos perdidos se tornam objetos de desejo, por terem sido satisfeitos anteriormente.
à medida que os objetos perdidos se tornam objetos de desejo, por terem sido satisfeitos anteriormente.
Citação de anaumy em novembro 6, 2025, 4:49 pmNa esquizofrenia, Freud explica que a libido se afasta dos objetos externos e se volta para o próprio eu. Esse movimento gera um fechamento narcísico e perda do contato com a realidade, pois o investimento afetivo deixa de se dirigir ao mundo.
O mecanismo envolvido é a retração narcísica da libido, onde o eu passa a ser o centro das pulsões.
Concluindo, Freud entende que a esquizofrenia surge quando o eu tenta se proteger da perda de realidade recolhendo a libido para si, o que resulta em isolamento e na formação de um mundo interno próprio.
Na esquizofrenia, Freud explica que a libido se afasta dos objetos externos e se volta para o próprio eu. Esse movimento gera um fechamento narcísico e perda do contato com a realidade, pois o investimento afetivo deixa de se dirigir ao mundo.
O mecanismo envolvido é a retração narcísica da libido, onde o eu passa a ser o centro das pulsões.
Concluindo, Freud entende que a esquizofrenia surge quando o eu tenta se proteger da perda de realidade recolhendo a libido para si, o que resulta em isolamento e na formação de um mundo interno próprio.
Citação de ILMAR MERCES BISPO em novembro 6, 2025, 11:33 pmFreud observa que, na esquizofrenia, a libido (a energia psíquica ligada ao amor, desejo e investimento nos outros e no mundo) é retirada dos objetos externos — ou seja, a pessoa deixa de investir afetivamente nas pessoas e nas coisas ao seu redor.
Freud observa que, na esquizofrenia, a libido (a energia psíquica ligada ao amor, desejo e investimento nos outros e no mundo) é retirada dos objetos externos — ou seja, a pessoa deixa de investir afetivamente nas pessoas e nas coisas ao seu redor.
Citação de Luciana Maria de Almeida Oliveira em novembro 7, 2025, 6:25 pmO mecanismo de troca foi o ID que seriam impulsionados pelo EGO como vigiar para não quebrar as regras sociais.
O mecanismo de troca foi o ID que seriam impulsionados pelo EGO como vigiar para não quebrar as regras sociais.
Citação de Graciele Dias De Souza em novembro 8, 2025, 4:36 amSe afasta da realidade para viver uma fantasia que seu libido se alimenta.
Se afasta da realidade para viver uma fantasia que seu libido se alimenta.
Citação de fillipelopes em novembro 8, 2025, 12:48 pmRespondendo a pergunta: Esse movimento caracteriza o que ele denomina de narcisismo secundário, um mecanismo em que a libido objetal — antes direcionada a pessoas e coisas do mundo externo — é retirada e volta-se para o eu. Dessa forma, o sujeito esquizofrênico deixa de investir afetivamente na realidade e passa a investir em si mesmo, o que explica a megalomania e o afastamento do mundo real observados nesses casos. Assim, Freud está se referindo ao recolhimento da libido objetal e seu reinvestimento narcísico, processo que evidencia uma regressão da libido e uma fixação no eu.
Respondendo a pergunta: Esse movimento caracteriza o que ele denomina de narcisismo secundário, um mecanismo em que a libido objetal — antes direcionada a pessoas e coisas do mundo externo — é retirada e volta-se para o eu. Dessa forma, o sujeito esquizofrênico deixa de investir afetivamente na realidade e passa a investir em si mesmo, o que explica a megalomania e o afastamento do mundo real observados nesses casos. Assim, Freud está se referindo ao recolhimento da libido objetal e seu reinvestimento narcísico, processo que evidencia uma regressão da libido e uma fixação no eu.
Citação de cleibiania marques e silva em novembro 8, 2025, 3:51 pmFreud explica que, na esquizofrenia, a libido se retira dos objetos externos e volta para o próprio eu. Esse processo, chamado retirada narcísica da libido, faz o sujeito perder o contato com a realidade e voltar-se para dentro de si.
Freud explica que, na esquizofrenia, a libido se retira dos objetos externos e volta para o próprio eu. Esse processo, chamado retirada narcísica da libido, faz o sujeito perder o contato com a realidade e voltar-se para dentro de si.
Citação de Marcos Antonio Campos em novembro 10, 2025, 2:03 pmNa esquizofrenia o indivíduo não se atem ao mundo externo , e seu interesse não são por objetos e pessoas mas toda sua mente se volta para si mesmo como a pessoa em destaque por autoridade e grandeza ,por isso se manifesta como a pessoa mais influente e respeitada. A própria megalomania e o faz transferir sua libido por coisas externas e se satisfaz pela sua própria grandeza.
Na esquizofrenia o indivíduo não se atem ao mundo externo , e seu interesse não são por objetos e pessoas mas toda sua mente se volta para si mesmo como a pessoa em destaque por autoridade e grandeza ,por isso se manifesta como a pessoa mais influente e respeitada. A própria megalomania e o faz transferir sua libido por coisas externas e se satisfaz pela sua própria grandeza.