Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 212 of 260Next

Freud via a esquizofrenia como uma forma de psicose em que a percepção da realidade estava severamente comprometida.

Sendo assim, na esquizofrenia a libido é mal canalizada ou desviada, o que causa uma ruptura na capacidade do ego em lidar com a realidade, gerando uma experiência subjetiva fragmentada e desorganizada.

Segundo a teoria freudiana, na esquizofrenia, a libido que e afastada dos objetos externos volta-se para o próprio ego. Freud postulou que, em condições normais, a libido é investida em objetos externos, ou seja, outras pessoas e coisas no mundo. Isso é  conhecido como "investimento objetal".

No caso da esquizofrenia, Freud sugeriu que ha uma retirada dessa libido dos objetos externos, um processo que ele chamou de desinvestimento ou retirada libidinal. A libido que foi retirada do objeto é redirecionada para o próprio ego, resultando em uma condição que Freud chamou de narcisismo secundário.

Esse redirecionamento da libido para o ego pode levar a uma perda de interesse no mundo externo e nos relacionamentos interpessoais, o que  é frequentemente observado em pacientes esquizofrênicos. Essa retirada libidinal  contribui para os sintomas da esquizofrenia, como o isolamento social, a apatia e ao autoabsorcao.

Em resumo na esquizofrenia, segundo Freud, a libido que foi afasta dos objetos externos e redirecionada para o próprio ego, resultando no narcisismo secundário  contribuindo para os sintomas característicos da doença.

Essa temática nos leva ao entendimento que o indivíduo não superou a fase do narcisismo secundário.

Segundo Freud, os esquizofrênicos não podem ser tratados com a psicanálise, devido a terem mania de grandeza e serem desinteressados por coisas e pessoas (externo)

No mundo fantasiado pelo doente..

No caso da esquizofrenia , o Id tornou-se a realidade do indivíduo , trás uma  ilusão  tão real em sua mente que o ego é o superego não  conseguem exercer sua função de traze-lo a razão , a perda do interesse com o meio externo causa o chamado embotamento que é a dificuldade de expressar as emoções e sentimentos , fazendo com que as pessoas próximas ao esquizofrênico se sintam repelidos ,tomando a atitude de não insistirem na aproximação , sem os estímulos externos o indivíduo mergulha integralmente na personalidade que sua mente o referencia constituindo assim o Eu.

No que se refere a esquizofrenia, essa retirada da libido dos objetos externos implica  na sensação de se proteger  não criando  laços e nem interagindo  com o mundo ao seu redor.Ou seja válvula de escape ,super proteção do "eu ".

Na teoria psicanalítica de Freud, na esquizofrenia, a libido (energia psíquica) que normalmente se dirige a objetos externos é retirada e redirecionada para o próprio "eu". Isso é chamado de "regressão libidinal" ou retorno ao "narcisismo primário". Normalmente, investir libido em objetos externos ajuda a formar uma identidade saudável e uma conexão com a realidade. Na esquizofrenia, essa retirada causa desinteresse pelo mundo externo, levando a sintomas como alucinações e delírios. Isso resulta em uma fragmentação do "eu" e dificuldades na interação social, afetando negativamente a percepção da realidade.

Freud sugere que, na esquizofrenia, a libido que é retirada dos objetos externos se volta para o próprio eu. Esse processo é conhecido como narcisismo.Mais especificamente, Freud descreve esse mecanismo como narcisismo,onde a libido é retirada dos objetos externos e redirecionada para o próprio eu.

Portanto, a hipótese ou o mecanismo ao qual Freud está se referindo é:Narcisismo

E o estado do eu ; imaginário , e a vontade em estar ; pertencer; e ser ; mesmo em sua imaginação ;

PreviousPage 212 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱