Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 213 of 260Next

seu superego deixou de agir e limitou-se apena id e ego

Segundo Sigmund Freud, na esquizofrenia, a libido (ou energia psíquica) que normalmente é direcionada para objetos externos (ou seja, para pessoas e coisas no mundo real) pode ser desviada ou retirada desses objetos externos e redirecionada para o próprio eu do indivíduo. Esse fenômeno é conhecido como "retirada da libido". Na esquizofrenia, isso resulta em uma intensificação da vida interior e em um afastamento do mundo externo, levando a uma experiência mais intensamente subjetiva e menos conectada com a realidade consensual. O indivíduo pode, então, investir essa energia psíquica em fantasias ou em uma construção de uma realidade própria, o que é uma característica marcante da esquizofrenia.

referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do indivíduo, buscando outra identidade

A libido, energia pulsional pode ter sido sublimada para esta fuga da realidade onde as pulsões canalizadas para o personagem ideal de presidente dos EUA. Não ocorreu repressão das pulsões, mas apenas uma negação da realidade e a busca desta personagem preenche o ser ideal que ele projetou paa si mesmo.

O mecanismo que Freud está se referindo, é que a alteração da libido causa uma alteração na percepção do individuo, buscando outra identidade.

Freud, em seus estudos sobre a esquizofrenia, sugeriu que a libido, que normalmente está dirigida a objetos externos, se volta para o próprio eu na esquizofrenia. Isso resulta em uma retirada do interesse do mundo externo e em uma substituição desses objetos por construções fantasiosas ou pela auto-absorção. Esse movimento pode ser compreendido dentro do quadro de desinvestimento objetal, onde a energia libidinal é retirada dos objetos externos e redirecionada internamente, um processo que pode ser visto como uma tentativa de autoconservação ou de proteção contra um mundo externo percebido como ameaçador ou irrelevante.

A hipótese ou o mecanismo ao qual Freud está se referindo é o de **"regressão libidinal"**. Na esquizofrenia, a energia libidinal que normalmente se liga aos objetos externos é retirada e reinvestida no eu. Esse processo resulta em características como a megalomania e a perda de interesse pelo mundo externo, pois a libido é redirecionada para um mundo interno de fantasia.

Assim, a esquizofrenia pode ser vista como uma condição em que a constituição do eu é dominada por um retorno da libido ao próprio eu, o que impede o paciente de se relacionar de forma adequada com a realidade externa.

Considerando o estudo de Freud,essa pessoa trocou de líbido, trocou de personalidade para uma de seu desejo no caso de grandeza.

Na esquizofrenia a construção psíquica (refiro-me a identificação primária, formação do eu-ideal, fase narcisista e posteriormente investir na libido) sofre abalos, o indivíduo pode apresentar rejeição a realidade (como no caso em questão que se intitula presidente). E a representação mesmo que rejeitada não deixa de existir podendo retornar a consciência. Isso ocorrendo traz muito sofrimento fazendo com que a pulsão de morte passa a ter mais força.

A libido, ou energia  psíquica relacionada  aos desejos  e às emoções, é  afastada  dos objetos externos e em vez de se direcionar para relações com outras pessoas ou atividades , é deslocada para dentro do próprio indivíduo contribuindo para a manifestação de sintomas como delírios   e alucinações.

Os esquizofrênicos exibem duas características fundamentais:megalomania e desvios de seu interesse do mundo externo de pessoas e coisas.

PreviousPage 213 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱