Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 214 of 234Next

Podemos sugerir que a formação inicial desse indivíduo sofreu alterações com relação ao ego e o superego, dando uma estrutura desenfreada ao id, saindo assim da realidade ou a fuga da mesma.

na verdade a libido está ali apenas foi substituido por outro objeto, digamos assim, é como se o indivíduo estivesse distraído como o foco em outra coisa

Quando o indivíduo tem o desejo de satisfazer as aspirações do ID e esse desejo é impedido pelo ego, que assume a posição de equilíbrio entre satisfazer as vontades do id e atender as proibições do superego, pode criar uma "realidade alternativa ", onde o id será satisfeito sem a interferência externa das convenções sociais.

 

o mecanismo se refere ao Narcisismo Primário.

Com base nós estudos,os bloqueios e traumas gerados na infância,somados as experiências adquiridas ao longo da vida ,positivas e negativas,onde alguns transtornos surgem .A dificuldade de adequação social,familiar e pessoal,construindo uma imagem deturpada, gerando em alguns a criação de uma condição paralela e fantasiosa ,conflitando entre a realidade e o delírio.

Nesse caso creio que o paciente criou uma realidade imaginativa desconectada da realidade já que seu ego que faz com que ele separe o imaginário do real entrou em conflito. E nesse caso, devido a paranóias por ele criado o id passou a ter total influência no eu.

NA CONCEPÇÃO PSICANALÍTICA A ESQUIZOFRENIA CONSISTE NA NÃO ESTRUTURAÇÃO CORRETA DO 'EU'. DEVIDO A ALGUMA EXPERIENCIA RUIM NA FASE ORAL NA INFANCIA, ONDE ESTE 'EU' FRAGMENTADO E FRAGILIZADO LEVA A PSICOSE, O QUE LEVA UMA PULSÃO DE MORTE AUTOERÓTICA, ISSO AFASTA O 'EU' DA REALIDADE, COMO FUGA, UM MECANISMO DE DEFESA. ESSE AFASTAMENTO É UMA TENTATIVA DE RESTABELECIMENTO, POR DEVOLVER A LIBIDO A SEUS OBJETOS,

Freud  está se referindo ao mecanismo da regressão da libido. Especificamente, ele está considerando a hipótese de que a libido, que normalmente se dirige a objetos externos (processo de catexia), é retirada desses objetos e redirecionada para o próprio ego.

Na esquizofrenia, Freud sugere que há uma retirada da libido dos objetos externos, um processo que ele chamou de desinvestimento ou descatexia. A libido então regressa para um estado mais primitivo, onde se concentra no próprio ego, um fenômeno que ele também descreveu como narcisismo secundário. Neste estado, a energia libidinal é redirecionada para o Eu em vez de ser investida em relacionamentos e interesses externos, levando a uma desconexão com a realidade e com o mundo externo.

Portanto, a hipótese que Freud está explorando é a de que, na esquizofrenia, a libido retirada dos objetos externos é regressivamente reinvestida no próprio ego, resultando em um estado de narcisismo secundário.

A respeito da esquizofrenia, fica claro que o paciente têm o id como pulsão do seu eu mais acentuado e que as fantasias criadas por ele se tornam reais na medida em que ele projeta o mundo da fantasia para fora.

PreviousPage 214 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱